Direção – Mike Nichols
O filme é a história de um famoso advogado que depois de levar um tiro na cabeça e outro no peito em um assalto, recebe uma segunda chance de retomar sua vida e descobre que não era a vida que queria viver a sua antiga opção. Reformula seus valores, comportamentos e relacionamentos. Um excelente filme.
Sinopse – Henry Turner (Harrison Ford) é um frio advogado de uma grande empresa, que acabou de ganhar um caso usando um artíficio nada louvável. Em seu lar ele é extremamente rígido com Rachel (Mikki Allen), sua filha adolescente, e tem com sua esposa Sarah (Annette Bening) um casamento de aparência. Henry trata a todos, da sua empregada doméstica até sua secretária, com um cruel egoísmo. Porém toda sua vida é alterada quando, numa noite, vai até um mini-mercado comprar cigarros e ao chegar um assalto está em andamento. O ladrão acaba baleando Henry, que sobrevive mas perde sua memória. Inicialmente ele é tratado por Bradley (Bill Nunn), um fisioterapeuta, que faz Henry se recuperar fisicamente. Já em sua casa suas lembranças começam a ser refeitas mas de forma bem lenta, pois ele teve de reaprender tudo, inclusive a ler. Durante este processo de reconstrução Henry vai se revelando uma pessoa bem mais gentil e humana, que começa a questionar seu comportamento no passado.
Importante ressaltar que existe um outro filme com o mesmo título em português (Every Day) de Richard Levine com Helen Hunt. O filme que estou falando sobre ele é (Regarding Henry) de 1991, dirigido por Mike Nichols.
Existe ainda um outro filme gospel cujo título em português é bem semelhante:: ‘A segunda chance’ (The second chance) de 2006, dirigido por Steve Taylor com Michael W. Smith.que em nada se assemelha ao filme comentado neste post à exceção do título. Lamentável que haja 3 filmes com o mesmo título em português. Já não mais existe a prevenção de duplicatas.
Bem, mas este filme nos mostra uma grande lição de vida que, somente quem já passou pela experiência de quase morte consegue avaliar. Henry que era um homem duro, inflexível, insensível e exigente, de repente se vê numa situação de incapacidade quase total, de não saber mais andar, sequer mover-se, nem falar, nem mesmo de lembrar-se das coisas já vividas e aprendidas como ler por exemplo. Na ocasião, recebe a oportunidade de recuperar sua vida original, voltando a ser um advogado rico e respeitado ou mudar tudo o que era e passar a viver uma outra vida. O homem que o está tratando lhe diz uma das frases mais belas do filme: “Não aceite que ninguém tente dizer o que você é”. Há no filme cenas muito bonitas como a que a filha ensina a Henry como ler novamente. O desempenho de Harrison Ford é impecável e a beleza e suavidade que Annette Bening consegue emprestar à sua personagem Sarah, esposa de Henry são dignas de nota.
Título original – Regarding Henry
Ano de lançamento – 1991
Ao escolher assistir a este filme, o espectador terá um grande prêmio: o de ver um filme emocionante e rico em ensinamentos. Merece quatro estrelinhas.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Vi este filme a muitos anos e achei um belo filme,a cena em que ele descobre que tinha uma amante para mim é a mais significativa,pois quantos segredos ficam escondidos por anos a fio e em uma quase tragédia como aquela acabam vindo a tona.
Outra coisa que ficou claro no filme é que mesmo de momentos ruins se pode tirar grandes lições