O respeito ao outro
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: dignidade, franqueza, respeito ao outro
Hoje tive uma idéia maravilhosa! Tudo aconteceu a partir de um comentário de minha exprofessora – Anna Paula – num post anterior. Nem estava consciente que este blog já tem quase cinco anos!! Até merece comemoração!!
Bem, mas esse blog já tem quase cinco anos e eu escrevi tão pouco nele… E olhe que eu escrevo muito! Já escrevi mais, é verdade, mas nada justifica eu ter escrito tão pouco nele. Então pensei: e se eu colocasse aqui algumas das respostas que dei no Yahoo Respostas? Afinal, esse blog surgiu por causa daquele site!
Então resolvi que, a cada dia, vou publicar aqui, uma das respostas que dei no Yahoo Resposta. Assim eu deixo registrado em um só lugar, tudo junto, algumas das minhas respostas naquele site. Ao menos as que julgo mais importantes. E a primeira que escolhi foi para a seguinte pergunta:
Alguém fez este comentário: Li uma resposta sobre se apaixonar por outro(a) ontem. A pergunta era sobre o que deveria fazer e por que se apaixonou por outra(o) estando comprometido(a). Meu qustionamento é o seguinte: Hoje as pessoas não tem mais respeito umas pelas outras, dizem que nada pode ser feito, que se isso acontecer deve-se deixar o(a) companheiro(a) e ir ser feliz. Na minha opinião isto acontece porque com tanta modernização ninguem tá satisfeito e sempre procura algo melhor. Não observam o(a) companheiro(a) acham que pode ter algo melhor lá fora etc… A tv está acabando com a estima das pessoas, o mundo tá mesmo perdido, como ter um relacionamento sério com todos pensando que tem sempre algo melhor pra se conhecer? Se houvesse respeito os problemas seriam sempre resolvidos a dois e não simplesmente se trocando de parceiro como se fosse de roupa ou sapato. Dê sua opinião sobre o assunto.
Minha resposta, que foi escolhida pela autora da pergunta como a melhor, foi a seguinte: Olha, existem grandes diferenças entre falta de respeito e o que pode ser provocado por desejo de progredir, crescer, melhorar.
No mais das vezes, as pessoas agem mesmo como você relatou. Por causa do egoísmo, do descaso e falta de sensibilidade, fazem o outro sofrer em nome de sua própria felicidade e/ou auto-realização.
Mas não é verdade que, para se conseguir isso, seja necessário fazer o outro sofrer. Nem tampouco, que só se deve pensar em si próprio e o outro que se dane.
Se você age com respeito e dignidade, pode até acontecer que, estando com alguém, venha a encontrar outra pessoa que lhe balance as estruturas e lhe obrigue a desfazer o antigo relacionamento para ser feliz. Mas isso só é válido, se você não estiver procurando essa situação. Se, sinceramente, você respeitar seu antigo parceiro. Mas também, quando isso acontece, você tem caráter e dignidade suficientes para mostrar a seu antigo parceiro que não tem condições de ficar com ele e que precisa desfazer a relação, por respeito a ele e a você. E que você não está fazendo aquilo porque não se importa com ele ou com seu antigo relacionamento.
Não é a mesma coisa de você estar pouco se lixando para o outro e só interessa a sua felicidade. Não generalize.
Sobre a imagem deste post (que na verdade merece um outro post), só queria fazer um comentário: achei genial a idéia que ela passa. Algumas pessoas desconhecem o respeito ao outro quando deveriam ser as mais respeitosas.
E, em nome da alteração que estou promovendo, resolvi também mudar o visual do blog. Espero que meus 3 ou 4 visitantes aprovem a mudança.
Nenhum comentário