Poesia – Palavra é Arte- Alberto Valença Lima e outros [Livro]

Minhas verdades através dos livros
1
Share

Poesia – Palavra é Arte, Alberto Valença Lima e outros, Palavra é Arte, SP, 160p.
ISBN – 978-85-68593-06-6

palavra eh arte capa4-web

O autor nos oferece, nas páginas desta coletânea, um dos aspectos do seu ser, cheio de riquezas através de uma impecável correção gramatical, 15 dos seus poemas de uma obra já bem vasta publicada neste blog Verdades de um Ser e também no sítio Recanto das Letras.

Em quase todos esses 15 poemas, ele expõe sua tristeza, que é patente neste excerto. Desde a primeira – Retalhos de vidro atrás da porta à esquerda, até a penúltima – Soneto da saudade, encontramos vestígios desta tristeza impregnados nos seus versos.

Em Retalhos de vidro…, por exemplo, ele escreve na última estrofe:

“Agora, o mar é só e chora em vagas.
O mar e eu, o verde, a praia triste.
Terra molhada, sem paz, não tenho plagas.
Estou vazio, a praia só, e tu, partiste!”

Note que a tristeza está em todos os versos, em todas as imagens, em todo o seu ser! O mar “chora em vagas”, “a praia triste”, “sem paz, não tenho plagas”, “estou vazio”. Tudo remete a um sentimento de falta, de desolação, de tristeza.

Isso não faz de seus versos terem pouca beleza. Nos versos citados mesmo, encontramos imagens bem criativas e belas como o mar chorar, por exemplo. Mas em vários outros, as construções poéticas são de uma beleza singular. Podemos citar também uma estrofe do segundo poema do livro – Intensité, onde também encontramos presente a tristeza, embora projetadas nos sentimentos de outra pessoa.

“Onde moram tuas tristezas?
Acaso, de intensas vivências, acreditas,
melancólica, que de luzes, te colherei em cores?”

Observe a imagem poética do autor no último verso. “… que de luzes, te colherei em cores”. Ele compara a mulher a uma flor (colherei) mas a flor é feita de luzes e estas, estão impregnadas de cores. Muita bela a construção.

Já na carta publicada junto com os poemas, podemos descobrir o seu romantismo e a maestria em escrever corretamente. São reminiscências do início de sua fase adulta, que ele compartilha com os leitores que quiserem conhecer um pouco mais deste homem, hoje maduro, no arroubo de sua juventude, embora a carta tenha sido escrita quando ele estava com mais de cinquenta anos. Não sabemos se muito ou pouco mais mas, certamente, antes dos sessenta.

É uma carta na qual ele recorda “momentos inesquecíveis e paradisíacos” vividos por ele aos 22 anos, numa época em que, a comunicação à distância, era feita, quase que exclusivamente, por cartas.

Alem das poesias de Alberto Valença, o livro trás também poesias de 9 outros poetas e poetisas. Cinco poetas e quatro poetisas. Cada um deles, à sua maneira, apresentam suas verdades em versos que traduzem os sentimentos de cada um.

Este é um ótimo presente para quem quiser fazer diferente e dar poesia à narmorada no próximo dia 12 de junho. Certamente ela irá adorar e você poderá até se inspirar em alguma das poesias do livro para se expressar de maneira poética nesse dia.

Palavra é Arte é um projeto dos editores Gilberto Martins e Carmen Sestari que visa dar oportunidade a novos talentos da literatura nacional como Alberto Valença e os demais. Nas palavras dos editores, “Fazer poesia é garimpar em terreno pedregoso, repleto de seixos ou, às vezes, de abundante oferta. O poeta é, portanto, garimpeiro das palavras e lapidador ao mesmo tempo.” Para Gilberto, “O texto poético é, por isso mesmo, revelação de sentimento que vem da alma, é inspiração e o resultado de uma visão única do mundo. O poeta é o grande mestre das artes.”

Alberto-egitoAlberto Valença Lima foi professor de Física durante 30 anos e está atualmente aposentado. Trabalhou como advogado ao longo de 10 anos tendo, durante este tempo, adquirido boas amizades no meio jurídico. Desde pequeno sempre gostou de escrever, tendo iniciado esta prática após a leitura do livro O diário de Dany (Michael Quoist) quando também passou a escrever um diário. Depois correspondeu-se por cartas com várias mulheres de muitos lugares do Brasil. Começou a escrever poemas ao final da adolescência e acentuou  mais esta prática após conhecer uma mulher com quem viveu durante dez anos e, para ela, chegou a escrever três poemas. Havia publicado em 2014 uma de suas poesias numa coletânea e agora, publica este livro onde recebe maior destaque.

Para ler o sumário acesse o link.

Palavra é Arte – Poesia (Wattpad)

Leia a seguir o que escreveu sobre ele e o livro um escritor do Skoob, site especializado em literatura.

Hoje, tive a feliz oportunidade de ler poesias de Alberto Valença Lima, poeta de Pernambuco. Ele honra o nome de um outro Valença, também pernambucano talentoso, o Alceu. Alberto respira poesia. Seus versos são naturais e dão a impressão de que as rimas fluíram naturalmente da alma em forma de poesia. Sua performance tem certa pureza selvagem, incontrolável. Daí as referências ao mar, às plantas silvestres. Na forma, mostra refinamento ao aplicar com maestria os recursos do soneto, a poesia por excelência. Espero que o poeta maduro, como ele mesmo intitula-se, tenha a oportunidade de sempre brindar-nos com a pureza de seu talento.”

Wilton Fonseca (Skoob)

Agradeço a Wilton por suas gentis palavras mas, creio que ele exagerou ao comparar-me com meu primo Alceu Valença. De qualquer modo, fico muito grato por tamanho elogio.

Para comprar o livro bem como ter outras informações acesse a página oficial do autor no link abaixo.

Página oficial do autor

Share

Que maravilha! A comecar pela capa! Acho que eh sim um excelente presente no dia 12 de junho, neste mundo lotado de smartphones e falta de comunicacao – mesmo que digam que a comunicacao eh melhor hoje. No meu entender, nao eh. Adoraria ler este livro e seus poemas! Um dia sei que vou! Um abraco!
DenisesPlanet.com

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share