Minhas verdades através dos filmes
1
Share

Esta é a última parte dos filmes vistos em 1965. Compreende os filmes vistos entre o dia 01 de outubro e o dia 31 de dezembro, ou seja, o último trimestre do ano. Não está totalmente completa a descrição dos filmes mas, vou publicar assim mesmo e, aos poucos, vou complementando o que falta.

1. Um gosto de mel
gosto de mel-capaA emocionante história de uma jovem que tem uma mãe relapsa. Apaixona-se por um marinheiro negro, mas ele a deixa por conta do trabalho. Grávida e sem apoio, encontra seu porto seguro na amizade com garoto gay que estará ao lado dela nas horas mais difíceis. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 02/10. Cotação – 3½ estrelas.

 

 

 

2. Cega de amor
cega de amorAlison vive uma vida confortável com o marido Eric e seus dois filhos. Ela é cega e sabe que sua doença é psicossomática, provocada por uma queda que teve em sua segunda casa, e acordou incapaz de ver. Ela não tem lembrança de ter perdido a consciência nem do que pode ter acontecido imediatamente antes disso. Sua vivaz irmã mais nova, Robin, já teve um caso com Eric há muito tempo, mas ela era muito jovem na época e ele se estabeleceu com Alison que era mais velha. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 03/10. Cotação – 4 estrelas.

 

 

3. Inferno nos céus
inferno nos ceusO filme se passa na Segunda Guerra mundial, 1944, onde o esquadrão de bombardeiros mosquito, é treinado e enviado em missão suicida, para destruir a inexpugnável fábrica de munições alemã. Robertson, um hábil piloto na vida real, interpreta um aviador cansado pelas batalhas, cujo esquadrão da R.F.A. recebe a missão aparentemente suicida de destruir uma fábrica nazista de combustível para foguetes encrevada em um fiorde norueguês. Chakiris interpreta um soldado da resistência cujo destino consta entre as diversas ironias do roteiro escrito com maestria. Assisti a este filme no Cinema Moderno no dia 03/10. Cotação – 4 estrelas.

 

4. Meu passado me condena
Meu Passado me Condena 1961Este filme foi o primeiro a abordar o tema gay explicitamente no cinema. Um advogado (Bogarde)  arrisca sua reputação, ao tentar confrontar a gangue de chantagistas que matou seu amante. O jovem homossexual, ‘Boy’ Barret (Dennis Price), comete suicidio na prisão. Melville Carr (Dirk Bogarde), motivado por sua própria culpa, coloca em risco sua carreira de sucesso e seu casamento para desbaratar um sinistro circulo de chantagens. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 09/10. Cotação – 4½ estrelas.

 

 

5. Palavras ao vento
palavras ao ventoDirigido por Douglas Sirk, foi baseado em livro homônimo de Robert Wilder de 1945, que conta a versão de um escândalo verdadeiro envolvendo Libby Holman e seu marido, o magnata do tabaco Smith Reynolds, filho de R.J. Reynolds. Foi mudado o local dos acontecimentos, que passou da Carolina do Norte para o Texas, trocando a riqueza do tabaco pela do petróleo, e os nomes dos personagens também foram mudados. Esse foi o sexto dos oito filmes de Douglas Sirk com Rock Hudson.  Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 12/10. Cotação – 5 estrelas.

 

 

6. A valsa dos toreadores
valsa dos toreadoresUm general inglês, pouco antes do fim da Primeira Guerra, ainda é um incansável conquistador, prejudicado pelo casamento com uma mulher inválida e chata e duas filhas. Há 17 anos ele mantém um relação platônica com uma francesa, mas ela vem ao castelo disposta a resolver a questão. Assisti a este filme no Cinema Ideal no dia 13/10. Cotação – 4 estrelas.

 

 

 

7. Esse corpo tão desejado

Filme franco-italiano em preto e branco, com Belinda Lee, Daniel Gelin e Maurice Ronet r dirigido por Luis Saslavsky. Assisti a este filme no Cinema Vera Cruz no dia 13/10. Cotação – 3 estrelas.

