Os filmes que conheci há 51 anos – Parte I

Minhas verdades através dos filmes
Share

Esta postagem comecei a escrevê-la no passado (2015) , mas. não a concluí. Estou publicando-a agora com as informações sobre cada filme, aos quais assisti em 1965. Ficarão agora, aqui registrados. Nesta postagem apresento apenas os filmes vistos no primeiro semestre de 1965 para não ficar muito longa. Isto corresponde a 23 filmes. Em outra postagem apresentarei os filmes vistos no segundo semestre de 1965 que correspondem a 64 filmes e, por esta razão, irei dividir em duas partes: uma com os filmes dos primeiros três meses do trimestre, e outra, com os filmes vistos no restante do semestre. A seguir, o texto que tinha escrito.

Hoje, novamente, vou recordar o passado. Estava lendo meu caderno de anotações de filmes aos quais assistia no cinema e vi que tem muita coisa que posso registrar aqui. Não anotava os filmes que via na TV pois considerava uma audiência precária. Uma tela pequena, a princípio em preto e branco, som deficiente, interrompido por comerciais, etc. Só os filmes da tela grande vinham para o meu caderno. E está completando 50 anos agora, que comecei a valorizar filmes de arte e incorporar no meu ser, as histórias de muitos filmes. Antes disso, eram poucas as vezes que ia ao cinema. Só a partir de 1965 comecei a intensificar minhas idas ao cinema.

Obs. – As contações atribuídas nesta relação são as que foram dadas há 50 anos, quando eu tinha 14 anos de idade.

1965

tiranos tb amamOs tiranos também amam (Clique pra ler a resenha)
Preconceito racial e ciúme incestuoso em pauta, quando um poderoso latifundiário havaiano opõe-se ao casamento da irmã com um mestiço nativo. Produção: Estados Unidos
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 11/01/65, uma segunda-feira. Cotação – 5 estrelas

 

 

 

em-dada-sonho-um-amorEm cada sonho um amor
Elvis Presley está no auge de sua forma nesta comédia musical e demonstra toda a sua sensualidade cantando cinco canções originais em um filme “divertido e agitado” (Variety) com uma “deliciosa mistura de canções, romance, humor e um toque de ternura à moda antiga” (Citizen-News)!  [FONTE – Interfilmes]  – Assisti a este filme no Cinema Trianon no dia 15/01, uma sexta-feira. Cotação – 3 ½ estrelas.

 

 

gata-boirralheira-capaA gata borralheira
Um dos melhores filmes de animação produzidos por Walt Disney. A partir do conto de Perrault sobre a “gata borralheira” que quer ir ao baile do príncipe e tem a oposição da “malvada” madrasta, a equipe Disney criou alguns dos seus bonecos mais admirados e

divertidos, com destaque para os ratinhos amigos de Cinderella, e o gato Lúcifer, um dos melhores “vilões” do cinema de animação. [FONTE – Cinecartaz] – Assisti a este filme no Cinema Trianon no dia 17/01, um domingo. Cotação – 2½ estrelas.

 

aguias-em-alertaÁguias em alerta
Coronel da Força Aérea Americana é designado como comandante de um B-52 depois que o responsável anterior foi afastado por falhar na inspeção da aeronave. O Coronel só terá um grande problema: a esposa, que não contava que o marido fosse destacado para nova missão. [FONTE – E-pipoca] – Asssiti a este filme no Cinema Duarte Coelho, em Olinda, no dia 19/01, uma terça-feira. Cotação – 3 estrelas

 

 

Lampião, o rei do cangaço
lampiãoO filme gira em torno da figura de Virgolino Ferreira da Silva (1989-1938), conhecido como Lampião, popular personagem da história brasileira.
Com a direção deste filme, Carlos Coimbra deu início ao seu ciclo sobre o banditismo do Nordeste brasileiro, fazendo anos depois “Cangaceiros de Lampião” (1966) e “Corisco, o Diabo Loiro” (1969). Coimbra foi também um dos principais montadores do cinema brasileiro, tendo trabalhado na equipe de “O Pagador de Promessas”.[FONTE – Cineclick]. Assisti a este filme no Cinema Duarte Coelho, no dia 24/01, um domingo. Cotação – 5 estrelas.

