A fonte da donzela – Ingmar Bergman [Filme online]

Share

Título original – Jungfrukällan

Jungfrukällan é um filme sueco dirigido pelo mestre Ingamar Bergman e estrelado pelo excelente Max Von Sydow. Ganhou o Oscar de Melhor filme estrangeiro de 1961 e foi indicado para o de Melhor figurino e Melhor filme em preto e branco.

Direção – Ingmar Bergman

Bergman recebeu a Menção Especial por este filme no Festival de Cannes em 1960 e o filme foi indicado à Palma de Ouro.

Sinopse

A história se passa na Suécia do século XIV. As pessoas não eram todas católicas. Muitas viviam ainda adorando deuses pagãos como Odin, um deus nórdico que é clamado por Ingere (serviçal) numa oração no início do filme. Já a família Töre era de católicos fervorosos. Herr Töre mada a filha Karin, que tinha 15 anos, até a igreja para levar velas para a Virgem.  Ao receber a sugestão da esposa (Märeta) para Frida levar as velas, ele contesta dizendo que era necessário que uma virgem levasse as velas para a Virgem Maria. Por isso estava mandando Karin. No caminho, Karin é estuprada por dois pastores de cabras que descansavam no caminho por onde ela passou. Após estuprarem-na, eles a matam com um porrete  e roubam suas vestes.

Ironicamente, sem saberem, vão pedir abrigo e comida na casa da família de Karin. O pai os acolhe, lhes oferece comida e abrigo mas, um deles oferece à mãe de Karin o vestido que ela usava. Ela reconhece a roupa da filha mas diz que ia pensar. ao sair do quarto onde os pastores dormiriam, tranca a porta e vai contar ao marido. Ele fica furioso e vai saber com a criada que a acompanhara o que tinha sucedido mas, não restava dúvida da morte da filha pois a roupa estava manchada de sangue. Ele entra no quarto e mata os dois pastores e a criança que estava com eles.

Dados técinicos

Produção – Suecia
Ano de lançamento – 1960
Duração do filme – 1 hora e 29 minutos
Elenco e personagens:
Max von Sydow …. Herr Töre
Birgitta Valberg …. Märeta Töre
Gunnel Lindblom …. Ingeri
Birgitta Pettersson …. Karin Töre
Axel Düberg …. Thin Hendsman
Tor Isedal …. Mute Herdsman
Allan Edwall …. Beggar
Gudrun Bost …. Frida
Oscar Ljung …. Simon

O filme tem uma bela fotografia em preto e branco, uma bela música, uma direção primorosa de Ingmar Bergman e um desemprenho magnífico de Max Von Sydow. Bergman nos apresenta um antagonismo entre o cristão e o pagão, o bem e o mal, o certo e o errado, o puro e o sujo, o sagrado e o profano. Um personagem muito interessante é a criança que vive na companhia dos pastores e que, pela má influência e companhia, termina pagando por um crime que não cometeu. Enquanto os pastores estupram Karin, ele fica apenas olhando, assustado.

Após mata-la, os pastores saem deixando a criança  tomando conta das cabras e, ao ver o corpo inerte de Karin, ele tenta fazer o que os assassinos não fizeram. Enterrá-la. E joga um pouco de terra sobre o corpo. Ao tentar comer a comida deixada por Karin, não consegue ingerir, com remorso pelo crime que fora ali presenciado por ele que não fez nada para evitar.

Ao final, há um conflito de consciência  do pai da virgem assassinada que não compreende como Deus permitira aquele crime brutal e tampouco fizera nada quando assistira ele matar os criminosos e até uma criança inocente. E promete que ali ergueria uma igreja.

O filme mereceu cinco estrelas.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Instrução adicional

Para assistir aos filmes deste blog você deverá estar inscrita(o) no Vk, site onde estão hospedados todos os filmes que aqui são disponibilizados. Após o registro no Vk , que você só precisa fazer uma vez, sempre que você for assistir a algum filme deverá primeiro fazer o login com seu email ou telefone registrado e a senha usada no registro. Para se registrar, acesse o link ao lado. Registro no Vk.

Para assistir ao filme abaixo, após ter feito o login no Vk, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Recomendações

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” ou “xx resposta(s)” no início da postagem no canto superior esquerdo. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog


Filme da próxima sexta-feira

Na próxima sexta, como é a última sexta-feira do mês, é dia de mais um filme da série Star Wars. Desta vez, o Blog Verdades de um Ser estará oferecendo o sexto episódio da saga. Star Wars VI – O retorno de Jedi.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “A fonte da donzela – Ingmar Bergman [Filme online]

  1. Denise

    Nossa, realmente um filme magistraol, como podemos ler pela sinopse. A eterna luta entre o bem e o mal e as questoes que surgem disso. Um filme talvez brutal, mas nao como os que sao produzidos hoje. Esses de hoje sao mesmo exagerados e sem motivo, eh so para mostrar sangue. Este tem conteudo! Ingmar Bergman, sempre O mestre. Um bom fim de semana! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

Os comentários estão fechados.