Zootopia – Essa cidade é o bicho = Byron Howard e outros [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
1
Share

Direção – Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush

Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush realizam um excelente filme de animação dos estúdios Disney que mereceu o Oscar de Melhor filme de animação deste ano na Academia.

É um filme de animação dos estúdios de Walt Disney que ao vê-lo não imaginava que iria ser um dos concorrentes ao Oscar de 2017. Na verdade, eu assisti a ele mais para ter um outro título começado com Z na minha relação de filmes. E me surpreendi pois, o filme traz uma linda mensagem para as crianças e é muito bem cuidado.

Judy é uma coelhinha que deseja muito ser da polícia. Pegar bandidos e malfeitores. Mas  em pouco tempo, descobre que não é tão simples assim ser um “bicho da lei” numa selva cheia de bichos enormes e sem muitos escrúpulos. Na Zootopia, encontramos de tudo. Desde um leão sem muito “poder”, até lontras enraivecidas. Entre doninhas, lobos e raposas, Judy terá que enfrentar muitos perigos. Mas a determinação e persistência dela são impressionantes.

Zootopia é um lugar onde tudo era possível. Mas acontecem alguns problemas quando a coelhinha Judy tenta colocar ordem na cidade. E vemos desde corrução na polícia, até subornos de favores antigos no filme. Pela história, Zootopia é um dos melhores filmes que já vi. Embora não tenha a genialidade de Divertida Mente, Zootopia mereceu cinco estrelinhas com muito louvor. Vou fazer apenas duas citações que me marcaram muito e fiz questão de ver o filme outra vez pra poder copiar estas citações.

A primeira é do personagem Gazelle, cuja voz no show final é emprestada pela cantora Shakira. Ela lidera um protesto e tem uma fala que merece o destaque que estou a emprestar a esta fala. A outra é do personagem central, no discurso final de entrega de diplomas aos novos formandos da turma da polícia. Só estas duas falas, valem por todo o filme mas, ele não fica só nisso. Há muitas reflexões que você poderá fazer a partir das diversas e variadas situações discutidas entre elas: bullying, preconceito racial, de sexo, igualdade, corrução, entre outros.

Citação 1

“Zootopia é um lugar único. É uma cidade louca, linda e diversificada onde celebramos nossas diferenças. Essa não é a Zootopia que conheço. A Zootopia que conheço é melhor que isso. Não saímos julgando sem provas. Não sabemos por que os ataques continuam acontecendo mas não podemos rotular os predadores como selvagens. Não podemos deixar o medo nos dividir. Por favor, me devolvam a Zootopia que conheço.”

Citação 2

“Quando eu era criança achava que Zootopia era um lugar perfeito, onde todos se davam bem e qualquer um podia ser qualquer coisa. Acontece que a vida real é um pouco mais complicada do que um slogan num adesivo de carro. A vida real é confusa. Todos nós temos limitações e cometemos erros. Então, olhando pelo lado positivo, todos temos algo em comum. E quanto mais tentamos entender uns aos outros, mais excepcional cada um de nós vai ficar. Mas temos que tentar. Então, não importa o tipo de animal que você é. Desde o maior elefante à primeira raposa. Tentem. Eu imploro: Tentem fazer o mundo um lugar melhor. Olhem dentro de si e reconheçam que a mudança começa em você. Ela começa comigo. Ela começa com todos nós.”

ZOOTOPIA. ©2016 Disney. All Rights Reserved.

Então, o filme não é só uma história de crianças ou para crianças. É quase como O Pequeno Príncipe, guardando as devidas proporções. Os estúdios Disney conseguiram fazer de uma história de animais, vestidos com roupas feito gente, um mundo onde eles bem poderiam ser cada um de nós e os que nos rodeiam em nosso mundo atual. E o espectador ainda ganha “de quebra” a belíssima voz de Shakira.

Mereceu, sem favor e com muito louvor, as cinco estrelinhas possíveis.