 

 

 

 

8. Mundo cão nº 2
mundo cão n2-capaO filme é uma série de pequenos documentários sobre diferentes práticas culturais em todo o mundo . São apresentados episódios da vida do homem e de animais , filmado filmado em várias partes do mundo : Nova Guiné , Alemanha , Cingapura , Portugal , Austrália, América e outros. Os shows documentais , entre outras cenas violentas de canibalismo , apresenta a vivissecação , linchamento , travestis , caça de jacarés  , ritos religiosos, desvios sexuais , tráfico de cabelo e exploração de crianças com deficiência. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 01/11. Cotação – 3½ estrelas.

 

 

9. Zulu
zulu-capaEste é um filme histórico de guerra britânico de 1964 que mostra a Batalha de Rorke’s Drift entre o exército britânico e o reino zulu em janeiro de 1879, durante a Guerra Anglo-Zulu. Na África do sul, em 1879, grupo de soldados ingleses tenta defender sua posição em Rorke’s Drift contra uma horda de implacáveis guerreiros zulus. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 01/11. Cotação – 3 estrelas.

 

 

 

10. Crescei e multiplicai-vos
crescei e multiplicai-vos-capaJo é a mãe de oito filhos, que teve em três sucessivos casamentos. O marido atual, o roteirista Jake, começa a se divertir com outras mulheres, enquanto Jo tem de ficar em casa. Ela não aceita a situação e procura auxílio com um psiquiatra. Mas os problemas continuam. Assisti a este filme no Cinema Olinda no dia 03/11. Cotação – 4 estrelas.

 

 

 

11. Gunga Din
gunga dinPor volta de 1880, o comando colonial britânico na Índia perde contato com o posto avançado de Tantrapur. O coronel envia um destacamento para consertar o telégrafo e descobrir o que aconteceu, liderado por três sargentos eficientes e indisciplinados: MacChesney, Cutter e Ballantine, amigos de longa data e veteranos do exército. Acompanha o destacamento o humilde nativo carregador de água (bhisti) Gunga Din, que sonha em se tornar um soldado da Rainha. Assisti a este filme no Cinema Olinda no dia 04/11. Cotação – 1 estrela.

 

 

12. Ligações amorosas
ligacoes-amorosas-capaJuliette Merteuil (Jeanne Moreau) e Valmont (Gérard Philipe) compõem um sofisticado casal, que procura sempre se divertir. Ambos têm envolvimentos sexuais com outras pessoas e dividem suas experiências um com o outro. Mas entre eles há uma regra: nunca se apaixonar. Porém, desta vez Valmont se apaixona loucamente por uma jovem, que ele conheceu em uma estação de esqui. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 06/11. Cotação – 4½ estrelas.

 

 

 

13. Em busca do prazer
em busca do prazer-capaFran (Ann-Margret), Maggie (Carol Lynley) e Susie (Pamela Tiffin) são três jovens colegas de quarto em Madrid. A primeira é cantora e modelo, a segunda, secretária, e a terceira uma estudante de arte. Susie experimenta um choque cultural quando suas novas amigas a informam que todos os homens atraentes e ricos estão indisponíveis e que os bonitos e pobres são muito orgulhosos para assumir um relacionamento com mulheres americanas. Fica claro para a estudante que ela tem pouco em comum com suas companheiras. Assisti a este filme no Cinema Moderno no dia 07/11. Cotação – 4 estrelas.

 

 

14. Castelo assombrado
Charles Dexter Ward (Vincent Price) recebe um castelo como herança de um parente distante, falecido há cem anos. A propriedade fica em um vilarejo, na Nova Inglaterra, lugar onde a população vive aterrorizada com certos acontecimentos. Algumas mulheres aparecem grávidas depois de desaparecerem misteriosamente e não recordam do que ocorreu.  Assisti a este filme no Cinema Duarte Coelho no dia 10/11. Cotação – 3½ estrelas.

 

 

15. Sorrisos de uma noite de amor
O filme é ambientado no final do século XIX. A anfitriã de uma casa de campo, recebe a visita de um grupo de pessoas. Ela é uma atriz e, entre os seus visitantes, há um advogado que já foi seu amante que ela pretende reconquistar. Ele veio acompanhado de sua esposa. O atual amante da atriz, também está com sua mulher. Todos acabam envolvidos em situações amorosas, inclusive a empregada.  Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 13/11. Cotação – 3½ estrelas.

