Jaula amorosa – René Clément [Filme visto há 50 anos]

Filme visto há 50 anos
2
Share

Título original – Les  felins

Um filme com Alain Delon e Jane Fonda tem tudo para ser extraordinário. Les felins é um filme excepcional em todos os sentidos. Um roteiro fabuloso, interpretações primorosas e uma direção impecável.

Direção – René Clément

René Clément era considerado um dos melhores diretores do cinema francês. Teve a proeza de conseguir por três vezes o Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes, um dos maiores e mais famosos festivais do mundo. Os filmes foram A batalha dos trilhos (1946), Os malditos (1947) e Três dias de amor (1949).

Mas não para por aí. Ele ganhou também dois Oscars e O Leão de Ouro. Os Oscars foram para os filmes Três dias de amor em 1950 e Brinquedo proibido em 1952, ano em que ganhou também, pelo mesmo filme, o Leão de Ouro.

Aviso

Assim como os seis filmes anteriores postados aqui, com a legenda de Filmes vistos há 50 anos, este também já tem um post sobre ele aqui no blog com as anotações que escrevi no  meu cadernos de anotações de cinema em 1967.

Este filme foi visto no dia 21 de janeiro de 1967, um sábado, no cinema São Luiz. O filme é em preto e branco em tela pequena. A cotação moral atribuída por mim foi para adultos de sólida formação.

Estou postando-o novamente, sem estas anotações mas com informações diferentes das fornecidas na postagem anterior sobre o filme. A seguir, deixo um link para quem desejar conferir as anotações que escrevi no meu caderno de cinema sobre este filme.

Postagem anterior de Jaula amorosa

Dados técnicos sobre o filme

Produção – França e Estados Unidos
Ano de lançamento – 1964
Duração do filme – 1 hora e 37 minutos
Gênero – Drama psicológico romântico policial de ação e mistério com cenas de suspense.
Elenco e personagens:
Alain Delon como  Marc
Jane Fonda como Melinda
Lola Albright Barbara
André Oumansky como Vincent
Georges Douking como Clochard

Minha opinião sobre o filme

Considerei este filme excelente em todos os sentidos e mereceu cinco estrelinhas. O roteiro é uma adaptação de uma novela de Day Keene – Joy house – feita pelo próprio diretor, René Clément, ajudado por  Pascal Jadin e Charles Williams.

A trama é muito bem conduzida por Clément que consegue imprimir um bom ritmo nas cenas mostrando um homem enredado em uma teia cada vez mais envolvente e finalmente inoculado pelo veneno que o impede de fugir daquela Jaula amorosa.

Share

Que bom que você gostou Maisa. Para ver o filme você não deve procurar no VK. Lá você dificilmente encontrará pois os filmes estão codificados. Você deve, depois que conectar no VK, em uma outra guia ou janela do seu navegador, acessar a postagem do blog onde está o filme desejado e clicar na setinha dele, conforme as instruções.

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Filme visto há 60 anos
Motim das Escravas [Filme visto há 60 anos]
Share

Motim das Escravas Motim das Escravas foi um filme visto no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 22 de março de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. Trata-se de um filme ítalo-franco-americano em cores, que mereceu a cotação máxima na época em que …

Share
As pontes de Toko Ri
Filme online
As Pontes de Toko-Ri – Mark Robson [Filme visto há 60 anos]
Share

As Pontes de Toko-Ri – Filme visto há 60 anos As Pontes de Toko-Ri eu assisti a este filme no cinema Trianon em Recife – PE, no dia 15 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. O filme tem a direção de Mark Robson …

Share
O tesouro dos bandoleiros 1950
Filme visto há 60 anos
O Tesouro dos Bandoleiros [Filme visto há 60 anos]
Share

O tesouro dos bandoleiros O tesouro dos bandoleiros é um filme norte-americano que teve seu lançamento em 1950 e eu vi este filme no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 12 de abril de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. A direção é …

Share