O terminal – Steven Spielberg [Filme online]

Filme online
Share

Direção – Steven Spielberg

Steven Spielberg é um cineasta norte-americano que se tornou famoso pelos filmes com efeitos especiais. Um dos mais famosos é E.T. – O Extraterrestre (1982), mas também são famosos muitos outros filmes dele como Tubarão (1975),  toda a série de Indiana Jones (1981 a 2008), Jurassic Park (1993) e A lista de Schindler (1993). O filme O terminal, foi escolhido para ser o filme online oferecido a você nesta semana para você ver gratuitamente no blog Verdades de um Ser.

Mas em O terminal não encontraremos efeitos especiais. Encontraremos apenas uma situação extremamente inusitada mas baseada em fatos verídicos, vividos pelo personagem principal.

Dados técnicos sobre o filme

Direção – Steven Spielberg
Título original – The terminal
Ano de lançamento – 2004
Duração do filme – 2 horas e 8 minutos
Gênero – Comédia, dramática, romântico, psicológica, satírica
Elenco e personagens
Tom Hanks ………………… Viktor Navorski
Catherine Zeta-Jones …. Amelia Warren
Stanley Tucci ……………… Frank Dixon
Zoe Saldana ………………. Torres
Diego Luna ………………… Enrique Cruz
Barry Shabaka Henley .. Thurman
Kumar Pallana …………… Gupta Rajan
Chi McBride ……………….. Mulroy

Sobre este filme de Steven Spielberg

Viktor Navorski, cidadão do país fictício de Krakozhia, faz uma viagem para Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Um breve parêntesis

Fui pesquisar sobre o assunto e, na verdade, existe uma cidade cujo nome é Cracóvia, que fica na Polônia. Mas Krakozhia não existe. É um país fictício.

Fechando o parêntesis.

Ao desembarcar no aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, Viktor descobre que não é mais cidadão krakozhiano. Ele é cidadão de lugar nenhum. Seu país tinha sofrido um golpe militar enquanto ele viajava, Em virtude deste fato, seu passaporte não é mais reconhecido nos Estados Unidos, e Viktor fica impedido de entrar no país.

Também não pode mais retornar ao seu próprio país, ficando restrito apenas aos locais do aeroporto  aonde desembarcara. A Krakozhia não existe mais. Tem um novo governo e este suspendeu relações com todos os países indefinidamente. Não há mais voos nem saindo nem entrando no país. As fronteiras estão fechadas. Mas as implicações são muitas. Não é só o fato de Viktor ficar dentro do aeroporto impedido de sair. Ele não tem dinheiro, pois o que tinha perdeu o valor. Ganha alguns tickets de refeição mas perde quase todos ao tentar ajudar um garoto a fechar sua mala. E também não fala inglês nem compreende quase nada. Sua situação é desesperadora.

Ele faz amizade com os funcionários do aeroporto, ganhando deles a simpatia. Chega até a namorar com uma comissária de bordo de uma companhia aérea, com direito a um jantar à luz de velas, preparado pelos seus amigos, que ele conquistou com seu jeito desprendido e sincero.

Minha opinião sobre o filme

Este filme de Steven Spielberg é um dos melhores dele, sem dúvida alguma. A situação extremamente inusitada em que Navorsky se vê envolvido ao desembarcar no aeroporto de Nova Iorque é fantástica. Absurda e inverossímil mas, ao contrário do que possa parecer, é baseada em fatos verídicos. E, dá panos pras mangas para que os roteiristas – Sacha Gervasi e Jeff Nathanson – brinquem com o tema de forma brilhante. Nos primeiros 15 minutos do filme, instala-se uma situação desesperadora para Viktor Navorski.

Ele não é mais cidadão do seu país, que deixou de existir, não pode mais voltar para ele, pois as fronteiras estão bloqueadas, não pode entrar nos Estados Unidos, pois seu passaporte perdeu a validade e, consequentemente, seu visto foi cancelado, e está com seu deslocamento restrito, à área de circulação Internacional do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque. A partir de então, as situações vivenciadas por Viktor são as mais corriqueiras, e, ao mesmo tempo, mais improváveis de acontecerem com alguém.

O filme é magnífico! O desempenho de Tom Hanks é um dos melhores de sua carreira. A beleza de Catherine Zeta-Jones é de fazer o espectador embevecer, embora seu desempenho no filme seja muito fraco. E as situações hilárias em que ele se vê são divertidíssimas, embora algumas tenham se transformado em caricaturas pelo diretor. Mereceu quatro estrelinhas.

 

Observação importante

Este filme não está mais disponível para ser visto pelo público em vista da decisão tomada a partir  de 01/04/2020. Para saber mais leia o aviso na página 1 dos filmes online no link a seguir.  Aviso sobre a decisão

 

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Filme visto há 60 anos
Motim das Escravas [Filme visto há 60 anos]
Share

Motim das Escravas Motim das Escravas foi um filme visto no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 22 de março de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. Trata-se de um filme ítalo-franco-americano em cores, que mereceu a cotação máxima na época em que …

Share
As pontes de Toko Ri
Filme online
As Pontes de Toko-Ri – Mark Robson [Filme visto há 60 anos]
Share

As Pontes de Toko-Ri – Filme visto há 60 anos As Pontes de Toko-Ri eu assisti a este filme no cinema Trianon em Recife – PE, no dia 15 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. O filme tem a direção de Mark Robson …

Share
O tesouro dos bandoleiros 1950
Filme visto há 60 anos
O Tesouro dos Bandoleiros [Filme visto há 60 anos]
Share

O tesouro dos bandoleiros O tesouro dos bandoleiros é um filme norte-americano que teve seu lançamento em 1950 e eu vi este filme no cinema Duarte Coelho em Olinda – PE no dia 12 de abril de 1964. É portanto, um filme visto há exatos 60 anos. A direção é …

Share