Páscoa e renascimento.
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas, Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Alberto Valença Lima, Páscoa, renascimento
A páscoa é marcada por um momento de renovação. Por ser uma festa cristã em que se celebra o renascimento de Jesus Cristo, também marca para todos um momento de renovação. Renovação que representa ao mesmo tempo renascimento, revisão de valores, mudança de comportamento e também libertação, agradecimento, celebração.
Segundo pesquisas, apenas 2 entre 10 crianças sabem o verdadeiro significado da páscoa. E, se formos mais além, acredito mesmo que só 3 ou 4 adultos em cada 10 saibam a verdade sobre esse tão fascinante assunto.
A palavra páscoa origina-se do hebraico. O termo “Pessach” de onde provem a palavra em questão, significa “passagem por cima“. Consta no livro de Êxodo que os judeus foram guiados por Moisés sob a orientação divina, para fora do Egito, na época sob o reinado de Ramsés II e, dessa forma, alcançando a libertação da escravidão em que viviam após transporem o Mar Vermelho.
É relatado também neste mesmo livro bíblico, que Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito ordenando aos judeus que marcassem com sangue de cordeiro as portas de suas casas como um sinal para evitar a visita deste anjo. Todos os hebreus foram preservados e todos os primogênitos egipcios morreram ao amanhecer o dia. Com esta praga, o faraó convenceu-se a libertar os judeus que festejaram assim sua passagem para liberdade.
Por este motivo, os judeus passaram a celebrar na mesma época do ano a Páscoa. Os pagãos também comemoram esta festa com celebrações pela chegada da primavera. Dentre os vários ritos conhecidos, um dos mais famosos é o ritual do gamo-rei, que povoa a célebre lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Estes rituais celebravam e cultuavam a Mãe Terra e sua fecundidade mais acentuada na primavera, quando toda a natureza se prepara para a procriação, renovação, renascimento após sua longa morte no inverno. O próprio nascer do sol, torna-se um renascimento após o inverno. Isto é celebrado desde a pré-história, ficando a dúvida de se seria mesmo a páscoa uma festa de origem cristã.
Mas Jesus trouxe um novo significado para a páscoa. Com sua morte e ressurreição, ele mostra a necessidade de renovação, de aprimoramento, de mudanças.
Nesta data, quero desejar a todos os meus amigos e irmãos, muita iluminação divina, e que ela venha a proporcionar a cada um a necessária e saudável renovação. Que a libertação se torne uma meta de muitas conquistas e vitórias. Que possamos sempre agradecer pelas graças recebidas na medida de nosso merecimento. Que as sublimes vibrações de Luz, Vida e Amor sejam perenes em nossas vidas.
Nenhum comentário