Modesty Blaise
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos filmes
- Tags: Filme de 1966, Joseph Losey, Monica Vitti, Verdades através dos filmes
Título original – Modesty Blaise
Modesty Blaise é um filme de Joseph Losey estrelado por Monica Vitti, Terence Stamp e Dirk Bogarde. Trata-se de uma produção anglo-italiana que apresenta uma personagem fictícia que dá o título ao filme. De muitos talentos e grande beleza protagonizada por Monica Vitti e seu fiel companheiro Willie Garvin protagonizado por Terence Stamp. O filme teve uma nova versão em 1982 e outra em 2003. Inspirou 13 romances e episódios de TV depois de 1965.
O personagem de Monica Vitti está mais para Flint do que para James Bond, ou seja, é mais fantasia do que realidade.
Este filme, do mesmo modo que Flint, é uma sátira a James Bond. William Garvin (Terence Stamp) é um personagem excêntrico que ajuda Modesty Blaise. Ela é contratada pelo Governo inglês para levar a Abuh-Tahir, diamantes como presente. Modesty avisa que se a enganarem ela ficará com os diamantes para si. Gabriel (Dirk Bogarde) é um ladrão riquíssimo que deseja os diamantes e tenta roubá-los. Joseph Losey dirige Modesty Blaise com tal categoria que, apesar do gênero já ser bastante explorado, torna-se original neste, o que é comum nos demais filmes.
Cheio de excentricismo, cenas de homossexulismo masculino e também feminino, muita sofisticação e outros ismos. Jerry Fisher é o operador de câmera que, com muita maestria, faz tomadas com os personagens em diversos ângulos e, entre eles, o do cálice, onde o castelo parece estar dentro do cálice de champagne de Gabriel. A sátira não sai da linha.
Modesty Blaise é, sob todos os aspectos e pontos de vista, um filme agradável de ser assistido.
Nenhum comentário