Meu perfil em EcoSys

Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Share

Hoje quero falar um pouco de um novo estilo poético descoberto no Recanto das Letras que, a cada dia, me premia com novas e enriquecedoras leituras. Não são de escritores famosos. São seres comuns, assim como você e eu, que descobriram que podem escrever e divulgar o que escrevem a partir de uma idéia colossal de alguém que desconheço mas que criou um site para abrigar a produção literária dessas pessoas comuns. A cada minuto, são dezenas de textos postados lá. Isso durante 24 h por dia, em sete dias na semana.

Mas o que quero falar é do novo estilo poético descoberto – o EcoSys – Estilo poético em que cada estrofe só pode ter quatro versos (linhas), com ou sem rima e, cada um deles, sempre inicia com a mesma palavra do verso anterior. O último verso da estrofe deve terminar com a mesma palavra que começou ou terminou o primeiro verso. Cada verso deve ter, no máximo dez sílabas que podem ser poéticas ou gramaticais. O EcoSys deve ter um título e um tema único.

Suely Sabino Reis é a criadora do estilo EcoSys.  Ela  usa, no Recanto das Letras, o pseudônimo de Simplesmente Sys.

Resolvi então me aventurar nesse estilo literário que me deixou encantado. E já escrevi alguns EcoSys. Ela inventou ainda, algumas variantes deste estilo: são os Contos em EcoSys, Correntes de EcoSys e Acrósticos de EcoSys. Posteriormente falarei sobre cada um desses sub-estilos. Agora quero compartilhar meu primeiro EcoSys com meus 34 leitores a quem agradeço a honra de të-los como interessados no meu blog, nas minhas idéias, nas minhas verdades.

Notem que, como ainda não tinha apreendido completamente o estilo, deixei de respeitar uma das regras do EcoSys, ou seja, não há identidade da palavra que termina cada estrofe, nem com a primeira nem com a última palavra do primeiro verso da estrofe. Mas este é apenas um experimento do estilo. Outros fiz em que foram respeitadas todas as regras. Com a primeira estrofe (quadra), eu alterei a ordem das palavras do último verso para respeitar a regra e, o último verso termina com a mesma palavra que termina o primeiro.  Quem desejar poderá visitar meu cantinho lá no Recanto das Letras clicando no link existente no nome do site. Na verdade, este primeiro EcoSys que fiz é quase uma Corrente de EcoSys pois esta, é um encadeamento de EcoSys (quadras). Apenas não respeita a regra para construção destas correntes que diz para cada estrofe começar com a mesma palavra com que termina o último verso da estrofe anterior. Então, fica uma verdadeira corrente de EcoSys.

Meu perfil

[1]
Homem pernambucano, romântico,
Romântico, perfeccionista também sou,
Sou melancólico e fleugmático,
Fleugmático, mas sensível e romântico.

[2]
Também amo minha família,
Em Deus creio e gosto de fotografia,
Fotografia que curto, no filme que me inebria,
Inebria, mas não com artesanato.

paisagem

[3]
Gosto muito de ouvir música,
Música que toca no silêncio,
Silêncio que me acolhe,
Acolhe pra curtir minha solidão.

[4]
Não tenho animais de estimação,
Estimação só com a natureza,
Natureza que abriga as flores,
Flores que perfumam e embelezam.

[5]
Viajar, sempre sonho um quero mais,
Mais sonhos: meus livros publicar,
Publicar minhas verdades,
Verdades de um ser.

Verdades-de-um-ser3

 

 

 

 

 

 

[6]
Neste blog que criei, pra meu ser compartilhar,
Compartilhar minhas verdades do meu ser vou festejar,
Festejar a privacidade que teimo em preservar,
Preservar a amizade que costumo selecionar.

[7]
Minhas alegrias compartilho, sem nunca guardar rancor,
Rancor que só destrói, as alegrias do amor.
Amor, é tudo que busco, nos meus versos rebuscados,
Rebuscados com carinho que de ti quero o calor.

[8]
Vinde todos sem temor, os meus versos desfrutar,
Desfrutar com alma alegre, nas fronteiras do amor,
Amor que só trás afeto, aconchego e despudor,
Despudor é sensação que não engana não.

Alberto Valença Lima
Deixe ao final seu comentário. Ele é muito importante para este blog e para mim. Você é a razão de eu aqui escrever e com você compartilhar minhas verdades. Para deixar um comentário, clique no link ao final desta postagem,, após as sugestões de leitura e imediatamente antes da próxima postagem. Lá está escrito:
Nenhum comentário” ou “X comentários“.  Agradeço por sua participação.
Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share