Pássaro engaiolado (entrevista com a autora)

Notícias ou dicas
1
Share

Entrevista com Tetê Mansur, autora do livro “Pássaro engaiolado”.

Entrevistador – Alberto Valença (AV)
 1. AV – Quando a senhora teve a idéia de escrever Pássaro engaiolado?
Tetê – A idéia ocorreu em minha mente ao me lembrar das diversas situações que Waldir – meu filho – passou antes de partir para o plano superior. Ele era o pássaro engaiolado que não teve oportunidade de expandir seus sentimentos, não teve liberdade de ação para divulgar seu grande talento musical e nem teve tempo de mostrar suas belas canções.
Ficou engaiolado, preso ao tempo, sem rima e sem rumo. Aguardava apenas a porta da gaiola abrir para se libertar e poder dizer: “Agora estou livre, não sou mais um pássaro engaiolado. O meu caminho agora é do “Lado de lá”. Um mundo sem fome e sem dor, um mundo que é feito somente de paz e amor.
2. AV – Como a senhora teve a idéia de fazer poesia? Como a senhora escreve? Os versos já saem prontos ou há algum retoque?
Tetê – Sempre gostei de ler. Tudo que escrevia, preferia fazer em versos. Alguns já saem prontos. Às vezes modifico para ter uma rima mais aprimorada.
3. AV – Conte um pouco sobre sua vida e sua obra.
Tetê – Apesar dos 82 anos, tenho uma vida feliz. Desfruto do aconchego familiar e isso é ótimo para vida do idoso. Sinto-me muito bem, com saúde e, o melhor de tudo é que tenho liberdade de ação. Pássaro engaiolado é o meu primeiro livro. Tem poesias minhas, de Rejane, de Rita de Cássia, de Ana Luiza e de Nathália. Posso dizer que é a Família Mansur em ação literária. Pelo visto agradou ao público pois, a primeira edição já está esgotada.
Tenho também dois cordéis editados: ‘Waldir Mansur”, onde relato a sua vida e “Menino triste – Homem feliz”, que falo sobre um menino pobre que se tornou um grande comerciante, rico e feliz.
Fiz também algumas poesias em parceria com Waldir, que colocou a melodia e hoje estão gravadas por Santanna, Glaucio Costa, Renato Campelo e Carlos Janduy. “Pra nunca mais tu me deixar”, Lembranças”, Êta saudade danada” e outras ainda inéditas que serão gravadas no próximo ano.
4. AV – Sua leitura preferida é poesia ou prosa?
Tetê – Minha leitura preferida é a que é escrita em versos. Identifico-me com a poesia.
5. AV – Qual a sua dica para quem quer fazer poesia?
Tetê – A poesia é a escrita em versos. Para se ter uma leitura agradável é necessário que esses versos também tenham uma rima envolvente, tanto no fim como no meio da frase.
6. AV – Qual o comentário sobre o seu livro que mais lhe agradou?
Tetê – “ Essa poesia é a minha cara! Parece que foi feita pra mim.” Ouvi isso várias vezes. Isso é a identificação do leitor com a minha escrita.
7. AV – Quais os seus poetas favoritos?
Tetê – Não tenho especificamente um poeta favorito. Identifico-me mais com algum poeta popular, que faça versos em forma de cordel.
8. AV – Qual o seu passatempo preferido?
Tetê – Meu passatempo preferido é “bater perna”, sair com minha neta, Amanda, pra ir ao cinema, fazer compras e passear por aí.
9. AV O que foi mais gratificante no lançamento deste livro?
Tetê – Ter reunido os familiares e amigos numa ocasião tão importante para mim.
10.  AV – Qual o seu projeto para 2014?
Tetê – Lançar um livro de contos e publicar um cordel que já está na “forma” – A vida de Tetê Mansur.
Continuo escrevendo, já estou com 3 contos prontinhos para se juntarem aos tantos que pretendo ainda escrever e, o pior, é que tem que ser pra ontem.
O tempo está passando, a idade avançando e a cabeça… como estará dentro em breve?

Tenho mesmo é que correr contra o tempo. Tô indo! Até breve com a minha nova escrita. Aguardem. Vem coisa boa por aí.

O livro pode ser solicitado pelo e-mail da autora [email protected] pelo preço de R$ 20,00 (vinte reais). A primeira edição já está esgotada mas a segunda já está no prelo e, nos primeiros meses de 2014 deve ser publicada. A distribuição ocorrerá por ordem dos pedidos.

Caso resida em Recife ou Olinda a encomenda não será acrescida de frete, caso contrário poderá ser enviada por PAC através dos Correios, sendo o comprador responsável pelo frete.

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share