Trabalhos voluntários
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Voluntariado
Hoje resolvi escrever um pouco sobre o trabalho voluntário.
Creio que uma das coisas que mais pode realizar um ser humano é o serviço.
Quando nos doamos para o outro, as coisas fluem como água numa cachoeira.
Poder dar de si o que temos de melhor, só pode engrandecer a nossa personalidade alma e, desse modo, aprimorar a humanidade.
Eu também faço trabalhos voluntários. Já participei de grupos que entregavam um prato de sopa aos desabrigados pelas ruas da cidade, já entreguei cestas básicas a pessoas necessitadas, já participei de várias tardes em abrigos de velhinhos conversando com eles, (mais ouvindo) e dando um pouco de amor, já fiz palestras em comunidades carentes sobre cidadania, já pratiquei sessões de cura através de cromoterapia…
Atualmente estou pretendendo desenvolver um trabalho de conscientização junto a comunidades carentes. Este trabalho visará esclarecer as pessoas dos direitos que elas têm e dos deveres que precisam cumprir mas, sobretudo, do poder que têm com o seu voto. Para que serve o voto, como cada um pode melhorar a comunidade através do voto. Esclarecer as pessoas para que elas não se tornem massa de manobra de políticos corrutos e inconsequentes.
Servir é um ato de amor.
Quando nos oferece a Senda, a oportunidade de servir, o Mestre interior nos ensina a dedicarmos nossa energia de forma pura e desinteressada. O servir, sempre é uma doação. E doação, para ser verdadeiramente doação, precisa estar impregnada do altruísmo.
Não há serviço se esperamos alguma coisa em troca. Não há serviço sequer, se recebemos alguma coisa em troca! Ainda que não o desejemos receber.
A Luz Maior só é alcançada no momento do serviço.
Na Ordem Rosacruz aprendi isso. Mas o que é a Ordem Rosacruz?
Segundo o site oficial da AMORC, “A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz.”
O mais maravilhoso de tudo isso, é que quando doamos de forma altruística, as coisas nos chegam espontanemente. O Cósmico nos presenteia de todos os modos. As oportunidades aparecem de todas as formas e em todos os momentos. E quanto mais recebemos, mais precisamos doar.
E isso tudo gera uma outra coisa muito importante – a circulação da energia, a properidade.
Nenhum pagamento é mais gratificante do que a expressão que vemos nos rostos dessas pessoas a quem damos o nosso amor.
Meu Querido Alberto,
Parece-me que cada um boa descoberta acontece. Fiquei muíto feliz por saber de suas ações sociais. Por isso, ainda acho que poderemos curar o mundo. Oferecer as mão ao serviço não é dá ofertas aos necessitados, é sim explicar o sentindo melhor de nossa condição humana.
Minha admiração mais uma vez e sucesso e paz sempre.
Paulo Barata