 

 

perigo-a-frentePerigo à frente
Filme de drama policial inglês, lançado em 1959 e dirigido por Max Vernel. O centro da história é a trama de três espertalhões (dois homens – Thurman e Beady – e uma mulher – Georgia) que através de informações mentirosas conseguem vender falsas minas de ouro aos aventureiros ingênuos que chegam ao Alasca para tentar a sorte.  Assisti a este filme no Cine Olinda, no dia 05/02, uma sexta-feira. Cotação – 2½ estrelas.

 

 

O assassino está na lista
assassino-esta-na-lista-capaUma comédia dramática policial de suspense francesa, dirigida por Léo Joannon de 1962.
Trata-se de uma comédia em que Albert, o personagem de Fernandel, é tão burro , tão ingênuo que ele pode ser enganado por qualquer um. A polícia diz: Ele é idiota, ou é um gênio mas o psiquiatra (interpretado pelo diretor) sabe melhor. Ele é alvo das maiores piadas pelos seus colegas de trabalho e, se vê envolvido em um assalto que leva a vários assassinatos. E, embora ele não seja o assassino, tudo parece levar as suspeitas para ele.  Assisti a este filme no Cinema Trianon, no dia 22/02, uma segunda-feira. Cotação – 4½ estrelas.

 

 

Cleópatra (Clique no link para ver o filme online)
cleopatraA rainha do Egito é uma mulher sensível e apaixonada consumida por sua ambição de governar todo o mundo civilizado. Seu relacionamento explosivo com Marco Antônio a leva à ruína. Vencedor dos Oscars de  melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor figurino e melhor efeitos especiais. Com Elizabeth Taylor, Richard Burton  e Rex Harrison. [FONTE – Memocine]. Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 24/02, uma quarta-feira. Cotação – 4½ estrelas.

 

 

Arsène Lupin contra Arsène Lupin
arsene-lupin-contra-arsene-lupinUm industrial, acaba de falecer. Na sua sepultura, enquanto ele está sendo enterrado, a esposa de um magistrado, confessa a seu filho, François Laroche, que ele é seu filho natural. Mas ele não é apenas uma prole do ladrão cavalheiro! Lupin teve de fato um outro filho de uma empregada doméstica, Gérard Dagmar, um dançarino, mágico e – ocasionalmente – assaltante. O que complica a tarefa de François, que, para respeitar os últimos desejos do testador, tem ido em busca do tesouro da Moldávia. Para ele continua encontrando Gérard em seu caminho e os seus esforços são constantemente frustrados por seu meio-irmão. Vai Gérard evitar François de se tornar o digno sucessor de seu pai ou será que os dois jovens decidem unir forças? Essa é a questão. Assisti a este filme no Cinema Art-Palácio, no dia 26/02, uma sexta-feira. Cotação – 2½ estrelas.

 

freud-alem-da-almaFreud, além da alma (Clique no link para ver o filme online)

O filme cobre o período da vida do “pai da psicanálise” desde que ele se graduou no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação da sexualidade infantil. Indicado a 2 categorias do Oscar. [FONTE – Memocine]. Assisti a este filme no Cinema Moderno, no dia 07/03, um domingo. Cotação – 4½  estrelas.

