Uma memória antiga

Share


saoluiz

A coisa mais presente na minha memória antiga em relação a cinema é o Cinema de Arte, constituído por uma sessão que acontecia aos sábados pela manhã no Cinema São Luiz, o mais luxuoso e requintado cinema daqui do Recife – PE, onde moro.

Como sempre fui alucinado por cinema, o Cinema de Arte era figura obrigatória no meu dia a dia. Acontece que eu estudava no Colégio Militar e de lá não podia sair sem estar fardado. Também não podia entrar no cinema fardado então, o que fazer? Eu inventava, claro! Não podia obviamente trocar de roupa na praça. Como resolver o impasse? Simples! Eu vestia uma roupa por baixo da farda, saia do colégio e quando chegava na praça tirava a farda, sem fazer streap tease. Botava a farda numa sacola e ia todo faceiro pra o cinema.

Lá assisti a filmes maravilhosos, dos quais o mais marcante foi ‘Cidadão Kane’, com Orson Wells e ‘O Processo’, baseado no livro de Kafka. Após a sessão de um desses dois, não tenho mais a lembrança clara de qual deles, a plateia do cinema inteiro, que estava lotado, levantou-se a aplaudiu de pé por mais de dois minutos. Como se estivesse num teatro, ópera ou show. No cinema cabiam de 900 a 1000 pessoas. Foi emocionante!

saoluiz1
O Cinema São Luiz é um cinema muito tradicional aqui de Recife. Existem dois cinemas homônimos no Brasil, um aqui no Recife e outro em Fortaleza. Não sei se o de Fortaleza ainda permanece mas o do Recife, após passar por uma reforma e alto investimento continua com o mesmo brilho. Ele era tão tradicional e de elite que, na década de 50 do século passado, para ter acesso ao cinema, os homens tinham que estar de terno e as mulheres de longo. Até crianças tinham que respeitar essa regra. Recordo-me muito bem quando, ainda criança de uns 5 ou 6 anos, foi preciso comprar um paletó pra mim pra eu poder ir ao cinema. Isto foi pra assistir Sissi.

Nos anos 70 eu creio, o Cinema de Arte foi deslocado para uma sala permanente no Cinema de Arte Coliseu, em Casa Amarela sobre o qual já postei alguma coisa aqui no blog.

saoluiz2
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
Mais recentes Nuances Expandidos compostos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
MAIS RECENTES NUANCES EXPANDIDOS COMPOSTOS
Share

Mais Recentes Nuances Expandidos compostos Estou reunindo nesta postagem os mais recentes Nuances Expandidos compostos por mim. Foram eles: A Flor de Deus – Nuance Expandido AVL 23 Nossa vida ergue altares – Nuance Expandido AVL 24 Como compor um Nuance Expandido – AVL 25 Em honra a Santa Teresinha …

Share
Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio. Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão …

Share