Violência em Recife.
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Recife, violência
Será que precisava uma repórter americana vir a Recife para despertar nos repórteres locais seu dever, mostrando-lhes as ferramentas disponíveis para combater a violência?
Precisava que fosse dito por um estrangeiro, que um lugar onde a criminalidade tem a impunidade como seu maior trunfo, que uma cidade onde a solução dos crimes de homicídio atinge a vergonhosa cifra de apenas 1% (um por cento!!!), é preciso que a indignação e inquietação da imprensa tenham o mesmo tamanho da violência plantada no Estado?
Mas, que bom que a palestra proferida por esta repórter estrangeira, ganhadora de um Pulitzer, tenha provocado repercussões positivas!
Verdades ouvidas com certo incômodo, segundo a repórter Luce Pereira, do diario urbano do Diario de Pernambuco pois sempre nos incomoda muito recebermos críticas de estrangeiros, trouxeram um salto de qualidade no pensamento e na postura da imprensa local. Deus queira!
Vamos torcer para que, a imprensa faça, o que o Poder Constituído está com dificuldades para proporcionar aos cidadãos o que lhes é devido – especialmente a sua segurança, garantida constitucionalmente. Dessa forma, oremos para que nossa imprensa possa colaborar de forma mais efetiva para uma melhora na situação caótica que se encontra atualmente a Segurança Pública em nossa querida Veneza Brasileira.
Violência, Impunidade… É o que, nós, moradores do bairro da Iputinga, aqui no Recife, vivenciamos ainda nesta semana. Os marginais estão á toda, mandam e desmandam, a ponto de, em dois dias seguidos, pararem dois coletivos, (um a cada dia) lotados de trabalhadores e estudantes, mandaram os passageiros descerem e atearam fogo, destruindo totalmente os ônibus. As pessoas entraram em pânico, felizmente não saiu ninguém ferido, fisicamente, porque a ferida da indignação, fica! E não bastando o transtorno do ocorrido, os moradores ainda ficaram, por quase dois dias, sem coletivo para se deslocarem para seus compromissos. Porque os empresários resolveram que seria a melhor solução, para não perderem mais do seu patrimônio, até a Secretaria de Segurança tomar uma posição. E haja A-B-S-U-R-D-O!!!!