Adorei ver o que semprei curti…
Olinda, sua cultura, sua paisagem, seu povo…
Saudades dos bons tempos
A minha cidade
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: #PHpoemaday
Olinda!
Olinda foi a primeira capital de Pernambuco assim permanecendo até 1837 quando perdeu esta condição para Recife. Daí em diante, Olinda foi se tornando uma cidade dormitório e assim permaneceu até pouco tempo (menos de 50 anos) quando passou a ter vida própria, independente de Recife.
Localiza-se a apenas 6km de distância da capital e é uma agradável e bela cidade tendo sido a segunda no Brasil a ser declarada Patrimônio Artístico e Cultural da Humanidade pela UNESCO (1972) e a primeira a ser constituída Capital Brasileira da Cultura em 2006.
Subir e descer suas ladeiras é uma experiência indescritível. Nelas você encontrará o casario antigo e também casas já reformadas em estilo moderno, embora isso não seja mais permitido. Encontrará também vários artesãos e artistas de todos os credos.
Lá você encontrará muitos monumentos históricos, igrejas seculares e pontos turísticos de grande relevência. Dentre estes, podemos citar a Igreja da Sé com o conjunto arquitetônico do lugar, a Igreja de São Pedro, o Mosteiro de São Bento e sua igreja, a Igreja do Carmo, o restaurante Mourisco, o Mercado de Ribeira, onde quase em frente encontra-se a pedra onde Bernardo Vieira de Melo deu o Primeiro Grito de República, o Farol de Olinda, a orla de Bairro Novo com seus bares e espigões, sem esquecer a cultura de grande riqueza da cidade com seus blocos carnavalescos como Pitombeira dos Quatro Cantos, Elefante, a Casa da Rabeca, o Centro de Convenções com uma das melhores estruturas acústicas do Brasil, com capacidade para mais de 5 mil pessoas sentadas, distribuídas entre seus 3 teatros, 4 auditórios, 13 salas de reuniões e mais nove de espaço cultural, sem contar com seus mais de 26 mil metros quadrados de espaço para esposições climatizado.
Nasci em Olinda, na única maternidade até então existente – o Hospital Tri-Centenário. Lá cresci e lá vivi durante praticamente toda minha vida. Existem portanto raízes muito fortes minhas lá. Hoje moro em Recife e já adotei esta cidade como minha pátria mas não posso esquecer minha terra natal.
A foto ao lado é de um dos pontos turísticos de Olinda mais conhecidos de onde se pode ter uma vista de Olinda maravilhosa. O farol que até hoje ainda funciona.