Dados técnicos

 Produção – Estados Unidos
Direção – Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush
Título original – Zootopia
Ano de lançamento – 2016
Duração do filme – 1 hora e 48 minutos
Música – Michael Giacchino
Oscar – Venceu como Melhor filme de animação em 2017
Personagens e vozes:
Judy Hopps (coelha) …………………………………………………….. Ginnifer Goodwin (adulta)
Judy Hopps (coelha) …………………………………………………….. Della Saba (criança)
Nick Wilde (raposa)  ……………………………………………………… Jason Bateman (adulto)
Nick Wilde (raposa) ………………………………………………………..Kath Soucie (criança)
Chefe Bogo (búfalo) ……………………………………………………… Idris Elba
Prefeito Leãonardo/Presidente Lionheart (leão) ……………. J.K. Simmons
Assistente Bellwether/Vice-Presidente Ovina (ovelha)……. Jenny Slate
Policial Benjamin Garramansa/Clawhauser (guepardo) …. Nate Torrence
Flecha/Flash (bicho-preguiça) ……………………………………….. Raymond S. Persi
Duke Doninha/Duke Weaselton (doninha) ……………………. Alan Tudyk
Bonnie Hopps (coelho) …………………………………………………. Bonnie Hunt
Gil Hopps/Stu Hopps (coelho) ………………………………………. Don Lake
Sra. Lontroza/Lontra/Otterton (lontra) …………………………. Octavia Spencer
Yax (iaque) …………………………………………………………………… Tommy Chong
Finnick (feneco) ……………………………………………………………. Tom Lister Jr.
Sr. Manchas (pantera negra) ………………………………………… Jesse Corti
Policial McChifre (rinoceronte) ……………………………………… Mark Rhino Smith
Jerry Jumbo Jr./Jerry Jumbeaux, Jr. (elefante) …………………. John DiMaggio
Sr. Big (musaranho) ……………………………………………………… Maurice LaMarche
Fru Fru (musaranho) …………………………………………………….. Leah Latham
Gazelle\Gazella (gazela) ……………………………………………….. Shakira
Dra.Mel Badger (ratel) ………………………………………………….. Katie Lowes
Preguicila/Prriscilla (preguiça) ……………………………………… Kristen Bell
Nangi (elefante) …………………………………………………………… Gita Reddy
Porco Frenético (porco) ……………………………………………….. Josh Dallas
Bucky Oryx-Antlerson (grande-cudo) …………………………… Byron Howard
Pronk Oryx-Antlerson (órix) ………………………………………… Jared Bush
Doug (ovelha) ……………………………………………………………… Rich Moore
Gideon Grey (raposa) …………………………………………………… Phil Johnston
Sargento Instrutor (urso polar) …………………………………….. Fuschia!
Rato capataz (rato) ……………………………………………………….. Josh Lavelle
Senhoria (tatu) ……………………………………………………………… Josie Trinidad
Peter Moosebridge (alce) / Onçardo Boi Chá (onça-pintada) …. Peter Mansbridge

 

Shakira que empresta sua voz a pop star Gazella no filme.

Share

Adoro filmes assim, com bichinhos, pois na verdade, eles sao AS PESSOAS, eh uma forma simbolica de mostrar pessoas que ate conhecemos – as personalidades 🙂 Zootopia me parece muito bom; para mim mostra como o mundo seria, como era, como poderia ser… ate da para fazer uma relacao com o mundo de hoje – como as pessoas estao so se relacionando por celular… livros e filmes antigos sao frequentemente esquecidos… eh so efeito especial… adorei o enredo! Como sempre, uma bela resenha! Um abraco!
DenisesPlanet.com

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Filme visto há 60 anos
Motim das Escravas [Filme visto há 60 anos]
Share

Motim das Escravas Motim das Escravas foi um filme visto no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 22 de março de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. Trata-se de um filme ítalo-franco-americano em cores, que mereceu a cotação máxima na época em que …

Share
As pontes de Toko Ri
Filme online
As Pontes de Toko-Ri – Mark Robson [Filme visto há 60 anos]
Share

As Pontes de Toko-Ri – Filme visto há 60 anos As Pontes de Toko-Ri eu assisti a este filme no cinema Trianon em Recife – PE, no dia 15 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. O filme tem a direção de Mark Robson …

Share
O tesouro dos bandoleiros 1950
Filme visto há 60 anos
O Tesouro dos Bandoleiros [Filme visto há 60 anos]
Share

O tesouro dos bandoleiros O tesouro dos bandoleiros é um filme norte-americano que teve seu lançamento em 1950 e eu vi este filme no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 12 de abril de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. A direção é …

Share