Como fazer uma resenha
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas
- Tags: André Gazola, Lendo.com
COMO FAZER UMA BOA RESENHA
Qualidades de uma resenha
Tipos de resenha
Resenha crítica
- Identificação da obra: colocar os dados bibliográficos essenciais do livro ou blog ou artigo que vai ser resenhado;
- Apresentação da obra: neste tópico, o leitor deve ser situado, descrevendo-se, em poucas linhas, sobre o conteúdo do texto a ser resenhado;
- Descrição da estrutura: falar sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo. Isto para um livro mas, para um blog, deve-se informar o número de postagens, desde quando o blog foi criado, o número de seguidores, se tem fanpage no facebook, se está conectado ao twitter, etc.
- Descrição do conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado. Tratando-se de um blog, onde provavelmente haverá muitas postagens, você deve se ater a algumas principais (entre 3 e 5) ou nas abas;
- Analisar de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai escrever sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que você já ouviu. Não é comum encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, mas não há um limite estabelecido. Também não deve ter menos de 2 parágrafos. Dê asas à sua imaginação e exercite o senso crítico.
- Recomendar a obra: Gazola aqui escreve: “Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.”
- Identificar o autor: Cuidado! É sobre o autor da obra resenhada e não sobre você, o autor da resenha, que você dever falar. Discorra de forma breve sobre a vida e algumas outras obras do escritor ou autor do blog.
- Assinatura e identificação: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Escritor do Blog Verdades de um ser e do Recanto das Letras (RL)”
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Escrita e redação
Antes de começar – 3 passos preliminares
Antes de iniciar a produção do texto há alguns passos importantes que você deve considerar para que a qualidade do seu trabalho possa atingir um patamar de excelência.
Passo 1 Leitura da obra a ser resenhada
Chega a ser ridículo ter que colocar este ponto, mas já vi MUITA gente fazendo resenhas de livros que nunca leu, de filmes que nunca assistiu ou de palestras às quais não compareceu. Soou familiar? É uma realidade crescente entre os estudantes universitários.
Mas você não pretende ser um desses, certo? Então o primeiro passo é conhecer o objeto que será resenhado.
Um detalhe importante: essa sua leitura deve ser rápida, com o objetivo de conhecer a obra como um todo. Portanto, não faça anotações e nem sublinhe nada.
Passo 2 Releitura
Ok, você vai achar que estou exagerando. Porém, o fato é que na primeira leitura que fazemos de qualquer coisa há muitos elementos que passam despercebidos.
É nessa etapa que devemos, lentamente, analisar aspectos mais pontuais da obra que será alvo da resenha. Use a técnica de sublinhar, fazer esquemas com as ideias principais (tanto da obra quanto de cada capítulo) e tente estabelecer relações entre tudo isso.
Algo que eu faço e que ajuda muito: fazer perguntas e anotá-las no canto das páginas (se você estiver resenhando um material escrito, claro). Isso força você a pensar sobre o material que tem em mãos.
Passo 3 Parar para pensar
Muitos já começam a escrever a resenha logo após a leitura do material. ERRADO!
Você deve para um tempo para pensar sobre tudo, rever suas anotações, formar uma opinião e, quem sabe, até buscar outras fontes que tratem dos mesmos assuntos, para poder fazer contrapontos em seu texto.
Se possível, essa pausa deve durar mais de 24h, mas não ultrapasse as 72h para que as ideias não lhe fujam da memória.
Faça mais anotações e já tente formular os argumentos que utilizará em seu texto.
Como começar uma resenha?
Partindo de tudo que foi dito, talvez você já tenha uma boa ideia sobre o que escrever em sua resenha e até mesmo sobre a estrutura que deve seguir. Mas vamos falar especificamente de uma das perguntas que eu mais ouço dos alunos: Como começar uma resenha?
Há uma série de questões que você deve tentar responder em sua introdução. Veja:
- De que trata o livro ou blog?
- Ele tem alguma característica especial?
- De que modo o assunto é abordado?
- Qual é a tese do autor?
- Qual a intenção do autor?
- Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
- A que tipo de leitor se dirige o autor?
- O tratamento dado ao tema é compreensível?
- O livro ou blog foi escrito de modo interessante e agradável?
- As ilustrações foram bem escolhidas?
- O livro ou blog foi bem organizado?
- O leitor, que é a quem o livro ou o blog se destina, irá achá-lo útil?
- Comparando essa obra com outras similares e com outros trabalhos do mesmo autor, a que conclusões chegamos?
Evidentemente, você não precisa responder a todas essas questões, sendo elas sugestões que você pode utilizar no início de sua resenha.
Como escrever a conclusão?
Outro ponto em que muitos têm dúvidas é na hora de escrever a conclusão.
Esse espaço final da resenha serve para expor sua avaliação geral sobre a obra.
Até aqui você já deve ter discutido os argumentos do autor e como ele os defende, assim como ter avaliado a qualidade e a eficiência de diversos aspectos do livro ou artigo.
Agora é o momento de avaliar o trabalho como um todo, determinando coisas como se o autor conseguiu ou não atingir os objetivos propostos e se a obra contribui de maneira significante para a área de conhecimento da qual faz parte.
Ao escrever a conclusão, você pode considerar as seguintes perguntas:
- A obra usa graus de objetividade ou subjetividade apropriados à proposta inicial do autor?
- O autor consegue manter o foco da obra, sem incorrer em excesso de opinião própria ou falta de fontes que comprovem seus argumentos?
- Em algum momento o autor deixa de considerar aspectos relevantes de sua área, como outros pontos de vista ou teorias contrárias às dele?
- O autor conseguiu atender aos objetivos a que se propôs ao iniciar a obra?
- Que contribuições a obra traz para sua área de conhecimento ou grupo específico de leitores?
- É possível justificar o uso dessa obra no contexto em que foi indicada (uma disciplina da universidade, por exemplo)?
- Qual o comentário final mais importante que você faria a respeito dessa obra?
- Você tem sugestões para futuras pesquisas nessa área?
- De que maneiras ler/assistir essa obra contribuiu para sua formação?
Modelos de Resenhas
Se você busca modelos prontos para ter uma ideia de como cada tipo de resenha deve ser, você pode acessar meu outro artigo sobre o assunto, em que vários modelos em PDF estão disponíveis para download:
Conclusão
Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.
Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas! E para você que quer aprender ainda mais e melhorar sua escrita, indico o Curso de Escrita e Redação que é oferecido no site Cursos 24h. Nele você aprenderá técnicas avançadas para produzir textos atraentes e profissionais.
Referências
Boa parte desse artigo é baseada em minhas experiências como aluno e professor universitário.
Porém, há um livro que me serviu de inspiração e guia para sua elaboração. É uma obra que, para mim, não tem comparação quando o assunto é a produção de textos, abordando todos os aspectos principais necessários para quem deseja escrever bem.
Leitura e produção de textos, da Lucie Didio, usa um método eficiente e eficaz que habilita qualquer usuário da Língua Portuguesa a aperfeiçoar seus conhecimentos sobre comunicação, raciocínio, leitura e escrita.
Obs. Ao professor André Gazola nossos agradecimentos pela sua autorização para que publicássemos aqui o seu texto.
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