É uma história muito emocionante, com muito suspense mais que no final alcançou seus objetivos. Muito linda.
Dramática travessia – Delbert Mann [Filme]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos filmes
- Tags: Alemanha Oriental, Blog Verdades de um Ser, Delbert Mann, fuga, guerra, história verídica, suspense, travessia
Dramática travessia (Night crossing)
Direção – Delbert Mann
Delbert Mann, o mesmo de Águias em alerta (1963) e Crepúsculo de uma paixão (1959) nos oferece uma ótima visão dos acontecimentos durante a separação das duas Alemanhas na segunda metade do século passado. Dramática travessia é baseada em fatos verídicos da história de duas famílias que viveram naquele dramático período.
Outono, 1979 – A história é verídica, portanto, não chega a ser spoiler se eu contar o final do filme mas, se alguem, como eu, não conhecer a história, se ler o que escrevi vai perder a oportunidade de assistir ao filme vivenciando seu suspense como eu pude fazê-lo, sendo este um dos pontos altos deste longa. Não vou dizer, portanto, como termina esta história e, se você não souber, só se você investigar, ou assistir ao filme, ficará sabendo.
Sinopse do filme
Em agosto de 1961, a Alemanha passa por um processo de divisão. Muitas pessoas, desesperadas com a iminência de uma situação caótica na parte oriental da Alemanha, tentam cruzar de leste para oeste para escapar do regime comunista que estava sendo implantado na parte oriental Alemanha. Era uma média de três mil pessoas por dia que cruzavam a fronteira. A Alemanha Oriental reagiu a esta fuga em massa do seu povo, construindo uma barreira ao redor de toda a fronteira. Era uma enorme barreira que se tornou mundialmente conhecida como o Muro de Berlim.
A barricada era de concreto e arames e atravessava vilas, campos e terras cercando completamente a Alemanha Oriental. O seu objetivo não era proteger-se dos inimigos mas, impedir que o povo saísse da sua pátria. As fronteiras eram equipadas com alarmes e metralhadoras automáticas que disparavam impiedosamente contra quem tentasse ousar atravessá-las. Na época em que se passa esse filme, só os alemães muito desesperados tentam ainda cruzar a fronteira. Mesmo assim, muitos alemães orientais irão tentar. “Alguns vão conseguir. Não se sabe quantos vão falhar. Esta é a história de uma das tentativas.”
Após o fuzilamento de um garoto de cerca de 15 ou 16 anos que tentou cruzar a fronteira, um dos amigos do pai do garoto, decide que era preciso tentar, a qualquer custo, fugir dali o mais rápido possível. E aqui começa a história desta tentativa.
A essência do filme
Duas famílias que viviam na Alemanha Oriental, tentam escapar do regime comunista, usando como meio de transporte, um balão que constroem às escondidas. Peter Strelzyk (John Hurt) é um homem com cerca de 35 anos, casado e com 2 filhos que se junta com Gunter Wetzel (Beau Bridges), cerca de 10 anos mais novo, também casado e tambem com 2 filhos, que entendia muito de mecânica.
Eles constroem o balão procurando serem o mais discretos possível pois, sabiam, que se fosse descoberta a tentativa, todos morreriam. Compram a fazenda para o artefato (1200 metros quadrados). Inventam engenhos para encher o balão de ar, um maçarico gigante para aquecer o ar do balão, um altímetro e, finalmente, chega o dia da tentativa. A esposa de Gunter convence o marido a desistir e, apenas Peter, a esposa e os dois filhos, vão fazer a tentativa.
Bela cena
Uma das cenas mais bonitas do filme é quando Peter e a esposa estão no campo, reconhecendo o terreno que terão que enfrentar e até onde precisam ir, quando Gunter já tinha desisitido de participar e Peter diz a ela que os quatro podem dar conta do recado. Ela então diz que, meninos pouco mais velhos que Frank, o filho velho deles, estavam prontos para matá-los caso descobrissem e pergunta se o marido já tinha falado com Frank. Ele lhe responde: “Você precisava concordar primeiro.” Ela pede então para ele conversar com o filho. Ele indaga se ela tem certeza, mesmo não confiando no balão. Ela então lhe responde: “Eu confio em você.” Achei isso lindo! Apesar de toda aquela tensão, de toda aquela ameaça, o amor dos dois ainda era alimentado pela dedicação e confiança que um tinha no outro.
Quer saber o que acontece? Assista ao filme. Não vou lhe contar pois, como disse, perderia grande parte da graça deste filme. Mas posso garantir, que é muito suspense, muita torcida, e uma ótima história. O desempenho de John Hurt é primoroso. A direção de Delbert Mann é segura e bem conduzida. A forte crítica aos regimes totalitários com suas arbitrariedades e fanatismo, às custas de forte lavagem cerebral feita pela mídia na população é marcante. Mereceu quatro estrelinhas.
Dados técnicos do filme
Produção – Britânica
Ano de lançamento – 1982
Duração do filme – 1 hora e 47 minutos
Elenco e personagens
John Hurt – Peter Strelzyk
Jane Alexander – Doris Strelzyk
Doug McKeon – Frank Strelzyk
Keith McKeon – Fitscher Strelzyk
Beau Bridges – Guenter Wetzel
Glynnis O’Connor – Petra Wetzel
Geoffrey Liesik – Peter Wetzel
Ian Bannen – Josef Keller