Aniversário centenário de uma cidade nordestina
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas, Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
- Tags: aniversário, São Luis
Hoje São Luís, capital do Maranhão, completa 402 anos e uma amiga querida escreveu um belo poema que, com sua permissão, compartilho aqui com vocês, meus queridos leitores. O texto original encontra-se publicado no perfil dela no Facebook. A autora chama-se Silvandira Oliveira e seu texto intitula-se “ILHA SONORA” que abaixo transcrevo.
“Ilha Sonora” por Silvandira Oliveira.
“São Luís, despontas majestosa em meio ao oceano. Determinismo do Criador que em poesia te incrustou entre as águas e o Céu azul, em verde multicor te pintou! E Te enfeitou em tantos outros matizes: Tua gente, poetas , cantadores! Tua magia se espalha pelos becos, ladeiras, sobrados, praças aonde tantas juras são trocadas ao luar.. Em cada canto um encanto: na palmeira onde ainda canta o sabiá, Teu céu de estrelas, Tuas noites prateadas! Nós, os Teus filhos somos todos poetas porque a poesia se respira na brisa que tu sopras do teu mar, chegando sussurrante aos ouvidos, brincando buliçosa nos cabelos, invadindo a alma, seduzindo a cantar em versos toda a beleza que como em ti, não há em outro lugar!
Conta a História: Daniel de La Touche, quando à França retornou tornou-se Pastor, realizou grande culto de louvor porque em Ti, Upaon Açú, viu as próprias mãos do Criador !
Deus te livre minha Bela de seres de cavernas que te arrancam pelos cabelos as entranhas, plantando arranha – céus pra dar morada à ganância, semeando devastação! Que esse frenesi de pleno desatino e tantos outros açoites… não redunde em tenebrosos os dias que virão! Que a grande serpente da concupiscência que está a te rodear… não logre promover o encontro cabeça/ cauda num circundar em concreto que certamente te faria submersa nas lágrimas da tua vegetação insanamente extirpada, sem suas raízes a drenar as águas ao subsolo, para ali armazenar .
Que da pedra brote a flor, inebriando em perfume, transformando insanidade em amor, idolatria em louvor!
Ilha cantada e decantada em seus primores; Atenas brasileira, Ilha do Amor, Ilha magnética,Upaon Açú, Ilha Rebelde, Jamaica brasileira, Cidade dos Azulejos, Patrimônio Cultural da Humanidade, onde se fala o melhor português. Cidade de lendas, de rico folclore e diversas manifestações culturais. Hoje eu também Te batizo: ILHA SONORA, de todos os sons a falar do Amor…do beijar das ondas na areia… do casal de bem-te-vi tecendo seu ninho…da simbiose da pétala e seu beija – flor…do pulsar dos corações! E por toda a eternidade, deixa – me respirar a beleza dos Teus versos de maresia, sol, luar, sons de amor e louvor… Porque em tudo deTi, Upaon Açú, eu também vejo as próprias mãos do Criador!”
Silvandira Oliveira
Parabéns à escritora e poetisa pela belíssima homenagem e à encantadora São Luis pelo aniversário centenário.
Nenhum comentário