Júpiter no Dia Internacional de Mulher

Notícias ou dicas
Share

Olhe para o céu hoje à noite, para ver um belo espetáculo. E torça para não estar nublado.

jupiter3

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, poderá ser visto hoje à noite de qualquer lugar da Terra sem necessidade de ajuda de telescópios ou binóculos. Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol ou seja, ele vem logo após a Terra e Marte.
A Terra, hoje, se encontra diretamente alinhada com Júpiter e o Sol, entre os dois. Este fenômeno se repete a cada 13 meses. É um fenômeno conhecido como “oposição de Júpiter“. Como nesta situação, Júpiter fica completamente iluminado pelo Sol, e no seu ponto mais próximo da Terra, isso faz com que, no momento em que ele alcança seu ponto mais alto no céu, se torna o objeto mais luminoso no firmamento. Nesta condição ele torna-se o segundo planeta mais brilhante, superado apenas por Vênus. Acontece que Vênus só é visto ao amanhecer ou ao entardecer e depois desaparece. Júpiter, ao contrário, ficará visível a noite inteira.
O planeta ascenderá no horizonte, ao leste, no entardecer, atingindo seu ponto mais alto por volta de meia-noite, desaparecendo no oeste ao amanhecer.
Logo, Júpiter hoje, estará visível durante toda a noite, especialmente após a meia-noite.
Deve-se ressaltar que, Júpiter sempre é visível mesmo sem auxílio de equipamentos mas, hoje, sua visibilidade será acentuada.Jupiter2

 

Completou, no dia 1º de março último, 50 anos que uma máquina feita pelo homem, pousou pela primeira vez em outro planeta. Em 1 de março de 1966 a sonda soviética Veneza 3 pousou em Vênus com o objetivo de transmitir informações sobre aquele planeta. Infelizmente, problemas no sistema de comunicação, impediram que estas informações chegassem até os cientistas que ficaram sem saber o que acontecia.

No próximo mês de maio, será a vez de observarmos a oposição de Marte, o quarto planeta a partir do Sol. Este novo fenômeno ocorrerá no dia 22 de maio.

FONTE: Jornal da Ciência, veículo de informação da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, disponível aqui neste link. (Consultado em 08/03/2016)

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share