Minhas verdades através dos livros
3
Share

Estrada para Yellow Rose, Surya Bueno, Elysion Editora 

Estrada para Yellow Rose – Liana por Surya. Revisão: Regina Andrade de Souza. 3ª ed., Elysion Editora, São Paulo, 2018/2020, 416p.

Estrada para Yellow Rose - capa
Surya Bueno (que também se assina Surya Aab) é a 105ª membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira. É uma jornalista e escritora apaixonada pela Sétima Arte (Cinema). É paulistana e nasceu no dia do aniversário de Olinda e Recife, 12 de março. Completa este mês 47 anos, e por mero acaso, estou publicando esta resenha, que já venho devendo desde o ano passado, exatamente no mês do seu aniversário, que só hoje descobri, dia 04 de março de 2021, dia que iniciei a escrever esta resenha.

Surya começou há um bom tempo, para ser mais preciso, na década de 80 no século passado, criando fanfics1 e fanzines2 de forma ainda rudimentar. Segundo ela própria, com uma máquina de escrever (coisa quase pré-histórica)3. Ela criava os textos colando imagens, que recortava de revistas na folha, e formando assim um jornalzinho. Depois tirava xerox para distribuir com o seu fã clube enviando pelos correios. Uma coisa bem primitiva. Muito antes de surgir a internet.

Surya Bueno
Surya Bueno

O início do meu trajeto na “Estrada para Yellow Rose”

Em 11 de agosto de 2021, a Amanda Novel da Editora Elysion, entrou em contato através do e-mail de contato deste blog Verdades de um Ser, para saber se meu email ainda estava ativo. Só no dia 25 deste mês que respondi, e fui informado, que em breve receberia novidades.

Em 06 de setembro, recebi um link para baixar o livro, com o compromisso de fazer uma resenha sobre ele. Mas estava muito cheio de compromissos e não dei importância, até que o início deste ano, quando recebi outro e-mail dela, desejando saber se eu ainda tinha interesse em escrever a resenha.

Foi só quando tomei consciência de que tinha um compromisso. Perguntei se havia prazo, pois ainda continuava assoberbado de atividades, e fui tranquilizado de que poderia fazer no meu ritmo. Mesmo assim, não sei ficar devendo as coisas. E fui começar a tentar escrever a resenha, mesmo fazendo uma leitura dinâmica do livro, pois não teria tempo, de forma alguma, de lê-lo com mais vagar.

Tomando uma decisão

Foi quando fui pesquisar a respeito da autora, e das resenhas já realizadas sobre esta “Estrada para Yellow Rose“. Minha primeira descoberta foi a de que eu teria dificuldade para ler o livro, pois é um gênero que, realmente, não simpatizo. A segunda foi a de que há pouquíssima informação sobre a autora. Cheguei mesmo a escrever para editora para tentar obter algum material, mas pedi que desconsiderassem meu pedido poucas horas depois, pois consegui encontrar algumas informações, ainda que poucas. Finalmente, descobri que teria dificuldade também de finalizar a leitura pois o livro tem, nada menos, que 416 páginas! 

Eu me senti lendo a Saga Game of Thrones, do George R. R. Martin, que nunca tive coragem sequer de abrir o livro pra ver como eram as páginas. Cheguei a comprar um dos exemplares, mas nunca o abri nem por curiosidade.

O fato de ela ser apaixonada pela sétima arte já me aproxima dela, e já me faz olhar para seu livro com outros olhos.

Os personagens do caminho da Estrada para Yellow Rose

Liana é a protagonista. Não é à tôa que seu nome está como subtítulo do livro. É uma segurança de um hospital de Yellow Rose que havia sofrido um acidente e por conta disso, há uma perda de alguns fatos em sua memória.

O personagem de maior destaque, além da protagonista é o Dylan. Não explorarei nada sobre o mesmo para não fazer spoilers. Apenas destaco o que já mencionei em outro local desta resenha: ele se envolverá com Liana, que se apaixona por ele desde o primeiro momento.

Lion é um outro personagem de destaque, ao qual somos apresentados logo no primeiro capítulo. Trata-se de um vampiro, cuja inspiração, acredito, tenha sofrido influência de Christian Grey dos Cinquenta tons de Cinza.

Premog é um lobisomen que também toma forma de homem. Trabalha com o irmão de Liana e é seu parceiro.