 

 

ursus-o-gladiadorUrsus, o gladiador
Épico histórico à italiana. O povo e os políticos da antiga Roma vivem temerosos com o comportamento do imperador Cômodo (Santucci), o herdeiro e substituto de Marco Aurélio, que se dedica a divertimentos mundanos e competições no Coliseu. Cômodo quer conspirar contra o Senado e promove destruições nas aldeias próximas. É quando surge Ursus (Dan Vadis) para lutar na arena e liderar a rebelião contra o imperador. Música de Carlo Savina.  Assisti a este filme no Cinema Art-Palácio, no dia 14/03, um domingo. Cotação – 3 estrelas

 

 

senhora e seus maridosA senhora e seus maridos
Tudo que Louisa May Foster (Shirley MacLaine) deseja é um homem para amar…que fique vivo! Mas por mais que tente, ela só encontras maridos que enriquecem e morrem logo após. Um elenco com os melhores astros e estrelas de Hollywood, incluindo Paul Newman, Dick Van Dyke, Gene Kelly, Robert Mitchum, Dean Martin, Robert Cummings e Margaret Dumont assegura que esta seja uma deliciosa comédia. Indicado em 2 categorias do Oscar em 1964 (Direção de Arte – em Cores e Figurino – Em Cores, pelo rico estilo de Edith Head e Moss Mabry), A SENHORA E SEUS MARIDOS é uma diver~sao magnífica que parece acabar rápido demais. Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 14/03, um domingo. Cotação – 4½  estrelas.

 

A fundação do império romano
Filme mexicano com Lee Johnson, Lorena Velásquez e Tereza Velásquez que explora como foi fundado o império romano. Assisti a este filme no Cine-Olinda, no dia 14/03, um domingo. Cotação – 4 estrelas.

 

 

mundo cao n-1Mundo cão nº 1
É um documentário chocante que mistura realidade e ficção numa viagem à procura de cenas curiosas, bizarras, inesperadas e perturbadoras em várias partes do mundo. Inicialmente rejeitado nos cinemas ingleses, que só aceitaram passar o filme após um corte de 14 minutos que excluiu as cenas com usuários de drogas e mortes de animais. Foi indicado ao Oscar de melhor canção em 1964. Competiu no Festival de Cannes de 1962 e foi indicado ao Grammy de melhor trilha original em 1964.  Assisti a este filme no Cinema Moderno, no dia 20/03, um sábado. Cotação – 3½  estrelas.

 

 

ponte do rio kwaiA ponte do rio Kway (Clique no link para ver o filme online)
Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. O coronel britânico Nicholson, à frente dos prisioneiros,  procura uma forma de elevar o moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de conseguí-lo, fazendo-os sentirem-se orgulhosos da obra. Um major americano, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Termina conseguindo mas, contra a sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte no instante em que passasse o primeiro trem, para anular a rota de transporte de armas dos japoneses, que pretendiam utilizá-la para invadir a Índia.  Assisti a este filme no Cinema Trianon, no dia 21/03, um domingo. Cotação – 5 estrelas.

 

a dama ocultaA dama oculta
Em um pequeno recanto da Europa os passageiros de um trem ficam retidos em virtude de uma nevasca e são obrigados a pernoitar em uma pequena estalagem. Lá uma rica jovem conhece uma velha governanta e ambas combinam de se encontrarem no dia seguinte no trem. Entretanto, logo após o início da viagem a governanta desaparece e ninguém, por motivos diversos, afirma ter visto a pessoa desaparecida. Ela persiste em suas investigações e acaba convencendo um musicólogo, com quem ela tinha se desentendido na véspera. Assisti a este filme no Cinema Trianon, no dia 02/05, um domingo. Cotação – 4½  estrelas.

 

sodoma e gomorraSodoma e gomorra
Filme baseado na história bíblica de Sodoma e Gomorra, narra a saga de Lot (Stewart Granger), homem justo e sobrinho de Abrãao, que retira o povo hebreu do deserto e o conduz, às cidades de Sodoma e Gomorra. Lá, Lot assiste, desiludido, o povo hebreu, sendo dominado pelos prazeres da carne e do pecado, corrompendo seu espírito. Isto despertará a ira de Deus, e Lot, como líder do povo, irá tentar salvá-los do maior castigo divino sobre a Terra. Dirigido por Robert Aldrich, este filme tornou-se referência de seus trabalhos pela excelente adaptação e criação de fantásticos efeitos especiais.  Assisti a este filme no Cinema Art-Palácio, no dia 02/05, um domingo. Cotação – 5 estrelas.

