Moulin Rouge – John Huston [Filme visto há 50 anos]

Share

Título original – Moulin Rouge

Moulin Rouge é um filme de 1952 realizado por John Huston sobre a vida do famoso pintor francês Toulouse Lautrec.

Direção – John Huston

Dentre os mais de cinquenta filmes da filmografia de John Huston, Moulin Rouge é, certamente, um destaque. John Huston dirigiu muitos filmes que se tornaram famosos como O tesouro de Sierra Madre (1948), Moby Dick (1956), O céu por testemunha (1957) e inúmeros outros. Foi também ator, sendo seu desempenho mais conhecido o de Noé no filme A Bíblia.

Dados técnicos sobre o filme

Produção – Inglaterra / Estados Unidos
Ano de lançamento – 1952
Duração do filme – 2 horas
Gênero – Drama romântico psicológico biográfico com críticas
Elenco e personagens:
José Ferrer…Toulouse-Lautrec / Conde de Toulose-Lautrec
Zsa Zsa Gabor…Jane Avril
Suzanne Flon…Myriamme Hyam
Eric Pohlmann…Picard
Colette Marchand…Marie Charlet
Christopher Lee…Georges Seurat
Michael Balfour…Dodo
Peter Cushing…Marcel de la Voisier
Katherine Kath…La Goulue
Theodore Bikel…Rei Milo IV da Sérvia
Muriel Smith…Aicha
Lee Montague…Maurice Joyant
George Lannes…Sargento Patou

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme no dia 31 de janeiro de 1967 no cinema Central em Afogados. Era uma terça-feira e o considerei Formidável, o que significava quatro estrelas e meia. Sua cotação artística foram três estrelas e a cotação moral para adultos.

O filme tem ótimas interpretações e uma direção muito bem conduzida por John Huston, que, como já foi mencionado, já dirigira vários filmes de sucesso, embora, dentre os citados, apenas um foi anterior a este. Mas há outros anteriores como Uma aventura na África (1951) e  Paixões em fúria (1948).

Ele também escreveu o roteiro deste longa baseado num livro de Pierre La Mure. Recebeu sete indicações ao Oscar, tendo arrebatado duas estatuetas.  Melhor filme, Melhor diretor, Melhor ator para José Ferrer, Melhor atriz coadjuvante para Colette Marchand, Melhor edição e, venceu as categorias Melhor direção de arte e Melhor figurino colorido.

É um filme colorido e exibido com tela pequena. Foi lançado em 2001 outro filme com o mesmo título mas, não se trata de uma refilmagem, apesar dos títulos coincidentes. No Brasil, este último filme recebeu um título adicional ficando Moulin Rouge – O amor em vermelho.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *