Pessoalmente tive uma má experiência com a Saraiva Online… coisas do tipo oferecer (e vender) um título e depois de efetuado o pagamento, avisar que iria pesquisar a disponibilidade junto ao fornecedor. Foi muito ruim mesmo. Entretanto, não tenho o que dizer das lojas físicas.
Saraiva – uma livraria farsante?
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas
- Tags: farsa, Livraria Saraiva, prática indevida
Após colocar meu protesto contra a ação da Livraria Saraiva numa postagem de ontem, apareceram dois comentários no meu blog. Como os comentários são moderados, só publiquei um, pois os dois, embora fossem com e-mails diferentes, eram ambos, de alguém chamado Jacqueline e, apesar de o primeiro comentário só ter o nome Jacqueline e o segundo ter também um sobrenome, deduzi que seriam da mesma pessoa pois, a essência dos comentários era a mesma. Ambos elogiavam a livraria e falavam da experiência da pessoa como positiva. Respondi ao comentário no próprio blog mas, por atenção à pessoa, que poderia não ter se inscrito para receber os comentários posteriores como resposta, resolvi também enviar a resposta por e-mail mas, qual foi minha surpresa ao receber a mensagem de volta com o aviso de que o usuário destinatário daquela mensagem não existia. Ou seja, a dedução lógica é que, provavelmente, foi o serviço de marketing da própria Livraria Saraiva, quem mandou alguém escrever o comentário, extremamente favorável a ela, com um perfil falso.
A Livraria além de desatenciosa com seus clientes, ao que tudo indica, também incentiva a pratica da falsidade ideológica.
Vou acrescentar aqui o que eu tinha dito para a inexistente Jacqueline , ou pelo menos, com um e-mail falso.
Eu coloquei que acúmulo de entregas não é desculpa para atrasos.
O problema é esse! O consumidor brasileiro aceita qualquer desculpa. Acúmulo de entrega é sinal de muitas vendas então, coloque mais funcionários. Não está vendendo mais? Tem dinheiro pra pagar mais funcionários. A previsão de entrega não fui eu quem fiz. Foram eles!
Eu poderia escrever um monte de mensagens falsas, todas criticando a livraria para corroborar a minha postagem mas, em virtude de minha honestidade, não o fiz. Não imaginei, ao responder o comentário, que ele pudesse ser falso e, embora totalmente contrário à minha postagem, publiquei-o do mesmo modo que publico a opinião de qualquer outra pessoa, ainda que contrária à minha. Transcrevo abaixo o texto do outro comentário, transcrito ipsi literis, conservando inclusive os erros de grafia, incluindo a troca de haver por ouvir.
“Poxa que pena ter passado por isso, sempre compro pela saraiva online e nunca tive problemas, e na loja fisica o atendimento sempre foi bom. Eu tambem comprei um livro proximo as festas de fim de ano b ouve atraso mas devido a um numero muito grande de entregas.” E-mail inscrito – [email protected] (grifo meu)
A quem postou o comentário em nome de Jacqueline com os emails [email protected] e [email protected] (ambos inexistentes), um conselho: evite mentiras. Há um ditado que afirma: “A mentira tem pernas curtas.” E outro conselho: Aprenda a escrever. E avise à Saraiva para OUVIR os recados ao invés de HAVER atrasos nas entregas.