Bom dia Vietnã – Barry Levinson [Filme]

Bom dia vietnan de Barry Levinson
Minhas verdades através dos filmes
Share

Direção – Barry Levinson

Levinson consegue, claro que com a valiosa ajuda de Robin Williams, mostrar uma realidade bem conhecida sobre a política norte-americana com  relação às guerras e, com um tom de humor e sarcasmo, que enobrece esta obra. Barry Levinson já havia realizado dois outros trabalhos com Robin Williams: A revolta dos brinquedos (1992) e O homem do ano (2006) mas, realizou alguns filmes de grande relevância como Rain man (1988), Assédio sexual (1994) e vários outros.

bom dia vietnam capa

Título original – Good morning Vietnâ

Só pela participação de Robin Williams já vale a pena ver este filme mas, as vantagens não ficam por aí. Trata-se de um longa com cenas de grande comicidade e de sérias críticas ao modo de agir das Forças Armadas norte-americanas e à própria manipulação da verdade por parte deles. O filme é baseado em fatos reais e o personagem Adrian Cronnauer realmente existiu mas, nem ele fazia comentários cômicos no ar nem tampouco agiu com a irreverência de Cronauer no filme. O verdadeiro Cronauer afirmou em entrevista que, se tivesse agido como Robin Williams no filme teria, no mínimo, enfrentado uma corte marcial.

bom dia vietnam 1

Destaque merecido

Outra participação que merece destaque é o de Forrest Whitaker (recruta Garlick), o mesmo ator de “O último rei da Escócia”, filme com o qual inaugurei a minha participação como colaborador aqui do Meu pequeno vício e tambem no recente Busca implacável 3 no qual interpreta o inspetor Dotzler, policial que lidera a perseguição de Bryan (Liam Neeson)..

Cronauer é um aviador convocado em 1965, para trabalhar no Vietnã como DJ da rádio de Saigon, que funciona sob a responsabilidade do Governo Norte-americano. O general Taylor tinha ouvido ele em uma rádio da Ilha de Creta e gostou muito dele. Cronauer chega já fazendo inimigos pois, o Sargento Dock, responsável pela rádio, fica com inveja e ciúmes de Cronauer pois todos gostam dele e ele faz muito sucesso, ao passo que a popularidade que ele próprio tem é a mais baixa do Planeta e o Ten. Steven Hauk, superior imediato do sargento e do próprio Cronauer, que tem cum complexo de inferioridade muito grande, precisando a todo momento provar a si mesmo que é superior, exigindo de todos que reconheçam isso sem sucesso, tem também inveja e tenta transformar a vida de Cronauer num inferno.

bom dia vietnam 2

Uma figura marcante!

Cronauer ganha a simpatia de todos desde o primeiro programa que, por começar as 6 horas da manhã, ele já começa imprimindo uma marca pessoal ao gritar a todo pulmão “Bom diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia Vietnammmmmmmmmmmm” como abertura do programa e, assim o faz em todos os demais tornando-se sua marca pessoal. Mas também, com bom-humor dá as notícias sempre com um tom jocoso tornando-as mais aceitáveis. Toda a tropa fica maravilhada e sempre o escuta com interesse. Ele se torna um grande sucesso mas, termina se prejudicando ao se envolver com os vietnamitas. O serviço de inteligência do exército encontra no seu envolvimento sinais de traição e ele finalmente é destruído pelo Ten. Steven.

bom dia vietnam 3
As notícias que são todas censuradas para não informar a população o que realmente estava ocorrendo, são liberadas apenas notícias sem importância alguma que Cronauer as transforma em piadas ridículas.

Há uma explosão de um bar, onde poucos momentos antes Cronauer estava nele, e é salvo por um amigo vietnamita, membro de um grupo terrorista responsável pela explosão.
Esse amigo era irmão de uma mulher por quem Cronauer se apaixona mas nada acontece entre eles pois ela não permite uma vez que suas culturas eramm totalmente diferentes.

Cena de destaque

Uma das cenas mais importantes e que merece destaque do filme é quando Cronnauer coloca a música What a wonderful world de Louis Armstrong e o clipe que é apresentado mostra censa totalmente distoantes com a letra da música. Enquanto a música fala de um mundo maravilhoso e, por exemplo, na parte que diz “as cores do arco-iris na face das pessoas que vão encontrar seus amigos e apertar suas mãos dizendo: o que você tem feito? e na verdade estão dizendo eu amo você” a cena é de uma explosão, pessoas morrendo, sofrendo, fugindo…

É uma cena muito forte e nos leva a questionar a razão de uma guerra, ou na hora que o amigo vietnamita de Cronauer, revoltado com os norte-amercianos, lhe joga na cara que sua mãe tinha morrido com um tiro desferido por um norte-americano, e também o seu pai, e seu vizinho, e outros mais. O inimigo era ele, Cronauer, que era norte-americano, e não os vietcongs..

bom dia vietnam 4

Dados técnicos do filme

É uma comédia dramática de ótima qualidade e mereceu quatro estrelinhas.4-estrelas-red

Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1987
Duração do filme – 2 horas

Elenco e personagens:

Robin Williams ……… Adrian Cronauer
Forest Whitaker …….. recruta Edward Montesque Garlick
Tung Tranh Tran …….. Tuan
Chintara Sukapatana …. Trinh
Bruno Kirby ………… Ten. Steven Hauk
Robert Wuhl ………… Sarg. Marty Lee Dreiweitz
J.T. Walsh …………. Sarg. Phillip Dickerson (‘Dick’)
Noble Willingham ……. Gen. Taylor
Richard Edson ………. recruta Abersold
Juney Smith ………… Sarg. Phil McPherson
Richard Portnow …….. Dan Levitan
Floyd Vivino ……….. Eddie Kirk
Cu Ba Nguyen ……….. Jimmy Wah

bom dia vietnam 5

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share