Mike é um enfermeiro que trabalha junto com Liana no hospital e é seu fiel amigo, assim como também Beth, também enfermeira, melhor amiga e confidente de Liana.

Dr. Diego é o diretor do hospital e amigo de Liana. Foi o responsável pela colocação de Tye, irmão de Liana no hospital como chefe administrativo.

Tye e Sussie, são o irmão e a cunhada de Liana, que moram próximo a ela em Yellow Rose desde o acidente de Liana.

Além de muitos outros personagens fantásticos, que não posso mencionar para não fazer spoilers. Mas você encontrará no caminho vampiros, lobisomens, lobos do tamanho de cavalos, e outros seres fantásticos de lendas urbanas. E até seres mitológicos como deusas e gnomos.

𝗦𝗶𝗻𝗼𝗽𝘀𝗲 de Estrada para Yellow Rose

“As cidades, assim como as pessoas, parecem todas iguais e comuns à primeira vista. Só o tempo vai revelando o que cada pessoa e cada cidade esconde ou ignora. Liana Morgan é uma sobrevivente. Órfã, vai morar com o que restou da família, o irmão e a cunhada, em Yellow Rose. Subitamente ela é arrancada da sua vida comum quando crê ter testemunhado um acidente na estrada. Envolvida numa trama em que suas certezas sobre a vida parecem se diluir diante dos personagens e acontecimentos fantásticos que se sucedem. Liana precisa mergulhar numa aventura que a levará a encontrar sua própria história e a descobrir a assustadora trilha que a levará a revelações extraordinárias nesse mundo com lendas urbanas.” (Texto extraído do site oficial do livro)

Site oficial do livro

#estradaparayellowrose #liana #suryaautora

Minha leitura de Estrada para Yellow Rose

Quando iniciei a leitura, nunca imaginei que fosse me agradar. Acreditava que iria interrompê-la logo no início e faria uma análise rápida, fazendo críticas e coisa e tal. Lêdo engano. Quando comecei, não consegui mais parar. Em um dia li mais de cem páginas e no dia seguinte tinha acabado a leitura.

O livro é gostoso, apesar das fantasias e ilações meio fora da realidade da autora. Mas é muito bem construído com uma trama bem fundamentada e personagens bem críveis. Mesmo os da fantasia. E a narrativa é gostosa e leve. Você nem sente que está lendo. Quando vê, já se foram dezenas de páginas.

Estrada para Yellow Rose
Página inicial do livro

A narrativa está distribuída em dezenove capítulos, sempre despertando emoções e o interesse do leitor para continuar a leitura. Surya se desincumbiu muito bem deste detalhe. Chega a haver até um certo suspense. Segundo o próprio site do livro, esta saga terá uma continuidade. Assisti a uma entrevista com a autora, em que ela afirma que serão quatro volumes. Este é dedicado a Liana, a protagonista da história, outro será dedicado a Dylan, um importante personagem que se envolverá com Liana, e os outros dois livros da saga ainda não se sabe, ou eu não consegui ainda descobrir.

Entrertanto, há um primeiro livro que inicia a trama, anterior a este “Estrada para Yellow Rose – Liana“. Trata-se de uma edição de pouco mais de setenta páginas, editado por Surya e distribuído para poucas pessoas mas, aparentemente, não mais disponível. É o Estrada para Yellow Rose – o Primeiro Yanmir. Não consegui descobrir muita coisa sobre este. Mas tenho a capa para compartilhar.

Estrada para Yellow Rose

Um dos pontos altos do caminho

Uma coisa que achei genial do livro foi a passagem de Portais para chegar a outras dimensões. Os chamados Portais Interdimensionais. Muito bem arquitetadas todas as ligações e o retorno à realidade. Como a que ocorre, por exemplo, no capítulo 7, no qual Surya introduz uma cidade de Arco-íris belíssima, apresentada a Liana por Dylan. Na verdade, ele apenas proporciona isso a Liana. Quem apresenta no novo portal a ela é seu amigo Mike. Nisso Surya está realmente de parabéns.

Não quero explorar muito a história para não fazer spoilers mas recomendo com veemência a leitura deste livro fantástico. Mereceu quatro estrelinhas.

Um pouco da história sobre a criação de Surya

Este mesmo, já está na sua terceira edição. Mas, ao contrário do que pensei inicialmente, não foram edições consecutivas por conta de terem sido esgotados todos os livros da edição anterior, como geralmente ocorre quando um livro é reeditado.

