Meu pé esquerdo – Jim Sheridan [Filme online]

Share

Direção – Jim Sheridan

Como em todas as sextas-feiras desde novembro do ano passado, hoje temos mais um filme para você assistir a ele online aqui no Blog Verdades de um Ser. Hoje está sendo disponibilizado Meu pé esquerdo (1989), filme autobiográfico dirigido por Jim Sheridan, vencedor de dois Oscars da Academia de Hollywood em 1990 para Daniel Day-Lewis como melhor ator por seu papel como Christy Brown e para Brenda Fricker como melhor atriz coajuvante por seu papel de mãe de Christy.

meu pe esquerdo capa

Título original – My left foot

O filme é baseado na autobiografia de Christy Brown, que foi um irlandês escritor, artista plástico e poeta que nasceu com uma deficiência física causada por uma paralisia cerebral que o impedia de movimentar todos os músculos e membros exceto seu pé esquerdo que ele, com uma impressionante habilidade, desenvolveu a ponto de fazer coisas inacreditáveis com ele, tais como tirar um LP de dentro de sua embalagem, colocar na vitrola e pô-la para tocar ou pintar telas com riqueza de detalhes e grande perfeição.

meu pe esquerdo 3

Ele precisa vencer muitos preconceitos para poder se estabelecer como ser humano. Preconceitos da família e da sociedade, o desrespeito à pessoa humana que era, os estigmas criados até pela própria família que o rejeita por ser uma pessoa especial e o ridicularizam nos progressos que consegue, sendo rejeitado por todos. É muito significativa e simbólica, a cena em que ele presenteia uma moça da rua a quem admirava com um desenho que tinha pintado e esta o devolve para que as amigas não fiquem fazendo gracejos com ela que estava apaixonada por um “aleijado”. Ele sente-se totalmente rejeitado e o mais grave, desvalorizado. Seu trabalho que fizera com tanto esforço e carinho, estava sendo devolvido porque tinha sido fruto de uma pessoa que não merecia crédito, um pobre e inútil aleijado.

meu pe esquerdo 1

Apenas sua mãe acreditava no potencial dele e, é através dela que Christy é apresentado à Dra. Eileen Cole, especialista em paralisia cerebral que inicia um tratamento com ele obtendo grandes avanços como melhora da fala que até então apenas sua mãe entendia, melhor postura e alguns movimentos. Isso faz com que Christy passe a ser reconhecido pela família e depois também pela sociedade que o transforma em um pintor de renome após uma exposição numa galeria de arte conseguida pela Dra. Cole.

meu pe esquerdo 2

Posteriormente, em uma festa beneficente na casa de um milionário ele vem a conhecer uma mulher com quem vem a se casar e viver feliz como era o seu destino e o que passa a ganhar é suficiente para se manter e manter a família com dignidade. Mereceu quatro estrelinhas.

4-estrelas-red

meu pe esquerdo 4

Este filme nos faz refletir sobre a difícil realidade das pessoas com deficiência. Embora hoje os preconceitos sejam bem menos que na época em que Christy viveu (1932 – 1981), ainda é muito grande a rejeição por pessoas portadoras de qualquer deficiência. Até mesmo uma simples deficiência visual, já é suficiente para a pessoa ser discriminada. E quando a deficiência passa para uma deficiência motora ou cognitiva, a rejeição é ainda muito maior. Entretanto são pessoas como nós. Merecem todo respeito e carinho. Tenho um sobrinho que tem uma deficiência e é uma pessoa extraordinária. Lamentavelmente não mora em Dublin como Christy mas tem uma capacidade impressionante. Ele sabe decorado os nomes de todas as capitais do mundo e, o mais surpreendente, sabe também a escalação dos times de todas as copas. Todas, não é só do Brasil.

Produção – Irlanda e Inglaterra
Tempo de duração do filme – 1 hora e 39 minutos
Música – Elmer Bernstein
Ano de lançamento – 1989

Elenco e personagens (entre parêntesis):
Daniel Day-Lewis …. Christy Brown
Brenda Fricker …. sra. Brown
Ray McAnally … sr. Brown
Alison Whelan …. Sheila
Kirsten Sheridan …. Sharon
Ruth McCabe …. Mary
Fiona Shaw …. dra. Eileen Cole
Cyril Cusack …. Lord Castlewelland

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

meu pe esquerdo 6

meu pe esquerdo 5

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Meu pé esquerdo – Jim Sheridan [Filme online]

  1. Denise

    Eh verdade, eh um filme marcante, e o ator eh genial. Dizem que durante as filmagens, para estar bem dentro da personagem, o ator usou cadeira de rodas por meses! REalmente, a gente faz as coisas as vezes no “automatico”, mas pensar em como as pessoas com deficiencia sao discrimidas, o que elas passam, sua superacao, se faz necessario. Sempre! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *