Crepúsculo dos deuses – Billy Wilder [Filme online]

Share

Direção – Billy Wilder

Billy Wilder que também dirigiu Pacto de sangue (1944), Farrapo humano (1945), A montanha dos sete abutres (1951) e Sabrina (1954), entre muitos outros, é o responsável por este ótimo filme biográfico. Recebeu ao longo de sua carreira inúmeros prêmios, incluindo vários Oscars. Com Farrapo humano ele ganhou Oscar de Melhor direção, Melhor roteiro e Melhor filme. E com este Sunset Boulevard ganhou o Oscar de Melhor roteiro.

Título original – Sunset Boulevard

 Sunset Boulevard é uma avenida que cruza as cidades de Los Angeles e Beverly Hills na Califórnia, Estados Unidos.

Norma Desmond era uma atriz decadente de Hollywood que já fizera muito sucesso no passado. Era uma verdadeira estrela do Tempo do Cinema Mudo. Joe Gillis era um escritor frustrado que tenta sobreviver escrevendo roteiros de 5ª categoria para agentes de cinema mas está endividado.

Característica importante do filme

O filme tem uma característiva bem singular: é narrado por um morto. Tal qual acontece em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Logo no início do filme, aparecem vários carros chegando a uma das mansões da Sunset Boulevard. Lá encontram um corpo boiando na piscina da mansão. Morto, assassinado. A mansão se enche de gente. Às 5 horas da manhã. Repórteres, policiais, curiosos. Diz o narrador: “Vão ficar sabendo no noticiário, com certeza. Vão ouvir no rádio ou na TV porque uma antiga grande estrela está envolvida. (…). Vamos voltar 6 meses para o dia em que tudo começou. ”

A partir daí ele começa a falar na primeira pessoa e você vai descobrir que ele é aquela pessoa que estava morta ali na piscina às 5 da manhã.

Joe Gillis estava endividado e a seguradora tinha mandado dois agentes ao seu apartamento apreenderem o seu carro pois estava há três meses sem pagar. Ele fora mais esperto e deixara o carro em um estacionamento externo, distante, já prevendo a situação. Mas os agentes ameaçam: se o carro não estivesse lá até o meio-dia ele iria se arrepender. Quando Gillis está saindo do estacionamento onde havia ideixado o  carro, avista os agentes da seguradora e sai disparado pela Sunset Boulevard. Em frente a uma mansão aparentemente abandonada e em franca deterioração, estoura o pneu do carro e ele entra na mansão deixando o carro dentro da garagem que estava com a porta aberta.

As aparências enganam

Ao sair, é confundido com o homem da funerária por Norma que o manda subir. Lá ele vislumbra uma fonte de renda mas, talvez o preço que pagará seja muito elevado. Ela se apaixona por ele e o cobre de mimos e boas peças de vestuário. Ele fica elegante e distinto. Mas tem que fingir que também a ama e satisfazer seus caprichos. Os dois vão aos estúdios da Paramount, falar com Cecil B. De Mille. Lá ela é tratada como uma rainha mas, está totalmente ultrapassada. E seu criado descobre que queriam apenas o carro dela para algumas locações. Ele também era apaixonado por Norma e fazia tudo por ela.  O filme é um documento vivo de uma época que passou.

A direção de Billy Wilder é muito segura e acertada.  Este filme ganhou o Oscar de Melhor roteiro que foi escrito em conjunto por Billy Wilder, Charles Brackett e D. M. Marshmann Jr. Alem do Oscar de Melhor roteiro original, recebeu também dois outros Oscars: o de Melhor Direção de Arte em Preto e branco e Melhor Trilha Sonora Original. Recebeu ao todo onze indicações para o Oscar e é considerado um clássico do cinema norte-americano. Foi incluído entre os melhores filmes pela Secretaria Nacional de Cinema em 1989 para serem preservados. Na primeira lista ficou no 12º Melhor Filme Estaudinidense de Todos os Tempos. Na segunda lista em 2007 ficou em 16º.

Minhas impressões sobre o filme

É um filme extremamente amargo, triste, angustiante. A amargura de ver alguém decadente é muito triste. Alguém que já teve muito sucesso e atualmente não passa de um ninguém. O mordomo, desesperadamente, escreve cartas de fãs para ela não perceber que atualmente não é mais ninguém. E ela vive nessa ilusão. Com a certeza de que voltará gloriosa às telas.

William Holden, na época, não era ainda muito conhecido. Era um galã mas com pouca expressão. Foi este filme que o tornou famoso. Tanto que, dois anos após, ganhou o Oscar de Melhor ator por seu desempenho em Inferno 17 (1953). Havia sido indicado ao Oscar de Melhor ator por este filme. Mas não ganhou. Antes de Sunset Blvd, já havia trabalhado em cerca de 20 filmes sem ter reconhecimento por nenhum, embora tenha sido protagonista em vários deles.

É um ótimo filme e mereceu quatro estrelinhas.

Dados técnicos

Produção – Estados Unidos
Direção – Billy Wilder
Ano de lançamento – 1950
Duração do filme – 1 hora e 50 minutos
Elenco e personagens:
William Holden …. Joe Gillis
Gloria Swanson …. Norma Desmond
Erich von Stroheim …. Max von Mayerling
Nancy Olson …. Betty Schaefer
Fred Clark …. Sheldrake
Lloyd Gough …. Morino
Jack Webb …. Artie Green
Franklyn Farnum …. coveiro (não-creditado)
Larry J. Blake …. Homem de finanças
Charles Dayton …. Homem de finanças
Cecil B. DeMille …. ele mesmo
Hedda Hopper …. ela mesma
Buster Keaton …. ele mesmo

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Instrução adicional

Para assistir aos filmes deste blog você deverá estar inscrita(o) no Vk, site onde estão hospedados todos os filmes que aqui são disponibilizados. Após o registro no Vk , que você só precisa fazer uma vez, sempre que você for assistir a algum filme deverá primeiro fazer o login com seu email ou telefone registrado e a senha usada no registro. Para se registrar, acesse o link ao lado. Registro no Vk.

Para assistir ao filme abaixo, após ter feito o login no Vk, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Recomendações

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” ou “xx resposta(s)” no início da postagem no canto superior esquerdo. Boa diversão.

 

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

Filme da próxima sexta-feira

Na próxima semana será a vez de um belíssimo filme de Ingmar Bergman estrelado por Max Von Sydow, ator que se consagrou pelo seu desempenho em O sétimo selo (1957), também de Bergman. O filme da próxima sexta-feira será A fonte de donzela, uma obra-prima do cinema sueco.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *