Uma grande injustiça no Trofeu Imprensa para Entrevistadores
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: De frente com Gabi, SBT, Trofeu Imprensa, Trofeu Internet
Não gosto quando pessoas que têm uma função definida se valem dela para beneficiar seus próprios interesses. Esse é o caso por exemplo de um deputado, senador, presidente, governador, etc., que usam seus mandatos (outorgados pelo povo para legislarem ou governarem em favor SEMPRE da colevidade), para beneficiar-se particularmente ou a um pequeno grupo de algum modo. Isso é simplesmente intolerável.
Mas o motivo desta postagem não é para criticar a atitude de algum político desta vez.
Ontem, estava assistindo no SBT a eleição e entrega do prêmio Trofeu Imprensa e Trofeu Internet para os artistas da TV brasileira. Na maioria das votações, concordei com as posições dos membros do júri mas, em uma em particular, discordei radicalmente. Justamente porque, ao invés de exercerem as suas funções de críticos e julgarem aquilo para o que estavam ali, alguns críticos usaram seus votos para beneficiar uma pessoa em especial, que no meu entender nem merecia tal homenagem mas, não é por isso que discordei. Cada um tem todo direito de emitir seus valores e suas opiniões livremente mas, no caso de um crítico que está julgando alguma coisa, é sua OBRIGAÇÃO, analisar o que está sendo julgado e não, desviar completamente seu julgamento para benefício de alguém sem julgar nessa ocasião, o mérito da pessoa e sim, algum outro valor qualquer, que nenhuma relação tenha com o que está sendo julgado como, por exemplo, a fragilidade ou a luta que a pessoa esteja vivendo ou tenha empreendido, como foi o caso em questão. E uma coisa que também é obrigatória para um jurado – ser imparcial, o que não ocorreu na situação descrita.
Alguns jurados, julgando quem merecia o trofeu de melhor entrevistador(a) de 2010, escolheram Hebe Camargo, não por ela ser a melhor entrevistadora (e isso foi manifestado no voto) e sim, porque ela estava frágil e tinha empreendido uma grande luta contra um câncer. Nada contra o destaque da apresentadora em questão mas, isso não estava sendo julgado ou pelo menos não deveria e sim, quem tinha o melhor programa de entrevistas. Ora, dentre os três apresentados, sem dúvida alguma, a melhor entrevistadora era Marilia Gabriela. A terceira pessoa era Jô Soares mas, o que me deixou revoltado foi, a maioria dos jurados escolherem Hebe. Mas, como disse, não me revoltei por discordar e sim pelo fato de a escolha ter sido motivada por uma coisa totalmente independente do valor que deveria ter sido julgado.
Nenhum comentário