Lion – Uma jornada para casa – Garth Davis [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
1
Share

Título original – Lion
Direção – Garth Davis

O estreante diretor Garth Davis consegue realizar um filme que oferece várias vertentes, destacando-se dentre tantas, a de que a bondade humana ainda existe e precisa ser disseminada.

Minhas impressões sobre o longa

Lion é um filme simplesmente magnífico. Sem dúvida, muitas vezes superior a La La Land, apesar de, comparativamente, pouquíssimas indicações ao tão cobiçado prêmio hollywoodiano. Você irá chorar em muitas cenas, e exultar de felicidade em outras. E lhe garanto: é impossível sair do cinema sem estar emocionado. Ontem tive a gratíssima surpresa de assistir a este belo e comovente filme que concorre a seis estatuetas no próximo dia 26. Melhor filme, Melhor atriz coadjuvante (Nicole Kidman), Melhor ator coadjuvante (Dev Patel), Melhor roteiro adaptado, Melhor fotografia e Melhor trilha sonora. A história se baseia em fatos reais.

Uma observação sobre o título

Ao inciar o filme, Saroo, magnificamente representado por Sunny Pawar, uma grande e festejada revelação, está num vale contemplando milhares de borboletas que voam ao seu redor numa cena de computação gráfica. Ele fica maravilhado, encantado. E esta, é a única cena, onde você irá ver um animal neste filme. Apesar de o título ser Lion, o filme não tem nenhuma relação com animais. E você perguntará: “E por que o título é Lion?”

Bem, meu(inha) caro(a) leitor(a), você terá que assistir ao filme até o final para poder saber. Só  nos momentos finais, já após o final do filme, você ficará sabendo da resposta. E olhe que é muito interessante descobrir. Na verdade, este título é genial. Não poderia ter sido melhor escolhido. Mas, infelizmente, como quase sempre, o brasileiro vem estragar o pano de fundo e acrescenta uma expressão que, além de dar um spoiler ao filme, distoa completamente da genialidade do título original.


Claro que pelo próprio título do filme, você já fica sabendo que Saroo irá voltar para casa mas, daí a saber se ele irá ou não encontrar a mãe e o irmão, “já são outros quinhentos”. Posso lhe assegurar, no entanto, que você terá muitas emoções.

O enredo

Baseado no livro autobiográfico do próprio Saroo Brierley (A long way home), personagem central da trama, Garth Davis divide a história em duas partes. Na primeira, Saroo é uma criança indiana com cinco anos que vive num lugarejo muito pobre da India Central chamado Guinestlay ou, pelo menos, assim pensa o expectador até a segunda terça parte do filme.

O drama de Saroo

Saroo perde-se do irmão (Guddu) numa estação de trens próxima de Guinestlay. Ele insistira com Guddu para acompanha-lo à noite, quando o irmão fora procurar algum serviço para ganhar o dinheiro  que lhes permitiria adquirir algo para alimentar-se. Guddu, contra a sua vontade, termina aceitando levar Saroo, que ao chegar na estação fica dormindo enquanto o irmão sai à procura de alguma forma de ganhar dinheiro. Guddu lhe recomendara, muitas e muitas vezes, que ele não saísse dali até ele voltar.

Mas, ao acordar, Saroo não vendo o irmão e como não se lembrava mais das recomendações que recebera, sai à sua procura. Termina por dormir novamente em um vagão de um trem de carga que sai da estação levando Saroo que dormia, a centenas de quilômetros de distância de onde deveria estar; Quando ele consegue sair do trem, estava em Calcutá, uma metrópole a mais de 1600 quilômetros de Guinestlay, a cidade onde morava. Sem saber falar o idioma local, nem sequer conhecer o nome da mãe, pois sempre a chamava apenas de “mãe”, então ele fica completamente desolado.

Ele vagueia pela cidade, sendo perseguido e passando necessidades, findando por ser acolhido por um orfanato.  Isto lhe proporciona a oportunidade de ser adotado por uma família australiana, findando a primeira parte do filme.

