Mudanças.
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Alberto Valença Lima, aperfeiçoamentos, Transformações
Passamos em nossa vida por diversos momentos de mudanças. Mudanças de pele, mudanças de idade, mudanças de visual, mudanças de endereço, mudanças de degraus de aprendizagem escolar, mudanças de condição social, mudanças de humor, mudanças até de objeto de amor. Em geral, as pessoas não gostam de mudanças. É até uma coisa natural, uma vez que tal sentimento está de acordo com uma das leis da natureza – a lei da inércia. Newton, ao formular tal lei, conseguiu captar a mensagem que o Criador, em sua infinita sabedoria, transmite aos corpos desde o limiar da criação. Toda a matéria, tem como propriedade intrínseca, a de resistir a mudanças em seu estado de movimento atual. A essa propriedade, Newton denominou de inércia.
Quando manifestamos uma tendência de mantermos o nosso status quo estamos, em algum grau, demonstrando a Lei da Inércia. Se temos dificuldade, por exemplo, de mudar de opinião, isso não deixa de ser uma manifestação da lei de Newton. Se precisamos empregar algum esforço para sair de uma situação para outra, isso acontece por causa da Lei da Inércia. Embora esta lei não tenha sido formulada nesse campo, pode-se perfeitamente, fazer o paralelo, a equiparação.
Em relação ao movimento dos corpos, para vencer esta inércia, é necessária uma força. No caso de nossas mudanças de comportamento, nossas mudanças interiores, o início de um novo ano, quase sempre, funciona como uma força motivadora para promover mudanças. As pessoas fazem propósitos, estabelecem metas, assumem compromissos.
E começamos 2008. Não gosto dos anos pares mas, no caso de 2008, ele está sendo o início de uma nova vida. Como disse no princípio deste texto, ao longo da vida passamos por muitas mudanças. Talvez pelo fato de 2008 representar numericamente o princípio, eu assumi para mim, o desígnio do ano 2008 que tem a soma de seus algarismos igual a unidade. Por ser um, é o início. Por ser início, é promissor. Por ser promissor, é crescimento.
Que todos tenham um 2008 de crescimento, de aperfeiçoamento, de muits conquistas, de muita paz. A Paz Profunda que os rosacruzes se empenham por conseguir ao longo da vida com seus estudos.
Meu Querido Alberto,
Forte é a força do brilho do olhar e o sorriso que se faz mesmo com a boca fechada. A vida é movimento e vontade e você falou lindamente essa verdade.
Que seja par ou ímpar, o ano terá nossas marcar e você bem sabe que o faz com encantamente e maestria.
Seja e faça muíta gente feliz!
Do amigo Paulo Barata