Uma ano bom - Ana Faria
Minhas verdades através dos livros
1
Share

Um ano bom – Ana Faria

um ano bom capa2web

O livro de estreia de Ana Faria é apresentado em 35 capítulos que se desenrolam em uma narrativa quase perfeita. A autora consegue oferecer ao leitor através de Um ano bom uma oportunidade de refletir sobre vários temas que são abordados ao longo da história de Christopher (Chris) e Clara.

A narrativa é feita na terceira pessoa e, dentre outros, são explorados, com muita propriedade e seriedade, os seguintes temas: bullying, gravidez prematura e indesejada entre adolescentes, educação religiosa, respeito ao próximo, namoro, a formatura do 2ºgrau, a escolha de profissão, a relação entre pais e filhos, a separação dos pais.

Os personagens

Os personagens principais são Christopher e Clara. Alem destes, há ainda alguns outros que merecem destaque como Augusto, o pai de Clara, Lilian, a mãe de Chris, Jéssica, uma das colegas de Chris e Clara na escola, Tiago também aluno da mesma classe dos principais personagens, Ariana, vizinha de Clara e Juliana, mãe de Clara. Alem de outros menos significativos e que não iremos falar sobre eles. A seguir, farei uma pequena análise (resumo) de cada um desses personagens.

Christopher

(Chris) é o rapaz mais bonito da escola, atleta e cobiçado por todas as garotas. Sempre cercado de amigos, tinha boa relação com os professores e, apesar de não ser um aluno exemplar, de destaque, conseguia quase sempre manter-se na média e, quando a nota baixava, sempre conseguia se recuperar. Apesar deste sucesso e alto índice de popularidade, ele não era arrogante, ao contrário de seus colegas. Fica interessado em Clara e se empenha em se aproximar dela.

Clara

Clara era uma moça de 17 anos que estava chegando na classe de Chris pela primeira vez, no ano em que cursavam o último ano do Ensino Médio. Ao contrário dos demais, que estudavam juntos desde a sexta série do Ensino Fundamental, Viera transferida de outra escola de onde fora expulsa por causa de uma briga com outra garota que vivia atormentando-a por inveja ou despeito. Na briga, Clara quebrara o braço da colega que deu queixa na polícia e tiveram, ela e o pai, que comparecer na delegacia. Era uma menina despojada e excêntrica, com cabelos pintados de vermelho e roupas fora dos padrões. Apaixona-se por Chris logo que o vê mas, fica resistindo a admitir isso com medo de machucar-se.

Augusto

Augusto é o pai de Clara. Um homem atormentado e triste, que sofria desde que a esposa e mãe de Clara os abandonara, deixando apenas um bilhete quando Clara ainda era uma menina de cinco anos. Desde então não dera mais nenhuma notícia.

Juliana

Juliana era a mãe de Clara, de quem o leitor só toma conhecimento de sua existência pelo fato narrado anteriormente e, até a quarta parte final do livro, permanece ausente da narrativa. Só nesta parte final é que o leitor será apresentado a ela.

Ariana

Ariana é a melhor amiga de Clara e também sua vizinha. Tem um maior equilíbrio e representa o lado correto e mais bem comportado dos jovens.

Tiago

Tiago é o melhor amigo de Chris e também seu colega de classe. Vai desempenhar um papel mais importante na parte final do livro quando engravida uma menina e se desespera diante da possibilidade se ser pai. E neste ponto Chris o ajudará muito como amigo.

Jéssica

Jéssica é a menina mais bonita da escola e estuda na mesma classe de Chris de quem já foi namorada por um tempo e nutre esperanças de uma renovação. Terá um papel decisivo na história pois será a responsável pelo tormento de Clara na nova escola, implicando com ela e tudo fazendo para desestabilizá-la. Clara reúne forças e paciência para cumprir o que prometera ao pai de não brigar mais no novo colégio.  Jéssica lidera uma turma de patricinhas como ela, que a idolatram e a seguem como se fossem suas súditas.

Lilian

Lilian é a mãe de Chris que vive sozinha junto com Chris e o irmão desde a morte do marido. Não tem grande participação na história além de uma conversa com Clara e com o filho.

Todos os personagens são muito bem construídos e elaborados pela autora que deve ter feito uma boa pesquisa para realizar um trabalho tão bem feito.

Dados bibliográficos

Título – Um ano bom
Autora – Ana Faria
Editora – Ases da literatura
Páginas – 231
Ano de publicação – 2014
ISBN – 9788541303941
Revisão – Marcia Dias
Diagramação – Isabelle Martins
Capa – Rebeca Prado

A história de Clara e Chris se desenvolve, como já foi dito, em 35 capítulos, distribuídos em 131 páginas. A grande maioria deles é muito curto, isto é, duas ou três páginas apenas. Após o capítulo final a autora oferece um roteiro de estudos, que pode ser usado não só por alunos cujos professores adotem este livro como literatura complementar para suas aulas de literatura, como também por qualquer outro leitor que queira explorar melhor a leitura realizada. Tudo isso, além de uma página dedicada aos dados da editora e dos contatos da autora.