 

intrepido general custerO intrépido general Custer (Clique para ver o filme online)
José Ferrer, o tenente George Armstrong Custer, do Regimento da Sétima Cavalaria, sai da Academia de West Point para a Guerra Civil e dali para a fronteira, onde em Black Hills enfrentará os Sioux, resultando no massacre dos 264 membros do seu regimento. Esta é a história do General Custer na Guerra Civil Americana, e finalmente a sua morte, em Little Big Horn. A batalha contra chefe Crazy Horse, é retratada como um negócio tortuoso entre políticos, e uma sociedade que quer tomar as terras dos índios. Totalmente fiel a história. Maravilhoso em todos os detalhes.  Assisti a este filme no Cinema Central, no dia 15/05, um sábado. Cotação – 4 estrelas.

 

meus seis amoresMeus seis amores
Janice Courtney (Debbie Reynolds) é uma atriz de sucesso que acaba tendo estresse por excesso de trabalho. Seu médico a aconselha que descanse seis semanas na casa de campo dela em Connecticut. Ela viaja com Ethel Swenson (Eileen Heckart), sua melhor amiga, e descobrem logo que seis crianças abandonadas vivem em um barraco na sua propriedade. Com pena delas, resolve alimentar e abrigar as crianças temporariamente. Selena (Alice Ghostley), sua caseira, não gosta desta nova situação e pede demissão. Assim Janice e Ethel precisam fazer algo que desconhecem: cuidar de uma casa, onde os “hóspedes” arrumam todo o tipo de problemas.  Assisti a este filme no Cinema Art-Palácio, no dia 16/05, um domingo. Cotação – 3½  estrelas.

 

perseu o invencivelPerseu, o invencível
Neste fantástico épico o semi-Deus Perseu (Richard Harrison) é um pobre pastor, que não conhece a verdade sobre o seu passado nobre: Ele é o verdadeiro herdeiro do trono de Argos. Para conseguir preencher o seu lugar de direito no trono, o filho de Hércules deve combater a terrível medusa, um monstro de apenas um olho, e seu exército de homens de pedra; além de enfrentar um enorme dragão. Para isso, ele conta com a ajuda da bela Andrômeda (Anna Ramalli), que torna-se sua maior paixão e batalha..  Assisti a este filme no Cinema Duarte Coelho, no dia 25/05, uma sexta-feira. Cotação – 2½ estrelas.

 

MALDITA-AVENTURAMaldita aventura
Em um safári, pela caça de um raro felino a que chamam “a Maravilhosa”, um hibrido de tigre e leopardo, dois homens disputam tanto pela presa quanto pela bela mulher que os acompanha.  Assisti a este filme no Cinema Moderno, no dia 06/06, um domingo. Cotação – 3½ estrelas.,

 

 

 

corpo que caiUm corpo que cai
Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.  Assisti a este filme no Cinema Art-Palácio, no dia 19/06, um sábado. Cotação – 5 estrelas.

 

charadaCharada
Em Paris, Regina Lambert (Audrey Hepburn) está prestes a se divorciar de seu marido quando descobre, que ele foi misteriosamente assassinado durante uma viagem de trem, logo após ter sacado todo o dinheiro (250 mil dólares) do casal, dinheiro este que agora está desaparecido. Regina é ajudada por Peter Joshua (Cary Grant), que pode ou não também ter interesses financeiros em relação a ela.  Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 27/06, um domingo. Cotação – 5 estrelas.

 

Veja as partes II e III desta postagem para conhecer os filmes que vi no segundo semestre de 1965, que foram em maior quantidade e melhores. A seguir, links para estas postagens.

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share