Saroo adulto

Na segunda parte, com Saroo (Dev Patel), o mesmo de O homem que viu o infinito (2015) já adulto, após 20 anos de sua adoção por uma família de australianos (Sue e John Brierley). Ele sai para estudar em Melbourne, onde conhece Lucy, com quem passa a namorar.

Ele nunca tira da cabeça sua família de sangue, sua mãe, seu irmão e sua irmã caçula, embora gostasse muito de seus pais adotivos e do irmão que Sue e John também adotara e que era muito problemático.

Através do Google Earth, ele consegue após 25 anos de sua adoção, encontrar o lugar de onde viera e vai em busca de seus laços familiares. Se ele irá ou não encontrar a mãe, o irmão e a irmã, só você assistindo ao filme para saber.

Pontos relevantes do filme

Garth Davis levanta várias críticas com sua realização. Entre outras as extremas pobreza e miséria na India, a quantidade alarmante de casos de desaparecimentos sem solução, a falta de educação de crianças e jovens , que sem saberem ler nem escrever, dificulta ainda mais as suas localizações, a conivência das autoridades com o tráfico de pessoas causada por esta situação.

Por outro lado,  mostra e exalta a bondade de algumas pessoas como Sue e John, (pais adotivos de Saroo), que abdicaram de gerar seus próprios filhos para não aumentar o número de pessoas num mundo tão conturbado como o que vivemos. Em contrapartida, adotaram duas crianças em situações de extremo risco, para lhes dar amore oportunidades que, sem eles, dificilmente eles teriam.

Ficha técnica do filme

Produção – Austrália / Reino Unido  / Estados Unidos
Direção – Garth Davis
Ano de lançamento – 2016
Gênero – Drama, psicológico, crítica, biográfico
Duração do filme – 1 hora e 58 minutos
Elenco e personagens:
Dev Patel como Saroo Brierley (adulto)
Sunny Pawar como Saroo (criança)
Rooney Mara como Lucy
David Wenham como John Brierley
Nicole Kidman como Sue Brierley
Abhishek Bharate como Guddu Khan
Khushi Solanki como Shakila
Divian Ladwa como Mantosh Brierley
Priyanka Bose como Kamla Munshi
Deepti Naval como Saroj Sood
Tannishtha Chatterjee como Noor
Nawazuddin Siddiqui como Rawa

Coisa a lamentar

Uma coisa a lamentar em tudo isso. O pequeno Sunny Pawar, apesar de seu desempenho magistral em Lion, não recebeu sequer uma indicação ao Oscar. Merecia. E, digo mais: com toda certeza, bem mais que, por exemplo, Leonardo DiCaprio no ano passado, que foi tão festejado e não passa de um canastrão. Coisas de Hollywood.

Share

Adorei saber sobre o enredo do filme, quero muito assisti-lo! Adoro a India e Dev Patel eh um otimo ator – muitos o conhecem apos comecar a fazer filmes, mas ele ja fazia seriados teens na Inglaterra. Era muito bom e engracado e agora mais denso. Eh dificil Hollywood indicar atores mirins, e pelo vsito o pequeno ator eh talhado a profissao; podera continuar na industria e receber uma indicacao no futuro, espero! Um abraco!
DenisesPlanet.com

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Filme visto há 60 anos
Motim das Escravas [Filme visto há 60 anos]
Share

Motim das Escravas Motim das Escravas foi um filme visto no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 22 de março de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. Trata-se de um filme ítalo-franco-americano em cores, que mereceu a cotação máxima na época em que …

Share
As pontes de Toko Ri
Filme online
As Pontes de Toko-Ri – Mark Robson [Filme visto há 60 anos]
Share

As Pontes de Toko-Ri – Filme visto há 60 anos As Pontes de Toko-Ri eu assisti a este filme no cinema Trianon em Recife – PE, no dia 15 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. O filme tem a direção de Mark Robson …

Share
O tesouro dos bandoleiros 1950
Filme visto há 60 anos
O Tesouro dos Bandoleiros [Filme visto há 60 anos]
Share

O tesouro dos bandoleiros O tesouro dos bandoleiros é um filme norte-americano que teve seu lançamento em 1950 e eu vi este filme no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 12 de abril de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. A direção é …

Share