Pássaro engaiolado (entrevista com a autora)

Notícias ou dicas
1
Share

Entrevista com Tetê Mansur, autora do livro “Pássaro engaiolado”.

Entrevistador – Alberto Valença (AV)
 1. AV – Quando a senhora teve a idéia de escrever Pássaro engaiolado?
Tetê – A idéia ocorreu em minha mente ao me lembrar das diversas situações que Waldir – meu filho – passou antes de partir para o plano superior. Ele era o pássaro engaiolado que não teve oportunidade de expandir seus sentimentos, não teve liberdade de ação para divulgar seu grande talento musical e nem teve tempo de mostrar suas belas canções.
Ficou engaiolado, preso ao tempo, sem rima e sem rumo. Aguardava apenas a porta da gaiola abrir para se libertar e poder dizer: “Agora estou livre, não sou mais um pássaro engaiolado. O meu caminho agora é do “Lado de lá”. Um mundo sem fome e sem dor, um mundo que é feito somente de paz e amor.
2. AV – Como a senhora teve a idéia de fazer poesia? Como a senhora escreve? Os versos já saem prontos ou há algum retoque?
Tetê – Sempre gostei de ler. Tudo que escrevia, preferia fazer em versos. Alguns já saem prontos. Às vezes modifico para ter uma rima mais aprimorada.
3. AV – Conte um pouco sobre sua vida e sua obra.
Tetê – Apesar dos 82 anos, tenho uma vida feliz. Desfruto do aconchego familiar e isso é ótimo para vida do idoso. Sinto-me muito bem, com saúde e, o melhor de tudo é que tenho liberdade de ação. Pássaro engaiolado é o meu primeiro livro. Tem poesias minhas, de Rejane, de Rita de Cássia, de Ana Luiza e de Nathália. Posso dizer que é a Família Mansur em ação literária. Pelo visto agradou ao público pois, a primeira edição já está esgotada.
Tenho também dois cordéis editados: ‘Waldir Mansur”, onde relato a sua vida e “Menino triste – Homem feliz”, que falo sobre um menino pobre que se tornou um grande comerciante, rico e feliz.
Fiz também algumas poesias em parceria com Waldir, que colocou a melodia e hoje estão gravadas por Santanna, Glaucio Costa, Renato Campelo e Carlos Janduy. “Pra nunca mais tu me deixar”, Lembranças”, Êta saudade danada” e outras ainda inéditas que serão gravadas no próximo ano.
4. AV – Sua leitura preferida é poesia ou prosa?
Tetê – Minha leitura preferida é a que é escrita em versos. Identifico-me com a poesia.
5. AV – Qual a sua dica para quem quer fazer poesia?
Tetê – A poesia é a escrita em versos. Para se ter uma leitura agradável é necessário que esses versos também tenham uma rima envolvente, tanto no fim como no meio da frase.
6. AV – Qual o comentário sobre o seu livro que mais lhe agradou?
Tetê – “ Essa poesia é a minha cara! Parece que foi feita pra mim.” Ouvi isso várias vezes. Isso é a identificação do leitor com a minha escrita.
7. AV – Quais os seus poetas favoritos?
Tetê – Não tenho especificamente um poeta favorito. Identifico-me mais com algum poeta popular, que faça versos em forma de cordel.
8. AV – Qual o seu passatempo preferido?
Tetê – Meu passatempo preferido é “bater perna”, sair com minha neta, Amanda, pra ir ao cinema, fazer compras e passear por aí.
9. AV O que foi mais gratificante no lançamento deste livro?
Tetê – Ter reunido os familiares e amigos numa ocasião tão importante para mim.
10.  AV – Qual o seu projeto para 2014?
Tetê – Lançar um livro de contos e publicar um cordel que já está na “forma” – A vida de Tetê Mansur.
Continuo escrevendo, já estou com 3 contos prontinhos para se juntarem aos tantos que pretendo ainda escrever e, o pior, é que tem que ser pra ontem.
O tempo está passando, a idade avançando e a cabeça… como estará dentro em breve?

Tenho mesmo é que correr contra o tempo. Tô indo! Até breve com a minha nova escrita. Aguardem. Vem coisa boa por aí.

O livro pode ser solicitado pelo e-mail da autora [email protected] pelo preço de R$ 20,00 (vinte reais). A primeira edição já está esgotada mas a segunda já está no prelo e, nos primeiros meses de 2014 deve ser publicada. A distribuição ocorrerá por ordem dos pedidos.

Caso resida em Recife ou Olinda a encomenda não será acrescida de frete, caso contrário poderá ser enviada por PAC através dos Correios, sendo o comprador responsável pelo frete.

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Concurso de Poemas Minimalistas com premiação
Notícias ou dicas
CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PRÊMIOS
Share

CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PREMIAÇÃO Em comemoração ao aniversário do PoeDez (05/01/2025) e do Nuance (27/01/2025) que completam este ano dois anos, estão abertas as inscrições para um concurso com um prêmio para os vencedores dos 3 primeiros lugares. Este é um concurso de poemas minimalistas que o Canal …

Share
Resultado do Concurso de Poemas Minimalistas de Natal
Notícias ou dicas
POEMAS NATALINOS
Share

Poemas Natalinos Conforme prometi em publicação anterior no site “Recanto de Alberto Valença Lima1” e no “Recanto das Letras2“, publicação esta do dia 18/12/2024, estão disponíveis, em ambos os endereços, todos os poemas que participaram do Concurso de Poemas Minimalistas com o tema Natal com prêmios, cuja promoção foi do …

Share
Natal de Luz
Notícias ou dicas
Feliz Natal !!!
Share

Feliz Natal Natal é Festa! Natal é Luz! Natal é Jesus! Compus um poema, uma Trova, que reproduz esta ideia de Natal. De amor, de Jesus. Sim, porque Natal é a Festa do Nascimento de Jesus. É a Luz do Mundo chegando. E nos abraçando, nos acolhendo. Em uma oração. …

Share