A ilha dos amores proibidos – Damiano Damiani [Filme visto há 50 anos]

Filme visto há 50 anos
3
Share

Direção – Damiano Damiani

O mesmo diretor de O dia da coruja (1968), Damiano Damiani foi premiado por este filme A ilha dos amores proibidos como Melhor diretor no Festival de San Sebastian em 1965.

Título original – L’Isola d’Arthuro

L’Isola d’Arthuro é verdadeiramente uma obra-prima do cinema italiano. Com uma música muito bonita de Carlo Rusticheli, uma direção muito bem conduzida de Damiani, ótimos desempenhos de seus protagonistas e uma belíssima fotografia em preto e branco A ilha dos amores proibidos ou L’Isola di Arthuro é um filme para deixar marcas.

Aviso

Este filme já foi postado anteriormente aqui no blog com as anotações feitas no meu caderno de cinema mas, em virtude de eu estar publicando todos os filmes a que assisti em 1967 na ordem cronológica em que os vi há 50 anos, estou publicando-o novamente. Evidentemente, com outros comentários e informações que não constam na postagem original. Para quem desejar ler o que escrevi na outra postagem, abaixo vai um link que direciona para ela.

Postagem anterior sobre este filme

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme no Cinema de Arte Coliseu no dia 11 de março de 1967, um sábado. Atribuí a ele seis estrelinhas e o considerei excepcional com cotação moral para adultos com reservas. Este filme apresenta uma visão diferente da mesma história do filme Profanação (1962) e que retrata a história de Fedra da mitologia grega. Ela é filha de Minos, rei de Creta e Pacifae e casa com Teseu, rei de Atenas. Teseu, antes de casar com Fedra, tinha tido um filho com Antiopa, chamado Hipólito que já era um jovem formoso. Fedra apaixona-se por Hipólito que não aceita a corte da madrasta. Esta para vingar-se, se suicida e deixa uma carta acusando Hipólito de ser o responsável.  Teseu, que estava na guerra, ao retornar e ler a carta, manda matar Hipólito.

Neste filme há apenas uma inversão dos papéis pois, quem se apaixona pela madrasta é o filho. Mas é um filme belíssimo. Não foi à toa que escrevi na outra postagem que ele dificilmente será superado. E, como sendo um filme especial em qualidade, não poderia deixar de receber as seis estrelinhas.

Dados técnicos sobre o filme

Produção – Itália
Ano de lançamento – 1962
Duração do filme – 1 hora e 40 minutos
Música – Carlo Rusticheli
Filme em preto e branco em tela pequena
Gênero – Drama psicológico romântico
Elenco e personagens:
Vanni De Maigret … Arturo
Key Meersman … Nunziata
Reginald Kernan … Wilhelm
Gabriella Giorgelli … Teresa, a prostituta
Luigi Giuliani … Tonino Stella, o preso
e ainda: Elvira Tonelli, Luigi Zerbinati, Michele Barone, Aldo Vinci, Ireneo Petrucci e Ornella Vanoni

Share

Como posso encontrar esse filme? Mas o nome correto é “L’isola di Arturo” – sem h. Na Itália se escreve “Arturo”.

Minha cara Tania, agradeço pelo comentário e pela correção. Vou corrigir. Na verdade, não sei a razão de eu ter colocado esse H pois postei uma foto em que aparece o nome do filme original sem o H. Mas agradeço. Quanto a onde encontrar, infelizmente não sei. Também gostaria de rever e já procurei muito em vão.

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share
Maciste contra os lanceiros 1961
Filme online
Maciste contra os lanceiros [Filme visto há 60 anos]
Share

Maciste contra os lanceiros Maciste contra os lanceiros é um filme em cores, ítalo-francês de aventura e fantasia, que vi no cinema Duarte Coelho no dia 31 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. Tem a direção de Leonviola e as participações de Mark …

Share