 

 

16.   36 horas
36_Hours-capaO major Pike é enviado a Lisboa para se encontrar com um espião alemão e descobrir o que ele sabe sobre o Dia D, alguns dias antes do previsto para o desembarque. O major conhece todos os detalhes da operação e quer conferir se os alemães sabem de alguma coisa. Mas Pike é raptado e enviado drogado à Alemanha, onde os nazistas montam uma sofisticada base, simulada como um hospital estadunidense. Assisti a este filme no Cinema Moderno no dia 15/11. Cotação – 5 estrelas.

 

 

17. Servidão humana
servidao humana-capaJovem estudante de medicina com ambições artísticas se apaixona por uma garçonete, que o abandona e acaba casando com outro homem. Quando ela retorna grávida, ele a aceita de volta. O filme é baseado na obra homônima de W. Somerset Maugham. Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 15/11. Cotação – 5 estrelas.

 

 

 

18. Os indiferentes
Assisti a este filme no Cinema Art-Palácio no dia 20/11. Cotação – 3½  estrelas.

19. Quando descem as sombras
Assisti a este filme no Cinema Moderno no dia 20/11. Cotação – 5 estrelas.

20. O segredo da loura nua
Assisti a este filme no Cinema Olinda no dia 27/11. Cotação – 3½ estrelas.

21. Vidas amargas
Assisti a este filme no Cinema Moderno no dia 28/11. Cotação – 5 estrelas.

22. Weekend in Palm Springs
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 30/11. Cotação – 3½ estrelas.

23. Rainha Cristina
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 01/12. Cotação – 5 estrelas.

24. Anna Karenina
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 03/12. Cotação – 4 estrelas.

25. Nas águas da marujada
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 07/12. Cotação – 3½ estrelas.

26. Assim caminha a humanidade
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 09/12. Cotação – 4 estrelas.

27. Um ramo para Luiza
Assisti a este filme no Cinema Vera Cruz no dia 10/12. Cotação – 4 estrelas.

28. Os crimes de Oscar Wilde
Assisti a este filme no Cinema Moderno no dia 15/12. Cotação – 5 estrelas.

29. Terei o direito de matar?
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 15/12. Cotação – 4½ estrelas.

30. Harakiri
Assisti no Cinema São Luiz no dia 18/12. Cotação – 4½ estrelas.

31. A noviça rebelde
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 20/12. Cotação – 5 estrelas.

32. Amores fracassados
Assisti a este filme no Cinema São Luiz no dia 25/12. Cotação – 4 estrelas.

33. A maldição da múmia
Assisti a este filme no Cinema Central no dia 25/12. Cotação – 4 estrelas.

34. Ginetes intrépidos
Assisti a este filme no Cinema Central no dia 29/12. Cotação – 3 estrelas.

35. Os assassinos
Assisti a este filme no Cinema Vera Cruz  no dia 31/12. Cotação – 4½ estrelas.

 

Veja as partes I e II desta postagem para conhecer os filmes que vi no primeiro semestre de 1965 e a primeira metade do segundo semestre de 1965. A seguir, links para estas postagens.

Observação – Todas as sinopses foram coletadas de sites da internet como Wikipédia, Cinema, Filmow.

Share

Assisti a muitos filmes que vc citou, mas a maioria nao. Gostaria de ver varios, como Meu passado me condena e Cega de amor! Obrigada por compartilhar esta lista, e com enredo, assim a gente ve qual o filme quer assistir! Um abraco!
DenisesPlanet.com

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Filme visto há 60 anos
Motim das Escravas [Filme visto há 60 anos]
Share

Motim das Escravas Motim das Escravas foi um filme visto no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 22 de março de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. Trata-se de um filme ítalo-franco-americano em cores, que mereceu a cotação máxima na época em que …

Share
As pontes de Toko Ri
Filme online
As Pontes de Toko-Ri – Mark Robson [Filme visto há 60 anos]
Share

As Pontes de Toko-Ri – Filme visto há 60 anos As Pontes de Toko-Ri eu assisti a este filme no cinema Trianon em Recife – PE, no dia 15 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. O filme tem a direção de Mark Robson …

Share
O tesouro dos bandoleiros 1950
Filme visto há 60 anos
O Tesouro dos Bandoleiros [Filme visto há 60 anos]
Share

O tesouro dos bandoleiros O tesouro dos bandoleiros é um filme norte-americano que teve seu lançamento em 1950 e eu vi este filme no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 12 de abril de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. A direção é …

Share