Neste caso, a primeira edição foi elaborada para participar de um concurso da Amazon. A história foi criada em 20 dias. Houve muitas falhas, como é natural, e a narrativa não foi exatamente a mesma desta terceira edição.

A segunda edição, foi semelhante à primeira, talvez com alguns ajustes, mas sem muitas mudanças e a autora a disponibilizou no Wattpad. Com as interações das leitoras, Surya foi construindo novas narrativas e enriquecendo os detalhes dos personagens e descrições, embora mantendo a mesma essência original.

Um dos livros prediletos da autora é “História sem fim” de Michael Ende, então, logicamente, Ende lhe causou muitas influências para a criação dos personagens da história de Estrada para Yellow Rose. Mas também se influenciou com personagens de filmes como Highlander, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Guerra nas Estrelas (que agora é Star Wars), Cavaleiros do Zodíaco, etc.

Um parêntesis (Bonita  Springs)

Bonita Springs é uma cidade localizada no Estado americano da Flórida, no Condado de Lee. Foi incorporada em 31 de dezembro de 1999. Por mero acaso, a autora ao criar a cidade de sua história, não imaginou nunca que ela realmente existisse. Mas só veio a descobrir isso bem depois da história concluída.

Bonita Springs

E tem uma casinha linda que a autora afirmou ser a casa de Liana. Veja que linda.

Casa de Liana em Yellow Rose

De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 120,1 km², onde 100 km² estão cobertos por terra e 20,1 km² por água.

Segundo o censo nacional de 2010, a sua população é de 43 914 habitantes e sua densidade populacional é de 439,26 hab/km². Possui 31 716 residências, que resulta em uma densidade de 317,24 residências/km².

Site oficial da cidade

TripAdvisor

Editora Elysion

Esta editora me surpreendeu e me deixou bem feliz pela postura em relação ao autor. O setor de divulgação deles é simplesmente fantástico! Fiquei muito impressionado com a atenção que eles dão ao autor. O contato de Amanda Novel comigo, muito profissional, (destaque-se), foi cativante. E a Surya não é nenhuma celebridade internacional. Sequer é celebridade nacional. Mas a editora Elysion a tratou como se fosse.

Isso me deixou realmente impressionado. Se eu tiver que publicar algum livro outra vez, certamente, será a primeira editora que procurarei.

E, talvez por ser o aniversário da autora, neste mês de março, ela está fazendo uma ação de divulgação maravilhosa. Veja no cartaz abaixo. Você pode baixar o livro “Estrada para Yellow Rose” até o dia 07 de março gratuitamente para o seu Kindle.

Estrada para Yellow Rose

Clique no link para a leitura coletiva, em março 2021 grátis na Amazon.

_____

Notas

  1. Fanfics é uma corruptela da palavra fã de ficções científicas, ou fanfictions em inglês.
  2. Fanzines é, do mesmo modo, uma corruptela das palavras fã de magazines
  3. Máquina de escrever era um dispositivo usado por escritores, e principalmente, repórteres, para escrever seus textos. Abaixo uma imagem de uma dessas relíquias. Era semelhante a um teclado de computador, sendo que ao se teclar alguma letra, ela levantava uma alavanca que pressionava uma fita tintada no papel e aparecia a letra no mesmo. O ruim era quando se errava pois precisava passar um corretivo e ficava um trabalho sujo.

máquina de escrever

Share

Impressões mais que perfeitas e tudo se encaixa em pertinentes relatos.
Estrada para Yellow Rose me encantou desde o início, quando olhei a capa e o titulo. Sou fã de realismo fantástico e fiquei meio doida querendo um exemplar; até qye tive a sorte de ganha-lo, juntamente com um kit representativo de elementos importantes dentro da trama.
Parabenizo pelas descrição perfeita.
Sou fã de todas as histórias da autora!

Impressões mais que perfeitas e tudo se encaixa em pertinentes relatos.
Estrada para Yellow Rose me encantou desde o início, quando olhei a capa e o titulo. Sou fã de realismo fantástico e fiquei meio doida querendo um exemplar; até qye tive a sorte de ganha-lo, juntamente com um kit representativo de elementos importantes dentro da trama.
Parabenizo pelas descrição perfeita.
Sou fã de todas as histórias da autora!

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share