Respondendo uma TAG sugerida

Notícias ou dicas
3
Share
Para os meus agora já 28 leitores vou responder uma TAG que me foi sugerida por Arthur Dias, dono do blog DiscoVinil de quem já publiquei aqui dois de seus contos.
 
Para quem não sabe, TAG, segundo a Wikipédia, são estruturas de linguagem de marcação, que consistem em breves instruções, tendo uma marca de início e outra de fim.  É usada em linguagem de programação de HTML. Os blogueiros, resolveram batizar de TAG, alguma tarefa ou desafio proposto a outros blogueiros. Esta TAG é intitulada “O primeiro e o último“. Quero dizer primeiramente, que sinto-me distinguido por estar aqui respondendo esta TAG.  Uma pessoa que passei a admirar e conversar e, hoje, considero-a um amigo. Ele indicou o meu blog para participar desta TAG que consiste em dizer qual o primeiro e o último livros lidos e responder a algumas perguntas.

Vamos então às respostas.
 
PP3PRIMEIRO LIVRO LIDO – Na verdade, não lembro qual foi o primeiro livro que li. Lembro que minhas primeiras leituras não foram feitas por mim e sim por minha mãe, que todas as noites, lia pra nós dormirmos (meus irmãos e eu).  O primeiro que me lembro foi “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato. Mas isso não conta pois não fui eu quem li realmente. Depois, já no colégio, lembro que meu primeiro contato com a literatura foi com uma poesia que fui escolhido pra declamar no colégio quando ainda tinha cerca de 10 anos. Esta poesia marcou tanto a minha vida que, ainda hoje lembro de vários versos dela pois ela foi toda memorizada. Não vou mencionar seu título, pois pretendo fazer uma postagem em breve, com esta poesia, e isto estragaria a surpresa.
 

 

Então, qual teria sido o primeiro livro lido por mim? Sinceramente? Não recordo!
Fica entre “O Pequeno Príncipe” de Exupéry, “De alma para alma” de Huberto Rohden e “Um besouro contra a vidraça” de J. G. de Araújo Jorge. Todos três são fantásticos!

arca_noeÚLTIMO LIVRO LIDO –  foi “A arca de Noé” de Vinícius de Moraes. Livro que o poetinha escreveu para seus netos e, por muitos anos aqueles belos poemas ficaram guardados dentro de uma gaveta até que, quando ele conheceu Toquinho, mostrou os poemas e resolveram fazer um CD com o mesmo título que depois seria transformado em livro. Há uma crônica neste blog sobre o mesmo que pode ser lida clicando sobre o título. 

Agora vamos às respostas das demais perguntas:

 1 – Já comprou algum livro pela capa?

Sim. Comprei “Arquitetura dos sentidos”  e “Barulhos” recentemente. A compra foi mais pela capa do que pelo título, embora este também tenha influenciado na compra. Quando cheguei na Livraria Cultura dirigi-me à prateleira de poesias e lá, saí olhando cada volume e analisando. Ferreira Gullar eu já conhecia mas Bartyra Soares nunca tinha lido nada dela nem sequer ouvira falar. Inicialmente, foi a capa que me chamou a atenção. Se esta não tivesse um destaque, provavelmente nem o título eu teria lido. Então, considero a capa uma característica relevante num livro. Claro que o conteúdo é o que realmente importa mas, sem a capa, o leitor talvez, nunca olhe o conteúdo. (Há uma postagem sobre eles neste blog. Para lê-la, clique no link)

2 – Gosta da literatura brasileira?
Sim, e muito.  Até valorizo muito mais a literatura brasileira do que a estrangeira. Na minha estante há muitas obras de autores de fora. A grande maioria, de clássicos como Cervantes, Goethe, Dostoievsky, Hemingway, Flaubert, Dumas, etc. Mas há uma grande relevância para os autores nacionais. Tenho, por exemplo, toda a coleção Jorge Amado, muitos livros de Augusto Cury, de Vinícius, Cecília Meireles, etc.  Não valorizo muito autores estrangeiros. Prefiro muito mais, os nacionais.

3 – Tem o costume de ler e-books? Por quê?

Não, mas recentemente, resolvi comprar 3 e-Books. Estão na minha estante do Skoob para ler. Foram “Americanto amar a América – Poema em 3 dimensões”, de Juareiz Correya; “Palmares e o coração” de Hermilo Borba Filho e “60 setembros – Poesias de 2011”, também de Juareiz Correya.

Há uma postagem sobre os três neste blog que pode ser acessada clicando no link.

4 – Prefere ler sagas ou livros únicos?

Nunca li nenhuma saga. Estou agora com duas nas minhas metas de leitura para 2014: uma é Cross Fire de Sylvia Day e a outra é “As crônicas de gelo e fogo” de George Martin.

5 – Já deixou ou esqueceu de fazer algo de tão concentrado que estava em uma leitura?

Sim, por algumas vezes, a leitura foi tão absorvente, que esqueci de comer, de beber água, trabalhar… Fiquei inteiramente absorto na leitura até concluí-la. Uma dessas leituras que me recordo foi “O advogado” de John Grisham que também já fiz uma análise literária sobre ele aqui no blog e que pode ser lida clicando no link.

INDICADOS:

Share
3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Concurso de Poemas Minimalistas com premiação
Notícias ou dicas
CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PRÊMIOS
Share

CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PREMIAÇÃO Em comemoração ao aniversário do PoeDez (05/01/2025) e do Nuance (27/01/2025) que completam este ano dois anos, estão abertas as inscrições para um concurso com um prêmio para os vencedores dos 3 primeiros lugares. Este é um concurso de poemas minimalistas que o Canal …

Share
Resultado do Concurso de Poemas Minimalistas de Natal
Notícias ou dicas
POEMAS NATALINOS
Share

Poemas Natalinos Conforme prometi em publicação anterior no site “Recanto de Alberto Valença Lima1” e no “Recanto das Letras2“, publicação esta do dia 18/12/2024, estão disponíveis, em ambos os endereços, todos os poemas que participaram do Concurso de Poemas Minimalistas com o tema Natal com prêmios, cuja promoção foi do …

Share
Natal de Luz
Notícias ou dicas
Feliz Natal !!!
Share

Feliz Natal Natal é Festa! Natal é Luz! Natal é Jesus! Compus um poema, uma Trova, que reproduz esta ideia de Natal. De amor, de Jesus. Sim, porque Natal é a Festa do Nascimento de Jesus. É a Luz do Mundo chegando. E nos abraçando, nos acolhendo. Em uma oração. …

Share