Abu Simbel – Aswan, Egito [Dicas de viagem]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
- Tags: Abu Simbel, Aswan, dicas de viagem, Egito
Templos de Abu Simbel – Aswan, Egito.
Após partirmos de Aswan e viajarmos toda a madrugada do dia 07 de novembro de 2014 e grande parte da manhã, chegamos a Abu Simbel, que fica nas proximidades da divisa com o Sudão, isto é, no extremo sul do Egito. Esta viagem aconteceu em comboio e vimos um dos mais belos espetáculos da viagem ao amanhecer: assistir ao nascer do sol no deserto. Durante horas e horas, cruzamos o Sahara em um trajeto de aproximadamente 280 km. Ao chegarmos, nos deparamos com uma imensa massa d’água que mais parecia o mar mas, trata-se de um grande lago – o Lago Nasser – construído artificialmente para abastecer o Egito na década de 50 do século passado. É uma represa de 550 km de extensão e 5.250 km², tendo suas margens uma largura de 35 km, construída entre os anos de 1958 e 1970, segundo a Wikipédia. Por conta da disputa entre os dois países, o lago recebe denominações diferentes no Egito e no Sudão. No Egito é conhecido como Lago Nasser, em homenagem ao presidente egípcio na época, Gamal Abdel Nasser, e no Sudão, o lago é denominado de Lago de Núbia, em função do nome da região onde o lago se localiza.
Quando estavam para construir a barragem, alguém alertou que os templos construídos por Ramsés II ficariam submersos e, com a ajuda da ONU e vários países, os templos foram desmontados erguidos e relocados em outro local a 61m de altura e 200m de distância do local original.
Os templos de Abu Simbel são dois, e foram construídos escavados na rocha por ordem de Ramsés II da 19ª dinastia entre os anos de 1284 a. C e 1264 a. C, sendo um, o maior, dedicado a ele próprio e em homenagem aos deuses Rá, Ptah e Amun e o outro, menor, dedicado à sua esposa preferida, Nefertari, e em homenagem à deusa Hathor.
Para chegar até o complexo dos templos você precisa percorrer uma grande distância no sol escaldante e o mesmo acontece quando você vai voltar pois, os ônibus não podem se aproximar dos templos. Na volta você ainda encontra algumas árvores onde pode descansar um pouco às suas sombras. Ao entrar você passa por um corredor polonês de camelôs. Se você não tiver intenção de comprar nada, não demonstre interesse pois, se o fizer, eles não lhe deixarão em paz antes que você compre alguma coisa. E lhe perseguirão por horas e, mesmo não lhe acompanhando na entrada dos templos, quando você voltar terá que passar novamente no mesmo local e, esteja certo que ele lhe abordará novamente. Como já falei em outro post, os preços que eles oferecem é sempre muito acima do real então, pechinche. Você encontrará muitas coisa que valem a pena adquirir.
Veja agora as fotos do lago e dos templos por fora pois, não é permitido tirar fotografias no interior dos templos. Se você clicar nas fotos elas serão ampliadas.
_____
Curta a nossa fanpage no Facebook => facebook.com/VerdadesdeumSer
Receba atualizações no seu e-mail -> cadastre-se aqui
Lembre-se de validar a inscrição no link que será enviado para seu email. (Se não chegar, confira na caixa do lixo eletrônico)
Ramsés ll teve várias esposas mas, Nefertari foi a sua preferida. Conta-se que o faraó a honrou de maneira excepcional. Ai, ai… Amo tudo isso!