Um novo cineclube em Recife – Cine Cabíria

Cine Clube Cabíria
Notícias ou dicas
1
Share

Cineclube Cine Cabíria

Descobrir um novo local onde encontrar bons filmes é sempre uma experiência gratificante e, quando este local alia à experiência de assistir a bons filmes, a de trocar idéias sobre os filmes e encontrar pessoas que também admiram a 7ª arte, isso é grandioso. Este local se chama Cine Cabíria, um cineclube que funciona no Museu de Arte Moderna (MAMAM) na Rua da Aurora em Recife, às 15 horas de um sábado de cada mês.

Foi o que aconteceu comigo no final do mês passado. Casualmente, encontrei no Facebook uma postagem de um cineclube em Recife. Fui investigar melhor e descobri que ocorrera no dia 20 de fevereiro, uma exibição de um filme de Charles Chaplin. O que me deixou mais triste foi descobrir que este cineclube existe desde setembro do ano passado e só agora fui tomar conhecimento. A cada mês eles exibem um filme seguido de um debate sobre o mesmo com algum espcialista.

cabiria

O cineclube

A sessão inaugural foi com o filme que deu o nome ao cineclube: As noites de Cabíria, com a inesquecível Giulietta Masina. Filme de Frederico Fellini de 1957 que recebeu Oscar de melhor filme estrangeiro no ano seguinte e, naquele ano (1957), foi premiado em Cannes com o prêmio de melhor atriz para Masina.  Aconteceu no sábado, dia 26 de setembro de 2015.

cançao-da-estrada

calle-mayor2

No mês seguinte foi a vez de O terror das mulhres de Jerry Lewis no dia 31 de outubro. Em novembro, apresentou-se no dia 28, o filme indiano A canção da estrada de Satyajit Ray. Encerrando o ano, o Cine Clube Cabíria, apresentou no dia 12 de dezembro, o filme de Juan Antonio Barden, Calle Mayor. Abrindo o ano de 2016, apresentou-se no dia 20 de fevereiro, Monsieur Verdoux de Charles Chaplin. Em janeiro não houve exibição ou, pelo menos, não descobri o que se exibiu se houve alguma apresentação.

monsieur-verdiyx

Programação deste mês

Mas este mês participei pela primeira vez de uma das exibições do Cine Cabíria e assisti ao filme de Douglas Sirk, de quem nunca tinha ouvido falar, ou pelo menos, não que me lembre, embora já tivesse assistido dele Palavas ao vento, em outubro de 1965 no Cinema São Luiz, Recife. O filme deste mês foi Tudo que o céu nos permite com Rock Hudson e Jane Wyman. Quem fez uma excelente crítica sobre o filme foi Sérgio Vaz do site 50 anos de filmes que você pode acessar através do link acima.

eu-no-cine-cabiria

A foto acima é das pessoas que estavam presentes na sessão. Eu sou o de camisa abóbora lá atrás. “Um filme redondo”, como disse Fernando Monteiro, cineasta que lá estava para comentar sobre o filme. cheio de simbolismos muito bem explorados pelo diretor e o responsável pela fotografia do filme. Mereceu 3 estrelinhas e depois ainda comentarei sobre ele aqui no blog. Este post é só para noticiar a existência do Cine Cabíria e desde novo ciineclube em Recife. Parabéns a Carla Marinho, idealizadora do projeto. Vida longa ao Cine Cabíria!

all that heaven allows

Share

Uma excelente postagem Alberto.
Aqui na cidade ondo moro, também tem um cineclube com debates ao término das sessões.
Achei a ideia fantástica e sempre que posso, vou ao teatro assistir. (Aqui é exibido no teatro)
Sucesso com o blog amigo.
Abraços

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Novo colunista Entre Poetas & Poesias
Notícias ou dicas
Colunista de uma Revista Digital
Share

Colunista de uma Revista Digital Recentemente fui um dos escolhidos para participar como colunista em uma Revista Digital. A revista é “Entre Poetas & Poesias” – que tem uma quantidade de acessos de mais de mil acessos diários. Minha estreia foi em 25 de janeiro de 2024. O texto que …

Share
Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia
Share

1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 promove o 1º Concurso de Trovas. A premiação será para as 5 melhores trovas e o prêmio será …

Share
Feliz 2024
Notícias ou dicas
Feliz 2024
Share

Feliz 2024 Para você que nos visita (e também pra você que ainda não nos visitou) o Blog Verdades de um Ser deseja que seu ano de 2024 seja coroado de êxitos e que você alcance todas as suas metas. Que Deus, em sua infinita sabedoria, lhe cubra com um …

Share