Filme online
Share

Direção – Ernst Marischka

Ernst Marischka foi um diretor de cinema austríaco que só dirigiu três filmes na vida: a trilogia Sissi. Ele foi também o roteirista da série, baseando sua obra na vida da imperatriz austríaca Elisabeth, apelidada de Sissi.

Esta série fez. na época, enorme sucesso, ficando no inconsciente coletivo. Pergunte a qualquer pessoa no mundo inteiro com mais de 60 anos, quem foi Sissi, que certamente essa pessoa lhe falará desta trilogia que data de 1955 o seu início e 1957 o seu final. No ano passado completou-se 60 anos do lançamento do último filme da trilogia.

 

A história de Elisabeth, Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria (Abril, 24, 1854 – Setembro, 10, 1898)

Elisabeth Amalie Eugenie nasceu em 24 de dezembro de 1837 em Munique, Reino da Bavaria. Era conhecida como Sissi. Foi filha do duque Maximiliano e da duquesa Ludovika, filha do rei Maximiliano da Baviera (Bavaria).

Aqui vale uma explicação: Em algumas fontes pesquisadas, inclusive a péssima “rede da bola” (aquela que usa uma bola como logomarca), e na Wkipédia em português, encontraremos como sendo o nome verdadeiro da Imperatriz austríaca, Isabel. Em outros, é informado que o verdadeiro nome de Sissi era Elisabeth. Devido a essa divergência, resolvi pesquisar mais a fundo e descobri, afirmando aqui com segurança, que o verdadeiro nome de Sissi era Elisabeth e não Isabel.

Para embasar minha afirmação, cito algumas fontes seguras pesquisadas, inclusive a do Museu de Sisi, imperatriz da Áustria, na fonte original em inglês, citado no final deste post com o devido endereço eletrônico consultado para  o caso de alguém querer também tirar a prova.

Segundo o site citado, Elisabeth “entrou para história como a imperatriz da eterna juventude e beleza” (tradução livre). Tornou-se imperatriz quase que por acidente. A mãe (Ludovica), foi convidada pela irmã, a arquiduquesa da Áustria e mãe do imperador Franz Joseph, para visita-la, levando sua filha mais velha, Helene, que na época tinha 18 anos. Outra observação importante a se destacar aqui, abrindo um parêntese, é que não se traduz nomes próprios. Você encontrará em alguns lugares o nome do imperador como Francisco mas, ele se chamava Franz e não Francisco. Fechando o parêntese, a visita tinha por objetivo fazer a apresentação oficial da sobrinha, Helene, ao seu filho, o imperador, visando o casamento dos dois. Acontece que na hora da apresentação, o imperador ficou fascinado por Sissi e, anunciou que o seu casamento seria com ela, que na época, tinha apenas 15 anos.

Oito meses depois, aconteceu o casamento com uma pompa jamais vista na Europa., À solenidade, compareceu praticamente toda realeza europeia e, as suas festividades, prolongaram-se por uma semana.

Elisabeth tinha uma preocupação excessiva com sua beleza e esbelteza. Chegava a comer apenas meia dúzia de laranjas ao longo do dia, não acrescentando nenhum outro alimento à sua dieta.

Sua história ficou imortalizada pela trilogia Sissi, realizada pelo diretor austríaco Ernst Marischka, conforme já informado.

A trilogia Sissi

A trilogia de Ernst Marischka é formada pelos filmes Sissi (1955); Sissi, a imperatriz (1956) e Sissi e o seu destino (1957) foram os filmes que formaram esta famosa série. As filmagens foram realizadas na própria Áustria, na Ilha da Madeira e na Grécia.

 Sissi

O primeiro filme da trilogia, lançado em 1955, foi um sucesso estrondoso de bilheteria no mundo inteiro. Estrelado pela atriz Romy Schneider, o filme ocupa-se da vida de Sissi (apelido de Elisabeth) da sua vida familiar, desde o episódio do convite para levar a filha mais velha de Ludovica, Helene,  ao reino, para ser apresentada oficialmente ao imperador, até o momento do casamento de Sissi com ele. Até hoje este filme é a segunda maior bilheteria da Alemanha.

Diferentemente da história verdadeira, o imperador conhece Sissi sem saber que ela é sua prima. Pensa que é apenas uma camponesa pois estava pescando num lago, enquanto a mãe tinha ido com a irmã até a corte na Áustria.

Fiz uma postagem uma vez neste blog onde menciono este filme pois ele foi muito marcante em minha história. Se desejar, consulte o post Memória antiga.

Sissi, a imperatriz

 Este segundo filme da trilogia ocupa-se da vida de Sissi no palácio, e sua convivência com o marido e a sogra. Acaba o filme com a sua coroação na Hungria.

Sissi e o seu destino

 Neste terceiro e último filme da série, é apresentada a vida de Sissi como imperatriz e os sofrimentos e dificuldades pelos quais ela passa. Mostra a desenvoltura dela como imperatriz e a diplomacia e sabedoria de uma verdadeira governante. 

Observação

 Acabo de descobrir a razão da controvérsia a respeito do verdadeiro nome de Sissi. É que algumas pessoas desinformadas e incultas, acreditam que podem (e devem) traduzir os nomes das pessoas. E a tradução, isto é, o nome aportuguesado de Elizabeth ou Elisabeth é Isabel. Quanta ignorância!

Assista agora aos três filmes da trilogia Sissi. Basta clicar nas figuras abaixo, nas setinhas para direita. Os dois primeiros são dublados. O último é legendado.

Inscreva-se no novo Canal do blog Verdades de um Ser no Youtube para receber as atualizações.

Dê seu Like. Compartilhe.

Sissi – Dublado (1º Filme)

Sissi – Legendado (1º Filme)

Sissi, a imperatriz – Dublado (2º Filme)

Sissi, a imperatriz – Legendado (2º Filme)

Sissi e seu destino – Legendado (3º Filme)

Observação – Não existe ainda no Brasil o terceiro filme dublado.

Fontes consultadas

Museu Sisi, Viena, Áustria – Disponível em https://www.hofburg-wien.at/en/about-the-location/sisi-museum/ e consultado em 03/08/2018

Matéria de um programa da TV da “emissora da bola” disponível em http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/09/palacio-que-possui-14-mil-aposentos-e-atracao-mais-visitada-da-austria.html e consultado em 03/08/2018

Matéria do site Obvious intitulada  “Sissi, uma imperatriz e seus demônios” disponível em http://obviousmag.org/archives/2013/09/sissi_uma_imperatriz_e_seus_demonios_1.html e consultado em 03/08/2018

Matéria do site Mediateca intitulada “1854: Casamento de Sissi, imperatriz da Áustria” disponível em https://www.dw.com/pt-br/1854-casamento-de-sissi-imperatriz-da-áustria/a-800924 e  consultado em 03/08/2018

 

 

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share
Maciste contra os lanceiros 1961
Filme online
Maciste contra os lanceiros [Filme visto há 60 anos]
Share

Maciste contra os lanceiros Maciste contra os lanceiros é um filme em cores, ítalo-francês de aventura e fantasia, que vi no cinema Duarte Coelho no dia 31 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. Tem a direção de Leonviola e as participações de Mark …

Share