Revista Novo Horizonte – Lançamento 17a. edição

Share

Revista Novo Horizonte

Ontem, dia 15 de outubro de 2017, aconteceu o lançamento da 17ª edição da  Revista Novo Horizonte. O fato aconteceu no auditório da Infraero, no Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife – PE. Trata-se de uma Revista de Literatura editada pela escritora e poetisa Lourdes Nicácio e pela jornalista Raphaela Nicácio.

Com uma presença bem superior ao lançamento da edição anterior na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco ocorrida em 13 de dezembro de 2016, esta 17ª edição da revista trouxe uma novidade – o lançamento paralelo de um site para divulgação da Revista e dos seus autores na internet. O endereço é o www.edicoesnovohorizonte.com.br que já está disponível e tem um vusual muito bonito. Nesta edição, é feita uma homenagem aos 480 anos de Recife e aos 482 anos de Olinda, comemorados no último dia 12 de março. Está incluído nela um texto de minha autoria sobre as duas cidades que pode ser lido no link abaixo.

O que falar de Recife e Olinda?

No texto, destaco o surgimento de Olinda e, posteriormente, o crescimento de Recife. Embora à sombra da cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Recife hoje é muito mais em termos de desenvolvimento do que a antiga Marim dos Caetés. Na crônica falo das suas pontes e do Rio Capibaribe que a tantos poetas já inspirou. Falo ainda de seus edifícios e monumentos, de suas praças. E também de algumas de suas instituições como o famoso Castelo de Brennand ou da Oficina de Brennand onde se encontram variadas e belas obras em cerâmica.

Mas não só apenas eu, falo destas duas encantadoras cidades pernambucanas. Raphaela Nicácio, uma das editoras da revista, oferece uma bela homenagem reproduzindo uma redação com a qual recebeu a Menção Honrosa no Concurso Nacional de Redação Assis Chateaubriand em 1997. Este e outros textos, podem ser conferidos no sítio da revista no link acima. Aglaura Catão escreve um poema sobre a Rua da Aurora, Bartyra Soares escreve outro intitulado Ressurreição de Olinda, Lourdes Nicácio nos presenteia com o poema O Recife e o Capibaribe, e outros mais. Audálio Alves escreve o poema Assepsia reproduzido abaixo:

“Quando o mar do Recife
assim se banha,
o dia amanhece
em minhas
mãos.”

As homenagens da Revista

Myriam Brindeiro, uma das homenageadas da revista, pelos seus 80 anos de vida, oferece através desta edição da revista duas de suas composições – Recife das Pontes e Ladeiras de Olinda cujas músicas podem ser conferidas no Youtube através dos links acima.

Pelópidas Soares, pai da poetisa Bartyra Soares, sobre quem já escrevi alguns posts aqui no blog foi outro homenageado pelos seus 95 anos de nascimento. Para ele, Bartyra escreveu um poema que está na página 23 da revista e pode ser conferido no link a seguir.

Cantiga de ninar para meu pai

E, é claro, as homenagens especiais da Revista às duas cidades – Recife e Olinda que também podem ser conferidas no link acima. Abaixo uma foto dos presentes no lançamento.

Pois aí está. A nova edição desta revista literária já está no ar. Já está nas mãos dos apreciadores da arte literária e da cultura.

Se gostou, divulgue. Compartilhe esta postagem com amigos, parentes, conhecidos.

Curta a página do blog no Facebook. E convide outras pessoas a também fazerem o mesmo.

Deixe um comentário na postagem.

Inscreva seu e-mail para receber as novidades do blog.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *