10 coisas que odeio em você – Gil Junger [Filme]

Share

Título original – 10 things I hate about you

10-coisas-que-eu-odeio-em-voce_capa

Direção – Gil Junger

Gil Junger é um diretor norte-americano que conseguiu com este filme grande sucesso. Depois deste longa realizou alguns outros, inclusive um deles, baseado nesta comédia – 10 coisas que odeio na vida. lançado em 2014.  Realizou também Loucuras da Idade Mèdia (2001), Antes que termine o dia (2004), Minha noive de mentira (2009) e Uma patricinha do outro mundo (2011), entre outros.

Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1999
Duração do filme – 1 hora e 37 minutos

Elenco e personagens:
Heath Ledger – Patrick Verona
Julia Stiles – Katarina Stratford
Joseph Gordon-Levitt – Cameron James
Larisa Oleynik – Bianca Stratford
David Krumholtz – Michael Eckman
Andrew Keegan – Joey Donner
Gabrielle Union – Chastity
Larry Miller – Walter Stratford
Gabrielle Union – Chastity Thexas , melhor amiga de Bianca, egoísta que quer apenas subir em popularidade.
Andrew Keegan – Joey Donner, um modelo masculino que namorou Kat, depois aposta que pode fazer o mesmo com Bianca.

Este filme teve seu roteiro escrito por Karen McCullah Lutz e Kirsten Smith, baseado na obra de William Shakespeare A Megera Domada, uma das primeiras peças do autor inglês.

A trama da peça shakespeariana é relativamente simples. Batista, um lorde de Pádua, tinha duas filhas  e era muito tradicionalista. Ele impõe como condição para conceder a mão de sua filha mais nova que era muito cobiçada a um jovem forasteiro que chega na cidade que sua filha mais velha, Catarina, seja desposada primeiro.

Acontece que Catarina era conhecida na região como uma mulher com um gênio muito forte e de difícil convivência. Hortêncio e Grêmio, rivais nas pretensões de casar-se com Bianca, a filha caçula, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa.

Petrúcchio, um nobre arruinado vindo de Verona em busca de um bom casamento, chega à cidade e é procurado por seu amigo Hortêncio que lhe propõe um casamento com Catarina. Ele fica motivado com a possibilidade desse casamento e, aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúcchio é realizado. Ele volta com ela para Verona e,  impondo algumas privações e com um certo mau humor, a nova esposa, termina por ser amansada. Após diversas artimanhas, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e de retórica para que pudessem fazer a corte à jovem Bianca, Lucêncio e Bianca terminam se casando às escondidas. Batista e Vicêncio, pai de Lucêncio, terminam por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrúcchio prova a todos que Catarina tornou-se uma esposa mais obediente que a doce Bianca.

Alem deste filme, esta peça já foi adaptada para o cinema duas outras vezes. A primeira em 1929 por Sam Taylor e a outra por Franco Zeffirelli em 1967, esta última com Elizabeth Taylor e Richard Burton. Também já foi adaptada à TV no Brasil em 3 novelas – A indomável em 1965 pela TV Excelsior, O machão em 1876 oela TV Tupi e O cravo e a rosa em 2000 pela TV Globo. Alem das inúmeras encenações teatrais da famosa peça shakespeareana.

No filme, Patrick Verona é um personagem baseado em Petrucchio e seu último nome, é uma referência à cidade do personagem na obra. Kat Stratford é a megera no filme. Ela é orgulhosa, antissocial e feminista e tem uma resistência contra garotos da escola. Seu nome faz referência ao apelido com que Petrucchio chamava Catarina na peça. Bianca Stratford, irmã mais nova de Kat, se veste bem,  é bastante popular na escola e gosta de Joey, mas depois se apaixona por Cameron. É baseada na personagem Bianca da peça.

Mandella Johsonn , única amiga de Kat é fanática por Shakespeare. Por que será hein? Walter Stratford, é o pai viúvo e super protetor, que para conservar as filhas junto dele, proibe Bianca de namorar antes que Kat namorasse primeiro. Como ele sabe que será difícil Kat encontrar um namorado em vista de seu gênio, isso fará com que as duas permaneçam sob suas asas. É o personagem baseado em Batista da peça. Cameron James, que é o “forasteiro” da escola e que se apaixona por Bianca é baseado no personagem Lucêncio da peça que era um forasteiro chegado na cidade. Michael Willians é baseado no personagem Grêmio da peça. Ele que arma um plano para ajudar Cameron a namorar Bianca e é quem leva Mandella ao baile.

 

Lista das coisas que Kat detesta em Patrick

Kat, em certa cena do filme, enumera as dez coisas que detesta em Patrick e que transcrevo a seguir.

  1. Detesto o jeito como fala comigo e o corte do seu cabelo
  2. Detesto o jeito de dirigir seu carro e quando você me encara
  3. Detesto as suas botas idiotas e o jeito de como lê meus pensamento
  4. Detesto você a ponto de vomitar. Até começo a rimar
  5. Detesto o fato de você ter sempre razão
  6. Detesto quando você mente
  7. Detesto quando me faz rir
  8. É ainda pior quando me faz chorar
  9. Odeio quando você não está e o fato de que você não telefonou
  10. Acima de tudo, odeio não odiar você. Nem um pouco, nem um pouquinho. Nada.

O filme é bem divertido e agradável. Emocionante em algumas cenas. Os desempenhos de Heath Ledger (Patrick) e Julia Stiles (Kat) são muito bons e merecem destaque. Ela é a mesma da série Bourne e No balanço do amor. Ele é o Coringa do filme Batman, o cavaleiro das trevas. A cena em que Patrick canta para Kat no estádio é hilária. Você vai se divertir ao assistir a este filme e vai aliviar o estresse. Recomendo.

Mereceu três estrelinhas.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “10 coisas que odeio em você – Gil Junger [Filme]

  1. Denise

    Assisi este filme e achei muito bom, eh uma boa forma de adaptar Shakespeare para o publico mais jovem, que nao leria Shakespeare ou entao, que nao tem a linguagem adaptada aos dias de hoje. Um filme leve e que, como vc disse, ajuda a aliviar o stress! espero que vc tenha um otimo fim de semana! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *