Modesty Blaise – Joseph Losey [Filme visto há 50 anos]

Share

Direção – Joseph Losey

O mesmo diretor de O acidente (1967), Joseph Losey dirige este longa com tal maestria que, apesar de ser de um gênero bastante explorado, ele transforma em original, o que é comum nos outros filmes.

Aviso

Este filme já foi publicado aqui no blog anteriormente. Seno entretanto em circunstâncias diversas das atuais, eu o publicarei novamente com alterações. Para quem quiser conferir as anotações do caderno sobre o filme basta clicar no link abaixo que será direcionado para a postagem original.

Postagem original de Modesty Blaise

Dados do meu caderno de anotações sobre cinema

Modesty Blaise foi visto no dia 04 de janeiro de 1967, uma quarta-feira, no Cinema São Luiz. Ele mereceu três estrelinhas e foi classificado por mim como destinado a adultos de sólida formação.  É um filme anglo-italiano. O gênero do filme é drama cômico de espionagem policial de ação, satírico de aventuras e ficção. O filme é colorido.

Minha opinião sobre o filme

O filme é muito bom. Trata-se de um ótimo divertimento, sem contar com os ótimos desempenhos dos protagonistas e a beleza de Monica Vitti. Um destaque à parte é o operador de câmera que, com o olhar de Joseph Losey, consegue cenas maravilhosas. Como destaque, a cena em que ele pega o castelo dentro do cálice de vinho como já mencionado na postagem original. Não é cansativo em momento algum e, a comicidade dosada das situações é muito divertida. Mereceu, como já disse, três estrelinhas mas, bem poderiam ser quatro. Gostaria muito de rever este filme.

Dados técnicos do filme

Produção – Inglaterra e Itália
Ano de lançamento – 1966
Duração do filme – 2 horas
Elenco e personagens:
Monica Vitti ……. Modesty Blaise
Terence Stamp ……. Willie Garvin
Dirk Bogarde ……. Gabriel
Harry Andrews ……. Sir Gerald Tarrant
Michael Craig ……. Paul Hagan
Clive Revill ……. McWhirter / Sheik Abu Tahir
Alexander Knox ……. Ministro
Rossella Falk ……. Mrs. Fothergill (como Rosella Falk)
Scilla Gabel ……. Melina
Michael Chow ……. Weng
Joe Melia ……. Crevier
Saro Urzì ……. Basilio
Tina Aumont ……. Nicole (como Tina Marquand)
Oliver MacGreevy ……. Homem tatuado
Jon Bluming ……. Hans

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *