Mulher nota 1000 [Filme]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos filmes
- Tags: fantasia, ficção científica, John Hughes
Direção e roteiro – John Hughes
Título original – Weird scienc
Hoje trago aqui para vocês um filme um pouco antigo. Foi lançado em 1985. No último dia 02 de agosto, fez 30 anos de seu lançamento mas, como assisti a ele novamente ontem na Rede Telecine, resolvi escrever sobre o mesmo. O filme é um misto de ficção científica e fantasia, com uma dose maior desta última e boas pitadas de comédia.
Dois adolescentes – Gary e Wyatt – que não são os maiores sucessos na escola com as garotas, resolvem criar, através de um computador, uma mulher perfeita. Alimentam o computador com fotografias de revistas com cada característica desejada para a mulher dos seus sonhos, incluindo a inteligência e a genialidade de Einstein. O interessante, é que o computador é capaz de interpretar e decifrar que a foto do gênio é apenas para que seja colocado na mulher, o cérebro do maior gênio da humanidade até então. Uma tempestade inesperada termina fazendo com que a mulher surja em carne e osso e se torne uma criação real, a exemplo de Frankenstein. A diferença é que, ao contrário de Frankenstein, a mulher que surge não tem nenhuma falha no corpo, causando inveja a todas as garotas da escola e desejo nos rapazes de maior sucesso entre as meninas. Não deve passar despercebido, o nome que eles escolhem para a mulher – Lisa, que era o nome de uma das garotas por quem um dos idealizadores tinha sido apaixonado e tinha levado um fora dela mas, também é o nome do primeiro computador da Apple. Alem das características de mulher perfeita, Lisa ainda tem superpoderes, bem ao estilo de Jeannie é um gênio.
A atriz que interpreta Lisa é Kelly LeBroc que ficou famosa por sua interpretação de A dama de vermelho contracenando com Gene Wilder. Este filme terminou inspirando uma homônima série de TV que inclusive foi exibida aqui no Brasil pela Rede Globo entre 1994 e 1998 com 88 episódios. Nesta série, Lisa foi vivida por Vanessa Angel.
Lisa faz os seus criadores se tornarem sucesso na escola e até desejados pelas garotas que antes, os desprezavam. É um filme bobo para adolescentes mas, tem o seu valor em termos de criação. Para adolescentes, certamente irá agradar e merece ser visto, mesmo por adultos, por várias razões.
Hughes explora muito bem a dificuldade de comunicação entre pais e filhos neste filme. As dificuldades de adaptação e as inseguranças dos adolescentes, com as cenas de bullying que, naquela época, nem se mencionavam.
Uma cena que merece destaque é quando surge no chão do quarto Wyatt um míssil, numa alusão à Guerra Fria que se desenrolava na época e, uma pomba branca pousa na ogiva. Hughes em um momento de “devaneio”, prega a paz no mundo.
Creio que este filme já foi muitas vezes exibido na Sessão da Tarde. Atribuo três estrelinhas.
A seguir um vídeo com a cena de abertura da série de TV baseada neste filme e o trailer do longa.
Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1985
Duração do filme – 1 hora e 35 minutos
Gênero – Comédia
Elenco e personagens:
Anthony Michael Hall …. Gary Wallace
Kelly LeBrock ………….. Lisa
Ilan Mitchell-Smith ….,,,, Wyatt Donnelly
Bill Paxton ………………… Chet Donnelly
Suzanne Snyder …………. Deb
Judie Aronson ……………. Hilly
Robert Downey Jr. ……… Ian
Robert Rusler …………….. Max
Vernon Wells …………….. Lorde General
Britt Leach ………………… Al Wallace
Barbara Lang …………….. Lucy Wallace
Ivor Barry …………………. Henry Donnelly
Anne Bernadette Coyle .. Carmen Donnelly
Parece mentira, mas na ultima sexta-feira estive comentando esse filme com minhas estagiarias, como elas não sabia do que se tratava – elas tem menos de 18 e me fizeram pensar “o que passam na sessão da tarde hoje em dia ein? – contei a elas a história do filme enquanto devaneava pensando como seria bom se pudesse pegar um pedacinho de cada protagonista dos meus romances preferidos e compor com eles um namorado perfeito a começar pelo Darcy de Jane Austen kkkk
Olá Pandora, que coisa interessante mesmo viu? Parece até mentira. Se não fosse você a colocar isso eu duvidaria. Seria mesmo muito bom poder compor uma pessoa para namorar com pedacinhos de cada personagem que nos encantou em filmes ou em livro não é mesmo? Muito grato pelo seu comentário e abraços. E tomara que você encontre esse pedacinho de Darcy da Jane Austen viu?
Oie, Alberto!
O filme parece ser mesmo um clássico da Sessão da Tarde, mas eu confesso que não conhecia. Deve ser bom para passar um tempo livre. bjus
http://anna-gabby.blogspot.com.br/
Anna – Letras & Versos
Oi Anna Gabriella. Fico grato pelo seu comentário e feliz por ter ajudado mais uma pessoa conhecer mais sobre cinema. Volte mais vezes.
Nao sabia sobre o primeiro computardor da Apple, realmente boa a informacao! Tambem sobre o missil e a pomba… bem simbolico, claro! Este filme eh bem engracado, por que eh um filme para dolescentes, como vc disse, mas pq hoje vendo eh legal por ser tipo “coisa de museu”, sabe, quando a gente ve filmes onde os celulares sao enormes e os computadores tambem. Eu gosto de ver coisas assim!
DenisesPlanet.com
Olá Denise. Que bom lhe receber aqui novamente. Você será uma forte concorrente para a promoção que está começando amanhã não é mesmo? Fico grato pelo comentário e fico feliz com suas observações. Uma ótima semana.