Sao mesmo duas lindas cidades e parabens a elas pelo aniversario! A igreja eh linda (a do alto do morro 🙂 e subir as ladeiras de Olinda eh maravilhosp! E lindo ver tambem a decoracao de Carnaval em suas ruas e as casas coloridas! Tenho muito boas lembrancas das duas cidades e quem sabe um dia eu volte, eu gostaria! Um otimo e educativo post!
DenisesPlanet,com
Aniversário de Recife e Olinda [Dicas de viagem]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
- Tags: aniversário, dicas de viagem, Olinda, Recife
Hoje Recife e Olinda estão em festa! A primeira comemora 478 anos e a outra 480. Pretendia fazer hoje uma postagem bem marcante para este dia mas, terminei sem conseguir concluí-la. Mas, para não deixar sem registro, vou escrever aqui algumas coisas sobre as duas cidades, tão importantes no cenário de Pernambuco e do Brasil.
Olinda é o berço do Brasil. Lá foram desencadeados os principais movimentos do país. Lá foi onde aconteceu o primeiro grito de república por Bernardo Vieira de Melo em 10 de novembro de 1710. Era, nos séculos XVI e XVII, uma das cidades mais importantes do Brasil. Foi a capital de Pernambuco até 1613 quando foi incendiada pelos holandeses e a capital transferiu-se para Recife. Foi a primeira cidade do Brasil, até mesmo antes do Rio de Janeiro, a ser declarada pela UNESCO como Patrimônio Artístico e Histórico da Humanidade e a ser tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Olinda é cheia de riquezas e belezas. Precisaria de muito tempo e dedicação para poder retratar aqui toda a sua importância e atrativos. Vou apenas fazer um breve e superficial comentário para registrar o seu aniversário.
Recife, cidade de pescadores, veio a se tornar uma cidade próspera e importante, tornando-se, como já foi dito, capital de Pernambuco em virtude do incêndio de Olinda. Posteriormente, após a expulsão dos holandeses em 1654, Olinda foi restaurada e voltou a ser a capital mas, não por muito tempo pois, em 1827, ela veio a tornar-se novamente a capital do Estado e nesta condição permaneceu até os dias atuais. Já chegou a ocupar a terceira posição entre as cidades mais importantes do país mas, perdeu esta condição para Salvador ficando em quarto lugar, depois, ultrapassada também por Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Manaus, ocupando hoje apenas a desprezível posição de 8º lugar segundo alguns índices e, segundo outros, está abaixo do 10º lugar.
Entretanto, tanto uma como outra cidade, tem seus encantos e importância. Como toda cidade, tem também suas mazelas. Mas não é sobre estas últimas que quero falar. Olinda tem um sítio histórico riquíssimo! Lá você encontrará, como já foi falado, o local onde Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito de república, próximo ao Mercado da Ribeira, onde você encontrará muito artesanato e coisas interessantes. As ladeiras são um assunto à parte em Olinda. Para subi-las e descê-las, você precisa de fôlego. As igrejas são outro assunto à parte. São muitas igrejas antiquíssimas que existem em Olinda. A principal delas é a da Sé, que fica no alto de um morro e de lá se vê uma das mais belas vistas. Enquanto Recife, tem inúmeras opções de lazer. Cito apenas algumas devido à brevidade que pretendo emprestar a esta postagem. A praia de Boa Viagem, uma das mais famosas do Brasil, o carnaval com o famoso Galo da Madrugada, já incluído no livro dos recordes como o maior bloco carnavalesco do mundo, as igrejas, museus, em especial o de Brennand, onde você se sentirá como se estivesse na Europa, entre outros.
O fato de as duas cidades serem vizinhas, distando apenas 6 km entre si, faz com que elas cheguem a ser consideradas, na prática, como uma só cidade. Para ambas, parabéns! Salve 12 de março de 2015!
LINKS DAS IMAGENS DESTE POST
Imagem original da foto de abertura do post (É necessário estar conectado ao Flickr para ter acesso)
Obs. A Imagem da foto de abertura do post foi também da internet e feita a montagem pelo autor do blog.