O blogger tá cada vez mais legal! Parabéns!!
Meu perfil em EcoSys
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: EcoSys, meu perfil, Suely Sabino Reis
Hoje quero falar um pouco de um novo estilo poético descoberto no Recanto das Letras que, a cada dia, me premia com novas e enriquecedoras leituras. Não são de escritores famosos. São seres comuns, assim como você e eu, que descobriram que podem escrever e divulgar o que escrevem a partir de uma idéia colossal de alguém que desconheço mas que criou um site para abrigar a produção literária dessas pessoas comuns. A cada minuto, são dezenas de textos postados lá. Isso durante 24 h por dia, em sete dias na semana.
Mas o que quero falar é do novo estilo poético descoberto – o EcoSys – Estilo poético em que cada estrofe só pode ter quatro versos (linhas), com ou sem rima e, cada um deles, sempre inicia com a mesma palavra do verso anterior. O último verso da estrofe deve terminar com a mesma palavra que começou ou terminou o primeiro verso. Cada verso deve ter, no máximo dez sílabas que podem ser poéticas ou gramaticais. O EcoSys deve ter um título e um tema único.
Suely Sabino Reis é a criadora do estilo EcoSys. Ela usa, no Recanto das Letras, o pseudônimo de Simplesmente Sys.
Resolvi então me aventurar nesse estilo literário que me deixou encantado. E já escrevi alguns EcoSys. Ela inventou ainda, algumas variantes deste estilo: são os Contos em EcoSys, Correntes de EcoSys e Acrósticos de EcoSys. Posteriormente falarei sobre cada um desses sub-estilos. Agora quero compartilhar meu primeiro EcoSys com meus 34 leitores a quem agradeço a honra de të-los como interessados no meu blog, nas minhas idéias, nas minhas verdades.
Notem que, como ainda não tinha apreendido completamente o estilo, deixei de respeitar uma das regras do EcoSys, ou seja, não há identidade da palavra que termina cada estrofe, nem com a primeira nem com a última palavra do primeiro verso da estrofe. Mas este é apenas um experimento do estilo. Outros fiz em que foram respeitadas todas as regras. Com a primeira estrofe (quadra), eu alterei a ordem das palavras do último verso para respeitar a regra e, o último verso termina com a mesma palavra que termina o primeiro. Quem desejar poderá visitar meu cantinho lá no Recanto das Letras clicando no link existente no nome do site. Na verdade, este primeiro EcoSys que fiz é quase uma Corrente de EcoSys pois esta, é um encadeamento de EcoSys (quadras). Apenas não respeita a regra para construção destas correntes que diz para cada estrofe começar com a mesma palavra com que termina o último verso da estrofe anterior. Então, fica uma verdadeira corrente de EcoSys.
Meu perfil
[1]
Homem pernambucano, romântico,
Romântico, perfeccionista também sou,
Sou melancólico e fleugmático,
Fleugmático, mas sensível e romântico.
[2]
Também amo minha família,
Em Deus creio e gosto de fotografia,
Fotografia que curto, no filme que me inebria,
Inebria, mas não com artesanato.
[3]
Gosto muito de ouvir música,
Música que toca no silêncio,
Silêncio que me acolhe,
Acolhe pra curtir minha solidão.
[4]
Não tenho animais de estimação,
Estimação só com a natureza,
Natureza que abriga as flores,
Flores que perfumam e embelezam.
[5]
Viajar, sempre sonho um quero mais,
Mais sonhos: meus livros publicar,
Publicar minhas verdades,
Verdades de um ser.
[6]
Neste blog que criei, pra meu ser compartilhar,
Compartilhar minhas verdades do meu ser vou festejar,
Festejar a privacidade que teimo em preservar,
Preservar a amizade que costumo selecionar.
[7]
Minhas alegrias compartilho, sem nunca guardar rancor,
Rancor que só destrói, as alegrias do amor.
Amor, é tudo que busco, nos meus versos rebuscados,
Rebuscados com carinho que de ti quero o calor.
[8]
Vinde todos sem temor, os meus versos desfrutar,
Desfrutar com alma alegre, nas fronteiras do amor,
Amor que só trás afeto, aconchego e despudor,
Despudor é sensação que não engana não.