Isso é o que chamo de oportunidade unica, experiencia unica. Vê uma autora ser reconhecida publicamente por seus pares pelo seu trabalho e talento. Uma honra está presente! Fico feliz de ler sobre a experiencia!
Uma noite na Academia Pernambucana de Letras
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas, Verdades de meu ser [Textos autorais]
Um dia diferente
Ontem foi um dia diferente, para mim e, mais ainda, para Bartyra Soares. Para ela por ter sido empossada em uma das 40 cadeiras da Academia Pernambucana de Letras (APL), da qual seu pai, já tinha sido um dos acadêmicos, para mim, por ter sido um dos convidados dela. Sim, recebi um convite pessoal para estar presente naquela noite em sua posse. Abaixo uma foto do mesmo.
Pois bem, às 19 horas eu já estava lá. Ela também. Não falei com ela. Estava rodeada de repórteres, amigos, familiares… Achei que deveria esperar, deixar para depois da cerimônia. E fiquei lá sentado no auditório aguardando. Parece que houve algum imbróglio com relação ao horário. Alguns pensavam ser as 19 h 30 e outros acreditavam ser às 20 horas. Respeitou-se o horário mais tarde. Era o mais lógico.
A cerimônia começou. O responsável pela condução da mesma apresentou-se e começou a compor a mesa chamando a Presidente da APL, a acadêmica Fátima Quintas. Depois, a Vicepresidente, a acadêmica Margarida Cantarelli. Depois o Secretário Geral, o acadêmico Rostand Paraiso e outros mais que não recordo os nomes.
Após composta a mesa, foi dada a palavra para a Presidente para abrir a sessão. Ela o fez e formou uma comitiva especial de 3 acadêmicos, na qual ela se incluia, para trazerem ao recinto a poetisa e futura acadêmica Bartyra Soares.
Após ser condução de Bartyra até a mesa pela comitiva, tratando-a como uma jóia rara, a Presidente convida todos a ouvirem de pé, o hino nacional.
Após o hino nacional
Após o hino nacional, seguiu-se um discurso de boas vindas belíssimo, proferido pela Presidente da APL, a escritora Fátima Quintas. No discurso ela falou sobre a beleza da obra de Bartyra e enalteceu sua poesia e sensibilidade. Gostaria muito de poder reproduzir aqui aquele belo discurso.
Destaques
Segue-se após o discurso da Presidente, o discurso da nova acadêmica que, em virtude de sua deficiência visual, sua sobrinha foi quem leu. Um discurso em que a poetisa fala do seu patrono, informações que neste blog já se mencionou em postagem anterior, e fala também de seus antecessores a ocupar a cadeira que ora assumia.
Após o discurso, a Presidente da APL leu o juramento que foi repetido pela nova acadêmica, após o que, a mesma foi empossada pela Presidente da APL como nova ocupante da cadeira de n. 37, antes ocupada pela escritora Deborah Brennand.
Seguiu-se a entrega do diploma de acadêmica, feita pela Presidente da APL Fátima Quintas à nova acadêmica.
Em seguida, foi convidada para fazer a entrega do colar de acadêmica para poetisa, sua mâe, que ficou emocionada com a filha que ora assumia uma cadeira na mesma Academia em que, seu marido, pai da poetisa, havia no passado ocupado.
Seguiu-se o discurso do patrono da escritora (ou paraninfo, não recordo bem), o acadêmico que lhe indicou para APL, o escritor José Paulo Cavalcanti Filho, que fez um discurso muito bem-humorado e descontraído, enaltecendo também a obra da nova acadêmica, falando de sua vida, os rios que estavam em sua história e, comparando-os com o rio Tejo, exaltado pelo escritor português Fernando Pessoa.
Apresentação artística
Segue-se uma apresentação belíssima de arte, iniciada com a declamação de 3 poemas da escritora recem-empossada, em homenagem a 3 pessoas de sua família já falecidas, seguida de uma apresentação de 3 tenores acompanhados ao violino. Belíssimas apresentações. Bravo!
Finalizadas as apresentações artísticas, a Presidente de por encerrada a solenidade e convidou todos, a ouvirem de pé, o hino de Pernambuco.
Após a cerimônia, foi servido um coquetel no lado externo da APL. Para escritora, poetisa e contista Bartyra Soares, mais uma vez, nossos parabéns.
Obs. Este texto foi iniciado no dia 28 e, só hoje concluído. Por isso que falo, no início, que “ontem foi um dia diferente para mim…”
Queremos lembrar que, a partir de novembro, todas as sextas-feiras, você encontrará um novo filme para assistir online, aqui no Verdades de um Ser. Na primeira sexta-feira será disponibilizado o filme Malévola, uma versão diferente do conto de A Bela Adormecida, na visão da bruxa malvada, que nem era tão malvada assim. Na semana seguinte você poderá ver Divertida Mente. Infelizmente não será em 3D mas, vale a pena ver.