A bienal e um evento importante, por incluir nosso estado no calendário cultural. Com isso tambem ocorre outros eventos que faz nossa cidade fervilhar e poe o Livro como centro. Fico na expectativa
Bienal do livro em PE
X Bienal Internacional do Livro em Pernambuco
E eu estava voando pois, só hoje, casualmente, tomei ciência deste evento grandioso que está para acontecer aqui, juntinho de mim, em Pernambuco. Pela primeira vez, vou participar de um evento desta natureza. Para quem, como eu, é um pouco alienado, isto vai acontecer no Centro de Convenções entre os dias 02 e 12 de outubro de 2015 e já tem um monte de notícias que quero compartilhar com você. Considero que, notícias como esta, precisa ser o mais amplamente divulgadas. Mas como não assisto mais a TV aberta nem leio notícias de jornais, fiquei fora desta. Ainda bem que descobri a tempo. Então, veja só o que está previsto.
Achei esse cartaz genial. Lembrei de uma postagem da Ana Seerig do blog O que tem na nossa estante. Queria que ela visse isso. A Bienal vai homenagear alguns escritores. Até o momento já são conhecidos quatro. Não sei se haverá mais pois eles estão soltando a informação a conta-gotas. Mas vamos lá. As informações a seguir, bem como as fotografias, foram colhidas da página da Bienal no Facebook. (Disponível no link)
O primeiro homenageado será o pernambucano Marcelino Freire. Ele venceu o Prêmio Machado de Assis de Melhor Romance da Biblioteca Nacional, por “Nossos Ossos” (Editora Record, 2013) no final do ano passado.
Seus outros livros publicados são:
- EraOdito (aforismos, 2ª edição, 2002)
- Angu de Sangue (contos, Ateliê Editorial, 2000)
- BaléRalé (contos, Ateliê Editorial, 2003)
- Contos Negreiros (contos, Editora Record, 2005)
- Rasif – Mar que Arrebenta (contos, Editora Edith, 2008)
- Amar é crime (contos, Editora Edith, 2010)
O segundo homenageado será Ascenso Ferreira. Ele é mais um autor pernambucano que será homenageado na Bienal 2015! Integrante do movimento modernista de 1922, Ascenso era conhecido por suas obras de temática regional e também por usar um grande chapéu de palha, que era sua marca registrada.
Ele morreu em 1965, mas deixou para trás algumas obras memoráveis, como:
- “Catimbó” (1927)
- “Cana caiana” (1939)
- “Poemas 1922-1951” (1951)
O terceiro homenageado será o poeta pernambucano Miró, da Muribeca. O escritor tem sido uma grande expressão da poética cotidiana do Recife, e por causa disso, os produtores da Bienal pretendem organizar atividades especiais durante a feira para celebrar o seu trabalho. Fique de olho para mais novidades!
O quarto homenageado será a autora Luzilá Gonçalves será homenageada na Bienal 2015!
Escritora, professora, pesquisadora e feminista, Luzilá possui obras marcadas pela denúncia à falta de representatividade e protagonismo feminino na literatura. E, através de sua inteligência, talento e resistência, ela conquistou seu lugar na Academia Pernambucana de Letras e o reconhecimento como uma das maiores escritoras da literatura feminina no Brasil.
Já existem vários escritores confirmados como a pesquisadora, escritora e crítica literária brasileira Regina Dalcastagnè, Jorge Fernando dos Santos, autor da biografia não autorizada de Geraldo Vandré, os escritores do Interpoética Raimundo de Morais e Cida Pedrosa, o jornalista e sociólogo Muniz Sodré, o escritor cubano Leonardo Pandura e muitos outros. Você pode se informar melhor no próprio site da Bienal.
A Bienal tem um site próprio criado para informar ao público sobre o evento. Clique aqui para acessá-lo.