Mensagem de Renovação
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Ano Novo Rosacruz, Páscoa, renovação
Ano Novo e de Páscoa são momentos de renovação. Os rosacruzes comemoram o Ano Novo no dia do equinócio da primavera no hemisfério norte, ou seja, 21 de março que passou recentemente.
Hoje é dia de Páscoa. Comemora-se a ressurreição do Cristo. É uma data de renovação, do mesmo modo que no ano novo.
Como estudante rosacruz, este ano recebi uma mensagem do Grande Mestre da Grande Loja de Língua Portuguesa, o Digno Frater Hélio de Moraes e Marques que abaixo reproduzo para compartilhar com meus cinco leitores.
Mas, antes que comecem a ler este belíssimo texto, quero exprimir a emoção e alegria que senti ao lê-lo. Poucas vezes em minha vida me emocionei tanto quanto ao ler esta mensagem de luz. Torço para que, cada um, sinta algo parecido com a sensação que tive ao finalizar a leitura.
Mensagem do Grande Mestre
ANO NOVO ROSACRUZ 3364
Março/Abril de 2011
Fratres e Sorores.
Saudações Rosacruzes!
Diante de uma passagem marcante em nossa vida que representa a mudança de um estágio para outro, temos a tendência de rever atitudes e posturas cuja transição do tempo exterior e profano possa ser associado ao tempo Interior e Sagrado.
É certo que criamos um sentido em nossa experiência consciente pelos eventos que marcam ou marcaram nossa existência até este momento. Somos constituídos de memórias que “lastreiam” o nosso eu consciente ordenando estes fenômenos naquilo que Ralph Lewis sabiamente nomeou de Interlúdio Consciente. Assim, a memória da nossa infância, da escola e da professora do ensino fundamental ou médio, a primeira namorada(o), aquela viagem pioneira, o primeiro emprego, o casamento, o nascimento do primeiro filho(a), a separação, a perda de um ente querido etc., constituem o nosso eu emocional contextualizado nesta encarnação.
Como todos sabem, dia 21 de março próximo estaremos celebrando a passagem do Ano Novo Rosacruz 3363/3364. A passagem acontece no equinócio da Primavera no Hemisfério Norte, ou seja, no instante em que o Sol cruza o equador celeste, marcando o início de um novo ciclo. Para nós, no Hemisfério Sul, o Ano Novo R+C acontece no equinócio do Outono, mas o sentido é o mesmo. A mudança de ano está de acordo com a mudança das estações, marcando o eterno ciclo da natureza em Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Convoco a Família Rosacruz por ocasião da mudança de ano, a rever os seus pensamentos, palavras e atos na direção do ideal a que nos propomos como seres humanos e, sobretudo como místicos.
Aproveitem a ocasião de renovação da primavera no Hemisfério Norte com o ressurgimento da vida para rever os seus sentimentos e percepções em relação às pessoas do seu entorno. Descartem certas mágoas e renasçam para um sentimento novo como a natureza faz com tudo sob a sua influência. Pensem no “outro” como também dotado de limitações que impedem um equilíbrio entre a sua expectativa a respeito dele(a) e o que de fato ocorreu/ocorre.
Aprender a perdoar é uma arte que libera o coração de quem conseguiu superar velhas mágoas e olhar para frente com olhos de esperança e gratidão ao Criador por nos permitir certas experiências e nos dotar de um “dosador” de emoções que é nossa razão – o Logos que está presente no universo.
Aqui no Ocidente, onde a cultura judaico-cristã é tão presente, podemos associar a beleza da liturgia cristã do período pascal e com alguns propósitos espirituais e materiais em mente projetar que estes ideais sejam de perdão, de metas, pensamentos, palavras e ações novas para consecução até a sua avaliação no domingo seguinte após a lua cheia, na Páscoa.
O ser humano gosta de cruzar linhas de chegada. Assim, no dia 24 de abril, domingo de Páscoa, avalie sua proposta e o quanto você mudou.
Neste momento tão importante para a Famlilia Rosacruz citamos as palavras de Heráclito de Éfeso “Divino oráculo que soprais palavras de fogo, sábias mensagens dignas de lavrar no mármore, preciso tom para as sumas verdades,que verdade há, senão, a contínua renovação das águas do rio?”. Estamos também nós em eterno devir, buscando, em uma espiral mística sem fim o crescimento interior que finalmente nos reintegrará ao todo, do qual somos parte.
Feliz Ano Novo!
Com meus melhores votos de Paz Profunda sou,
Sincera e fraternalmente
Hélio de Moraes e Marques
Grande Mestre
Non nobis, Domine, non nobis, sed nomine Tuo da gloriam !
Nenhum comentário