Diário de uma paixão – Nicholas Sparks [Livro]

Share

Nicholas Sparks e seu Diário de uma paixão

Neste quarto livro de Nicholas Sparks ele finalmente alcança o buscado sucesso. Os dois primeiros não foram publicados e o terceiro teve apenas pouca aceitação. Diário de uma paixão é baseado na história dos avós da esposa de Sparks e é o livro que o tornou conhecido e best seller do New York Times.

diario de uma paixão livro

Capítulos de Diário de uma paixão

O livro é dividido em 12 capítulos a saber: Milagres, Fantasmas, Reunião, Telefonemas, Caiaques e sonhos esquecidos, Águas que se movem, Cisnes e tempestades, Tribunais, Uma visita inesperada, Caminhhos cruzados, uma carta de outrora, Inverno, e mais 4 capitulos adicionais e que o enriquecem. São eles: Perguntas pafra discussão, Autor, O que dizem, Um amor para recordar.

Dados bibliográficos

Título do livro – Diário de uma paixão
Autor – Nicholas Sparks
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Editora – Novo Conceito
Local de publicação – São Paulo
Ano da edição – 2010
Esta edição – 19ª impressão (2014)
Número de páginas – 256
ISBN – 928.85.63219-20-6

Narração:

O livro é narrado ora na primeira pessoa, ora na terceira. Noah, o personagem principal, conta sua história para Allie, sua esposa que se encontra com Mal de Alzheimer em estado avançado internada num hospital. Todos os dias Noah vai ao hospital para ler para ela um tracho do diário que escrevera sobre a vida dos dois. Ela não sabe que aquela história é sobre ela nem muito menos que Noah é o seu marido.

Enredo

Noah e Allie eram dois adolescentes que se apaixonaram após um romance de verão mas, Noah era pobre e Allie era rica. Isso fez a família de Allie afastar os dois e, embora Noah tenha escrito 365 cartas para Allie, uma a cada dia após a separação dos dois, Allie nunca recebeu nenhuma pois a mãe as interceptava. Noah terminou desistindo do seu amor embora nunca tenha esquecido Allie. Foi para guerra e, ao voltar, recebeu de herança de um ex-patrão uma casa em ruínas que ele gostava muito. Restaurou a casa toda e passou a morar nela. Durante quatorze anos nunca mais ouviu falar de Allie até que um dia, ela já noiva, com o casamento marcado para a semna seguinte, viu num jornal local uma notícia sobre Noah que havia restaurado a casa em ruínas. Ela vai lhe fazer uma visita e o amor adormecido dos dois renasce. Ela descobre que Noah lhe havia escrito as 365 cartas e Noah descobre que ela não recebera nenhuma. Os dois vivem uma noite de amor e ela volta para casa indo ao encontro do noivo.

O leitor não fica sabendo o que acontece pois, é inserida na narrativa uma nova história com Noah já idoso, lendo para Allie que estava internada num hospital, seu diário do amor entre eles. Ela com Alzheimer não sabe que aquilo que Noah está narrando era a história da vida dela. Tomamos então conhecimento de que eles haviam se casado mas, não sabemos o que aconteceu naquele dia em que ela foi ao encontro do noivo. Isto é, não ficamos sabendo se ela se casara com o noivo e depois se separaram ou se ela não chega a se casar com ele. E este mistério perdura até perto do final do livro.

Minha opinião

Trata-se de um belo romance com diálogos muito bem escritos e marcantes. Alguns muito bonitos.O filme é bem melhor que o livro. Não sei se digo isso por ter assistido ao filme primeiro mas, o fato é que a narrativa do livro é meio cansativa, repetitiva. Transcrevo abaixo meu histórico de leitura no Skoob. Mereceu três estrelinhas. estrelasred

17/02/2015 – 8% – p. 19
Ainda muito no começo para avaliar alguma coisa mas, até o momento, estou gostando.” Nota: 3
24/09/2015 – 26% – p.68
“Por enquanto ainda não estou empolgado com o livro. É meio que… digamos, previsível.” Nota: 3
10/04/2016 – 67% – p.161
“A história se arrasta em um ritmo meio cansativo. Tem algumas coisas boas mas o estilo do autor não me agrada.” Nota: 2
13/05/2016 – 83% – p. 202
“Quanto mais se vai chegando no final, mais chato vai ficando o livro. E a doença dela e dele são coisas que não são bem exploradas pelo autor.” Nota: 2
17/05/2016- 100% – p. 242
“No final o autor consegue recuperar a beleza do início da história e agradar um pouco mais. É um bom livro apesar dos momentos muito chatos no decorrer da história.” Nota: 3
Note que, ao longo de quase todo o livro, a leitura foi para mim desagradável. O estilo do autor realmente não me agrada, apesar de ele conseguir escrever belos diálogos.

Nicholas Sparks

Nicholas Sparks nasceu em Nebraska em dezembro de 1965, na véspera do ano novo de 1966. Seu pai era garçom e, como tal, viviam com certa dificuldade mas, ele não poupou recursos para dar à esposa, um bom hospital e o melhor obstetra de Omaha, cidade de Nebraska onde Nicholas nasceu.

Nicholas Sparks

Aos 3 anos foi morar com a família em Los Angeles, onde o pai foi fazer doutorado. Aos 8 anos mudou-se novamente para Nebraska, na cidade de Grand Island com a mãe e seus irmãos. No ano seguinte, mudaram-se todos para CaliforniaEstudou na Universidade de Minesota mas, passou lá apenas 2 anos.

Livros do autor

Seu primeiro romance, A passagem, nunca foi publicado. Na escola ele foi atleta tendo batido alguns records, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos integral para universidade. Em julho de 1989 casou-se com Cathy Cote, garota que conhecera há um ano enquanto gozava as férias da primavera e com quem permaneceu casado por 25 anos, tendo anunciado o rompimento em 2015 Seu segundo livro, Os assassinos reais, também nunca foi publicado. Seu terceiro livro, Wokini, foi publicado em 1990 por uma pequena editora de Sacramento, California e, posteriormente, republicado pela Radom House em 1994, quando finalmente alcançou o sucesso.

Livro Diário de uma paixão

Em 1995 ele concluia o seu quarto livro e o segundo a ser publicado – Diário de uma paixão.  Foi um sucesso estrondoso, tendo na primeira semana do lançamento entrado na lista dos Best Selleres da New York Times.  Dez anos depois ele eera adaptado para o cinema por Jan Sardi, com roteiro de Jeremy Leven e dirigido por Nick Cassavetes, já tendo sido comentado aqui neste blog. Para ler os comentários sobre o filme, clique aqui. Inclusive você pode assistir à versão dublada online aqui no blog no link acima.

Em 2012, foi lançado  um filme indiano – Zindagi Tere Naam – também baseado no livro Diário de uma paixão.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Diário de uma paixão – Nicholas Sparks [Livro]

  1. Denise

    Amei o filme, e ate mesmo para conservar na memoria somente ele, e pela sua resenha de que a narrativa eh chata e a doenca nao eh bem explorada, nao creio que va ler o livro! Adoro suas resenhas, pq elas sao bem esclarecedoras! A biografia do autor tb eh muito bom saber! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

Os comentários estão fechados.