A autora Ana Faria

ana faria

Ana Faria é geógrafa e professora que se aventurou na arte de escrever, realizando um desejo que tinha desde pequena que era fazer a diferença na vida das pessoas. Este é o seu livro de estreia mas ela já  publicou um outro livro intitulado Um amor de muitos verões. Ela também é confeiteira e adora cinema e leitura. É mineira de Belo Horizonte aonde mora.

Já escreveu poemas, contos e romances. No livro ela apresenta um de seus poemas através de Clara. Também gosta de esmaltes, viagens e teologia. Está publicando semanalmente um novo capítulo de seu novo livro intitulado Um romance inapropriado.

A autora pode ser encontrada em um dos links a seguir.

Ana Faria

Minha opinião

Há muito tempo não leio um livro quase de um só fôlego como aconteceu com este. Só não o li num só dia por absoluta falta de tempo em razão de diversos outros afazeres e obrigações mas, fiz a leitura em apenas cinco dias. Isso é inédito desde que li O advogado de John Grisham. Nem mesmo Versilêncios, que era um livro de poemas e fininho, não li de um só fôlego.

A autora conseguiu escrever um romance muito bem estruturado e com personagens cuidadosamente construídos. Ela descreve os cenários com exatidão e detalhes, lembrando Graciliano Ramos, com sua perfeição descritiva em Vidas Secas que a autora cita no livro embora não mencione o título. No Skoob, assim me manifestei no histórico de leitura:

“Um livro que tinha tudo pra ser perfeito mas, infelizmente, peca por um defeito muito grave: As letras além de minúsculas, são muito empilhadas umas sobre as outras. Isso prejudica imensamente a leitura além de causar uma aversão ao início dela. Lutei contra esta aversão e estou me deliciando com a riqueza empresatada pela autora aos seus personagens que lembra, em muitos casos, o próprio Graciliano Ramos por ela citado na descrição dos cenários de personagens.”  Nota: 4 (Ao final da página 43)

“Este livro realmente me surpreendeu. É quase perfeito. Só não leva as 5 estrelinhas por duas razões: algumas poucas falhas na revisão e a diagramação muito ruim, com letras muito pequenas e linhas muito próximas uma da outra dificultando muito a leitura. No mais, ele é magnífico.. Narrativa ágil e cativante, personagens e cenários muito bem descritos, personagens muito bem caracterizados, bem explorados e sem se tornarem supérfluos nem cansativos. Recomendo sua leitura a qualquer pessoa, principalmente, àquelas que gostem de romances.”  Nota: 4 (Ao final da página 170 quatro dias depois)

A  finalização

“Fazia tempo que não lia um livro quase de um só fôlego. Um ano bom foi, como já falei, uma grata surpresa mas, ao mesmo tempo, uma pequena decepção pois, tinha quase certeza de que, ao finalizá-lo, aumentaria para cinco estrelas a minha cotação, apesar das pequenas falhas já apontadas. Infelizmente, isso não aconteceu. Alem de pecar novamente na revisão em dois outros trechos, de fazer citações inadequadas e incorretas, a autora se perde um pouco na parte final do livro. A partir do capítulo 26 ocorre uma reviravolta meio mágica na narrativa e isto macula de forma lamentável o desenrolar da história que vinha sendo tão maravilhosamente bem conduzida.

Embora isso tenha me impedido de dar as cinco estrelinhas para o livro, ele não deixa de ser uma grata surpresa e merece as 4 estrelinhas. A autora consegue, ao menos até a página 173 causar uma excelente impressão, ou seja, é pelo menos 3/4 do livro. A quarta parte final deixa um pouco a desejar mas, ainda assim, tem boa exploração e os temas que aborda são de grande relevância como bullying gravidez em adolescentes, separação dos pais, criação de filhos, amizades, ética, comportamento de adolescentes e alguns outros. Todos temas de muita importância, principalmente para adolescentes. Uma leitura maravilhosa!”  Nota: 4 (Ao concluir a leitura no dia seguinte)

Mereceu então quatro estrelinhas.4-estrelas-red

 

dedicatoria ana faria web2

 

 

Agradeço a Ana pelo livro e pela parceria.

Guardarei com carinho este livro com dedicatória.

(Para ampliar, clique na foto)

Share

3/4 do livro mantendo a boa expectativa eh muito bom! Pena que depois perde um pouco e, para uma super miope como eu, as letras empilhadas tambem nao me deixariam feliz. Mas acho que deve ser um bom livro, pela sua resenha. Poderia tambem se tornar filme, e atingiria mais camadas, porque, lamentavelmente, muitos adolescentes so querem tela – jogo, filme, mensagem – e nao gostam de leitura. Espero que isso mude, quem sabe!
DenisesPlanet.com

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share