Uma biografia do famoso cantor e músico norte-americano Ray Charles, mostrando sua trajetória de sucesso e seu envolvimento com as drogas e mulheres. Filme lançado em 2004, dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Jamie Foxx, que recebeu, merecidamente, o Oscar de melhor ator em 2005.
Ray fica cego aos 7 anos vítima de glaucoma pouco tempo após assistir a morte do irmão em um acidente bobo do qual ele se culpa por quase toda a vida só se livrando deste peso após uma catarse em uma clínica para reabilitação de drogados. Como todos conhecem a história do compositor e pianista, não há problema que conte aqui o desenrolar do filme.
Sua mãe muito dedicada e esclarecida mostra ao filho a necessidade de ele deve construir seu próprio caminho e proteger-se dos que o rodeiam, ele consegue através do piano, ganhar seu sustento e com o passar do tempo também ganhar grande fama e muito dinheiro. Casa-se com a filha de um pastor e com ela tem um filho mas seu sucesso o obriga a viajar em turnês pelo país e deixar a esposa em casa com o filho. Nestas viagens ele termina se viciando em heroína e quando a esposa descobre o relacionamento sofre um abalo mas continuam juntos. A distância da esposa, as drogas e o seu sucesso atraem também para Ray muitas mulheres e ele termina muito envolvido com uma delas com quem tem um filho. Vem a ser preso duas vezes com drogas e sua relação não só com a esposa mas com os amigos, empresários, músicos termina sofrendo abalos. É expulso de sua terra natal, a Georgia, por lutar contra a segregação racial, ficando proibido de cantar lá novamente.
Após sua reabilitação ele é homenageado na sua terra natal que não só lhe pede desculpas publicamente como retiram a proibição que sofrera no passado. Ele não mais volta a se drogar, suas músicas fazem sucesso estrondoso e o gênero inovador que ele criou, de unir a música Gospel com o Jazz tornam-se sua marca registrada tornando-o milionário.
Trata-se de um documento muito rico e cheio de emoções, com músicas belíssimas e um excelente desempenho do protagonista principal que lhe rendeu o Oscar e outros prêmios por este trabalho. Merece 4 estrelinhas e recomendo a todos.
Elenco:
Jamie Foxx como Ray Charles
Sharon Warren como Mãe de Ray Charles, Aretha Robinson
Kerry Washington como Della Bea Robinson
Regina King como Margie Hendricks
Renee Wilson como Pat Lyle
Larenz Tate como Quincy Jones
Harry Lennix como Joe Adams
Clifton Powell como Jeff Brown
Curtis Armstrong como Ahmet Ertegun
Richard Schiff como Jerry Wexler
Kurt Fuller como Sam Clark
Richard A. Smith como Til
Patrick Bauchau como Dr. Hacker
Terrence Howard como Gossie McKee
Chris Thomas King como Lowell Fulson
Wendell Pierce como Wilbur Brassfield
O filme foca a falta que Ray sente do irmão mais novo, sua culpa e sua limitação em virtude de sua cegueira com a qual ele lida muito bem. Mas se frustra quando é excluído do grupo de músicos que toca com ele e que, após o show, sai para se divertir com as mulheres que conquistaram durante a noite e ele se machuca com a falta de acolhimento dos demais. Com isto fica se desligando de um grupo e de outro e esse fato lhe ensina a não ter consideração por ninguém o que se reflete na sua vida em comum com as pessoas. O seu sofrimento o leva às drogas e a sua cegueira o faz ser explorado nos anos iniciais de sua carreira. Mas ele aprendera a lição ensinada pela mãe e não se deixa enganar nem ser explorado. Afasta-se de um e de outro até encontrar um empresário em quem confia e com ele passa grande parte de sua vida mas, isso não o impede de deixá-lo para trás ao receber uma oferta melhor de outra gravadora. O filme é uma ótima diversão e um importante documento sobre a vida de um grande ídolo da música mundial.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado