Um vídeo homenageando uma turma de faculdade – turma de Psicologia

Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

felicidadeHoje quero falar sobre uma frase que li em um vídeo encontrado através das amizades de uma amiga querida – Lourdinha.

A frase reproduzi acima. o vídeo pensei em compartilhar aqui, uma vez que é público, mas já considero o que fiz uma invasão de privacidade e, publicar o vídeo aqui, seria ultrapassar todos os limites. Pensei também em pedir autorização mas creio ser melhor apenas fazer este comentário.

O tema é sobre ser feliz. Mas não é uma felicidade fútil, efêmera, sem sentimento ou autenticidade. É uma felicidade real, da essência do ser, do ser consciente, vivo, feliz.

Engraçado que lembrei agora, que isso é exatamente o tema de minha redação do meu primeiro vestibular  – “A felicidade está em nós” que tornou-se uma verdadeira novela. Mas não quero fugir do assunto.

Voltando ao tema, a frase diz que ser feliz é reconhecer que vale a pena viver. Isso já é uma grande conquista pois, muitos acreditam que não vale a pena essa experiência. Alguns até, chegam a suicidar-se! Sim, vale a pena viver!!!

Apesar, como diz a frase, de todos os desafios, incompreensões e crises. Ora, quem não os tem? Desafios, valem pela ousadia que nos forçam a ter. Que seria a vida sem esses desafios? Quando os ultrapassamos, que satisfação, que alegria, que plenitude!
Se acaso fracassamos, precisamos aprender a superá-los, a tentar novamente se necessário ou, a abandoná-los se descobrimos que não vale a pena o sacrifício. Mas, sobretudo, aprender a viver feliz, apesar do fracasso.
As incompreensões são sempre muito dolorosas mas, inevitáveis. Afinal, vivemos numa sociedade onde nem todos têm a mesma capacidade, nem todos, alcançam nossos objetivos, nem todos, se aliam a nós ou ao menos silenciam se não estão de acordo com o que fazemos ou pretendemos. Mas isso também faz parte da beleza da vida e a torna mais verdadeira fazendo-nos assim mais felizes também.
As crises, ah! Essas são dolorosas e algumas vezes podem até nos fazerem pensar que a vida não vale a pena. Mas só por alguns instantes. Logo descobrimos que elas são, como tudo nessa vida, passageiras. E logo teremos vencido-as também.

Agora, vem a parte mais profunda e mais bela deste texto: “Ser feliz não é uma fatalidade do destino…

Meu Deus, quanta beleza e quanta profundidade num texto tão curto!!! Não é uma fatalidade do destino. Não, não é mesmo! Ser feliz é, antes de tudo uma conquista!!! (como o texto demonstra). Uma conquista que temos que obter à custa de muitas lutas, de muito empenho, de muita garra, de muitos sofrimentos, mas também de alegrias, vitórias, apoios, amizades, verdades….
Ora, por que seria uma fatalidade do destino? Não teria nenhum valor! É como diz Vinícius de Moraes – “ser de muitas, pôxa! É pra quem quer, não tem nenhum valor…”

E, chegamos agora ao climax!!!

…conquista de quem sabe viajar para dentro do próprio ser.

Viajar para dentro do próprio ser é uma excursão extraordinária e, privilégio de poucos.
Ao mesmo tempo que esta frase faz alusão à profissão do Psicólogo, pois está falando de modo figurado na conquista da mente e, mostra também a riqueza que se traduz em uma viagem destas que, quase sempre, só se consegue através de uma terapia psicológica. O que não quer dizer, evidentemente, que para alguém ser feliz necessita necessariamente de submeter-se a uma terapia deste tipo!
Pode-se empreender esta viagem desde que nos conscientizemos do nosso ser interior.

E no final, volto ao tema de minha redação do vestibular de quando fiz Física.  A felicidade está em nós. Se a temos, não é o destino, a companheira, as amizades, os acontecimentos que nos farão felizes. Somos felizes porque o somos! Simples assim!

“Ora, direis, ouvir estrelas…”

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
Mais recentes Nuances Expandidos compostos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
MAIS RECENTES NUANCES EXPANDIDOS COMPOSTOS
Share

Mais Recentes Nuances Expandidos compostos Estou reunindo nesta postagem os mais recentes Nuances Expandidos compostos por mim. Foram eles: A Flor de Deus – Nuance Expandido AVL 23 Nossa vida ergue altares – Nuance Expandido AVL 24 Como compor um Nuance Expandido – AVL 25 Em honra a Santa Teresinha …

Share
Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio. Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão …

Share