Agostinho dos Santos [Música]

Share

Um pouco sobre o cantor Agostinho dos Santos

Agostinho dos Santos foi um cantor brasileiro, paulista, nascido em abril de 1932 e falecido em Paris em julho de 1973. Tornou-se muito conhecido após sua participação no filme Orfeu negro, do diretor Marcel Camus. É uma coprodução Brasil – Itália – França, de 1959, tendo recebido a Palma de Ouro em Cannes naquele ano. Ganhou também o Oscar e o Globo de Ouro de 1960 na categoria de Melhor filme estrangeiro.

Agostinho dos Santos

Este post não estava previsto. Está acontecendo por causa da postagem de uma blogueira importante e já mencionada aqui na primeira postagem sobre música do blog por ter sido a responsável pela introdução desta categoria de postagens aqui. Trata-se de Ana Seerig, a quem mais uma vez agradeço pela linda postagem que ela acabou de fazer no blog O que tem na nossa estante.

Uma das m.úsicas pelas quais Agostinho dos Santos é mais conhecido por interpretá-la é

Uma das mais belas músicas cantadas por Agostinho dos Santos

Felicidade. E para compartilhar com você essa minha admiração por este cantor extraordinário disponibilizo abaixo um clipe do Youtube onde você escutará esta música na voz dele.

Mas tem outras músicas que Agostinho dos Santos cantava e que são marcantes para mim. Manhã de carnaval, por exemplo, que ele também canta naquele filme, é uma música belíssima que me marcou muito a adolescência e começo da fase adulta. Disponibilizo abaixo também esta música na voz desta cantor maravilhoso extraída do filme. Confira.


Mas são muitas as canções que ele cantava com sua voz melodiosa e aveludada. Outro bom exemplo é Balada triste que compartilho abaixo para você escutar também.

Balada triste

Eu gostei tanto dele que comprei um LP que escutava sempre. Não recordo mais em que época o comprei mas era um dos meus LPs favoritos. A capa dele consegui descobrir na internet para mostra-la aqui pra vocês. Vejam as músicas que ele interpretava nesse disco. Vou enumerá-las a seguir pois a foto não está muito boa.

Músicas do LP

  1. Meu benzinho
  2. Balada triste
  3. Estrada do sol
  4. Nossos momentos
  5. Graças a Deus
  6. Eu e tu
  7. Minha oração
  8. A felicidade
  9. Maria dos meus pecados
  10. Balada do homem sem Deus
  11. Horóscopo
  12. Manhã de carnaval

Agostinho dos Santos3

Cantou com Angela Maria, Sylvia Telles e até Johnny Mathis, quando este veio ao Brasil em 1964 na TV Excelsior. Vale a pena ver a gravação do Youtube deste momento memorável da música brasileira. Confira abaixo.

Ele foi conhecido como um dos melhores cantores de bolero dos anos 1950 e 1960. Recebeu diversos prêmios e chegou até a compor algumas músicas. Gravou muitos LPs. Em 1962 cantou no Carnegie Hall em Nova Iorque junto com Luiz Bonfá ao violão, Manhã de carnaval sendo aplaudido de pé pelos presentes  que jogavam cravos vermelhos no palco em sinal de admiração e aprovação. Foi um sucesso.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

3 ideias sobre “Agostinho dos Santos [Música]

  1. Denise

    Sim, um grande cantor, nao sabia que ele tinha cantado no Carnegie Hall e nem que tinha recebeido tantos permios pelo filme… acho muito bom quando um cantor tambem eh bom na area de atuacao, pois eh uma nova faceta a ser descoberta! Gostei desta nova faceta aqui tambem, com musica!
    DenisesPlanet.com

  2. Ana Seerig

    Oi, Alberto!

    Fico muito feliz que tu tenhas gostado do meu post e que ele o tenha inspirado.
    Não conhecia Agostinho do Santos! Obrigada por apresentar! Mas essa canção “Felicidade” que ele canta não é a do Lupcínio…

    Boa semana!

  3. Toninho

    Ah que bom reler sobre o Agostinho.
    Perola de nossa musica.
    Tenho CDs dele em uma coleção mensal de bancas de revista,
    Boa saudade.

Os comentários estão fechados.